Dirigir nos Estados Unidos

Alugar um carro nos EUA é barato e, a menos que você esteja indo pra cidades com trânsito caótico (como Nova York), é uma excelente opção de transporte. Tem gente que até tira foto com os carros gigantescos alugados pelo preço da diária de um Celta 1.0 no Brasil!

Mas é possível dirigir nos EUA com a carteira de habilitação brasileira? É preciso emitir a permissão internacional para dirigir?

Você sempre vai ouvir alguém dizer que fez desta ou daquela maneira, mas a melhor forma de obter tais informações é direto no portal do governo dos EUA. E qual informação relevante obtemos? Que devem ser observadas as leis do estado onde você pretende dirigir.

Em geral, admite-se a utilização da habilitação brasileira por até três meses. Porém, temos lido relatos de pessoas que tiveram que apresentar a licença internacional no momento da locação do carro, embora isso nunca tenha acontecido conosco. Se você permanecer mais de 3 meses nos Estados Unidos é  necessária a carteira internacional.

O discreto carro que alugamos na Carolina do Norte.

O discreto carro que alugamos na Carolina do Norte.

Como cada estado americano possui sua própria lei, é difícil obter informações precisas. Na Flórida sabemos que não é necessária a carteira internacional. Ou melhor, não era.Foi aprovada uma lei exigindo a permissão internacional para dirigir que entrou em vigor no último dia 1º de janeiro. A vigência da lei, no entanto, está temporariamente suspensa, ou seja, nesta data (20/03/2013) você não teria problemas em alugar/dirigir um carro sem a PID, mas esta suspensão pode cair a qualquer momento e a PID voltar a ser exigida. Ou seja, por precaução recomendamos que você obtenha a permissão internacional antes de embarcar.A idade para aluguel nos EUA é de 25 anos. Quando se tem menos de 25 anos, algumas  locadoras cobram uma taxa para que o jovem possa dirigir, desde que este tenha idade igual ou superior a 21 anos. Normalmente esta taxa varia em torno de 25 dólares por dia. Como aceitar o aluguel por jovens com menos de 25 anos não é obrigatório, sempre verifique a política da sua locadora. A Alamo, por exemplo, não permite que seus carros sejam dirigidos por menores de 25, enquanto a Avis permite mediante o pagamento de taxa adicional.

Vale lembrar que quase todos os carros americanos são automáticos. São fáceis de usar, acreditamos que isso não será um problema.

O discreto carro que alugamos na Carolina do Norte.

O discreto carro que alugamos na Carolina do Norte.

 

Outro exemplo de de carro alugado por nós.

Outro exemplo de de carro alugado por nós.

Outro detalhe importante é que nos EUA é comum ter pedágios sem cabine manual. Já passamos sufoco por não ter uma moedinha sequer no carro. Por isso sempre reserve umas moedinhas para caso você caia sem querer em algum pedágio inesperado. No nosso caso fomos salvos pelo motorista que vinha atrás que nos deu a quantidade para passarmos, uma alma bondosa!

Dica importantíssima. Como não é possível conhecer as regras de todos os estados americanos, não beba antes de dirigir e, de preferência, sequer transporte bebidas alcoólicas no seu veículo, pois alguns estados consideram esta prática uma infração.

Na Flórida, a menos que haja indicação expressa em sentido contrário, é permitido virar à direita mesmo no sinal vermelho, mas apenas depois de parar o carro completamente. E não é aquela parada de brasileiro, diminuindo, é parar MESMO. Mas pelo menos não é preciso esperar o sinal abrir.

Quanto a velocidade máxima e semáforos, é sempre bom respeitar. Sabe aquela velha história de que o policial aparece do nada? Pois é, ela é verdade. Uma vez em Orlando passamos no sinal amarelo e um carro da polícia surgiu do nada e nos parou. Caso você seja parado em uma blitz ou por uma patrulha, mantenha-se calmo e faça exatamente o que for solicitado. Só saia do carro se for expressamente solicitado pela autoridade. E nem pense em oferecer uma cervejinha para o guarda, senão é cana certa.

Não levamos multa mas uma advertência que serviu pra vida toda. Portanto não abuse, achando que ninguém está de vendo. Siga as regras direitinho.

 

 

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois

E assine nossa newsletter aqui.

Rachel e Luciano Guedes

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.
20 mar2013

Muito bom, são informações valiosas e atualizadas. Se pretendo dirigir no exterior, sempre faço a PID, para evitar supresas. Abraços,
Paula do Mochilinha

    25 abr2013
    Rachel e Luciano

    Oi Paula! Que bom que gostou do post! =)

13 mai2013

Onde solicito o PID? Demora muito?

    14 mai2013
    Rachel e Luciano

    Izabella, você solicita a PID no Detran da sua cidade, quando pedimos demorou uns 10 dias. Bjs

6 jun2013
Tales B Nunes

Oi!
Parabéns pelo post, está muito bem explicado.
Por favor, você sabe por quanto tempo vale a PID?
Obrigado!

    7 jun2013
    Rachel e Luciano

    Tales, segundo o DETRAN/RJ, a validade da PID é vinculada à CNH, ou seja, vence quando a sua habilitação regular vencer.

    Que bom que gostou do blog. Obrigado pela visita!

      21 jul2013
      Rodrigo

      Olá, legais as dicas, obrigado!
      Estou indo mês que vem e pretendo alugar um carro na Flórida, para ir de Miami à Orlando. Sabe se a tal lei sobre necessidade da permissão internacional já está em vigor a partir de agosto/2013 ou poderei locar o carro apenas com a CNH brasileira mesmo?

        21 jul2013
        Rachel e Luciano

        Olá, Rodrigo!

        Entramos em contato com o equivalente do Detran da Flórida e a resposta que tivemos foi de que não é obrigatória a PID para dirigir lá, mas que é recomendável que se tenha caso o documento da habilitação não esteja em inglês (como é o nosso caso). Alguns amigos tiveram problemas para alugar carro lá sem a PID. Então, se você quiser evitar algum imprevisto, é melhor providenciar.

          22 jul2013
          Rodrigo

          Ok, obrigado por verificarem a informação!
          Nesse caso, vou providenciar a PID pra evitar problemas em plenas férias! rs

          22 jul2013
          Rachel e Luciano

          Com certeza! Não vale a pena correr o risco! Boa viagem, Rodrigo!

5 ago2013
Yury Pereira

Ola, gostaria de saber se tem alguma restrição quanto ao tipo de carro que irei alugar (sou menor de 25 anos), pois algumas pessoa me informaram que eu nao posso pegar um SUV.
isso ‘e verdade?

    7 ago2013
    Rachel e Luciano

    Yury, em algumas locadoras eles não aceitam mesmo menor de 25 alugar uma SUV. Isso varia de locadora para locadora então o ideal mesmo é olhar uma por uma. A última vez que fui e era menor de 25 anos aluguei pela Avis mas não peguei SUV não. Dá uma olhada lá! ;-)

19 ago2013

Oi, gostamos da postagem. Estamos indo para os EUA e vamos ficar em NY, rodar o estado. A PID é necessária lá?
Gratos
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com.br/

    21 ago2013
    Rachel e Luciano

    É aconselhável ter em todos as cidades dos EUA! =)

6 set2013
Kêysson

Então quem tem 20 anos e, faltando só um mês para completar 21 anos. Não pode locar um carro no Estados Unidos, mesmo que tenha a PID e todos os documentos necessario?

    6 set2013
    Rachel e Luciano

    Não pode não Keysson, infelizmente. Para alugar carro a idade mínima exigida é de 21 anos completos.

      10 set2013
      Kêysson

      Mas essa regra da idade serve para qualquer estado como Ohio ou Georgia? Brigado pela informação.

29 set2013

Adorei o blog!!Dicas valiosas! Parabéns!!

    29 set2013
    Rachel e Luciano

    Obrigada Maria Luísa!! =) Volte sempre!

27 nov2013
Leticia M

Nossa! Muito obrigada pelas dicas! São valiosas!!!!

    12 dez2013
    Rachel e Luciano

    Que bom que gostou, Leticia. Volte sempre! :-)

30 nov2013
Bárbara Garcia

Olá,

Tem como solicitar a PID estando no exterior? Meu namorado está em Boston e não tirou a PID antes de viajar, será que eu consigo solicitar a PID e enviar pra ele?

21 fev2014
Roberto

Se voce tem menos de 21 anos voce nao pode estar de POSSE de bebida alcoolica, mesmo que esteja fechada, na caixa, lacrada, embalada, mesmo que voce nao esteja bebendo e so esteja transportando para outra pessoa, simplesmente nao pode. Nao importa se eh no carro, na mochila, na mao, nao interessa.

Quanto a bebida alcoolica dentro do carro voce pode transportar a vontade desde que esteja fechada. O que nao eh permitido eh uma garrafa ou lata aberta dentro do carro, mesmo que o motorista esteja sobrio, mesmo que seja apenas o passageiro bebendo, ou mesmo que ninguem esteja bebendo dentro do carro, simplemsmente nao pode. Em alguns estados eh permitido o transporte de “open container” desde que na mala do carro.

Quanto a virar a direita no sinal vermelho, se voce nao parar totalmente o carro, a multa sera por avanco de sinal, que eh bem cara, chegando a mais de $500 em alguns estados.

    22 fev2014
    Rachel e Luciano

    Obrigado por compartilhar essas informações, Roberto! :-)

1 abr2014
Stefy

Rachel, qual é o valor médio da diária para locação de carro na California?

    1 abr2014

    Oi Stefy, olha isso depende muito da época. Aqui na lateral do blog tem uma caixa de pesquisa, que você pode ver quanto fica. Faz uma cotação sem qualquer compromisso! ;-)

17 jun2014
Kleverson Ramos de Carvalho

Boa tarde Rachel e Luciano !
Obrigado pelas dicas.
Por acaso vocês já fizeram o trecho Las Vegas para San Francisco ?
Se fizeram, tem algum hotel para recomendar na estrada ? Farei esse trecho,
mas não sei se vou tocar direto, penso em parar no caminho.

    30 jun2014
    Rachel Guedes

    Oi Kleverson! Nós nunca fizemos esse trecho não, alias ele é o nosso sonho de consumo! hehehe!! Se você fizer, não esqueça de nos dar a dica depois! ;-)

Deixe seu comentário