Como alugar carro na Europa

31 out 2016

Quando nos mudamos aqui para Portugal, começamos a pesquisar a melhor forma de chegar a Coimbra. Concluímos que, para nós, naquele momento, alugar um carro seria o ideal. Mas nunca tínhamos alugado carro por aqui e ficamos com receio. Hoje vamos contar como foi alugar carro na Europa, do que você precisa e como foram os nossos aluguéis desde então.

Sempre que precisamos de um carro, começamos nossas pesquisa pela RentCars. Não só usamos para alugar carro na Europa como também em outros países como Estados Unidos e no próprio Brasil. Bom, a RentCars funciona como comparador de preços entre as seguradoras mas tem a vantagem de ser uma empresa brasileira, pagarmos em reais, sem  o IOF e ainda poder parcelar.

Para usar é super fácil. Só preencher o local de retirada e devolução do veículo (faça com calma porque o preço pode alterar), a data pretendida e, eventualmente, a idade do condutor. Feito isso é bem simples: basta clicar para comparar o preço e fazer a reserva. Fique atento porque algumas reservas exigem pré-pagamento da totalidade ou de uma parte do valor, enquanto outras não exigem nenhum pagamento. A dica é sempre ler com calma.

Além do preço, o importante nessa fase de escolha de carro/locadora é você ver todos os itens que estão incluídos. A maioria oferece quilometragem livre, seguro básico e condutor adicional. Mas comparar é importante porque pode ser que um carro esteja um pouco mais caro mas inclua outros benefícios como tanque de combustível (você retira o veículo com o tanque cheio e devolve com ele vazio) ou outros seguros. Uma dica também é conferir se as taxas locais estão incluídas. E é bom lembrar que nem todas as locadoras aceitam alugar para menores de 25 anos. Algumas aceitam mediante uma taxa extra, mas ainda assim apenas para pessoas entre 21 e 24 anos. Fique ligado!

Por mais que você pague o carro no Brasil, na hora do aluguel é necessário ter um cartão de crédito internacional. A explicação para essa exigência é porque as locadoras do carro fazem um bloqueio do valor de caução. Esse valor depende de carro pra carro. Quanto mais caro o carro, maior o bloqueio. Na Guerin eles oferecem um seguro (que nos custou 16 euros por dia) e, assim, só foram bloqueados 100 euros no nosso cartão. Já quando alugamos carro na Europcar, o valor do bloqueio foi de quase 400 euros. Mas fique tranquilo: após a devolução do veículo o valor é estornado no seu cartão.

Alugar carro na Europa

A caminho de Aveiro

Alugar carro na Europa

Um dos carro que pegamos e está na categoria mais barata

Quando for retirar o veículo, não deixe de fazer a vistoria com o funcionário da empresa. É bom sinalizar cada arranhão, conferir a quilometragem, se o tanque está cheio, o estado da limpeza do veículo etc. Essa parte é importante para que na devolução não haja surpresas e a empresa cobre algo a mais.

Caso pretenda ir a outro país, é muito importante a escolha da locadora. Isso porque cada uma tem um procedimento e/ou taxas diferentes. A Guerin, por exemplo, cobra 36,90 euros por locação para você ter a cobertura que teria no país da locação em qualquer país da União Europeia e alguns outros. Caso você não pague essa taxa e aconteça algum azar é cobrado 3 euros por quilômetro.

A PID, aqui em Portugal, não foi necessária, mas a irmã da Rachel recentemente alugou carro na Holanda e Bélgica e nos dois países ela precisou apresentá-la. A nossa dica é: faça e traga a sua PID. Não vale a pena correr o risco de não conseguir alugar o carro por falta de um documento, né? Imagine toda uma viagem frustada… Inclusive aqui no blog tem passo a passo de como você tirar a sua PID veja o nosso post “Permissão internacional para dirigir – PID – passo a passo“.

Para quem quiser alguma referência nós já utilizamos a Europcar e a Guerin e ocorreu tudo bem. Não tivemos problemas na retirada, durante a locação nem na entrega do carro.

Em resumo para alugar um carro na Europa você precisa da sua CNH brasileira com pelo menos dois anos de emissão e dentro da validade durante todo o aluguel, seu passaporte válido, um cartão de crédito internacional e a PID.

Bom, as nossas experiências de alugar carro na Europa, especificamente aqui em Portugal têm sido ótimas! Se tiver alguma dica, compartilhe com a gente aqui nos comentários! 🙂

 



Booking.com

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *