Como é a visita na ONU em Genebra

18 maio 2017

Quando compramos nossas passagens, de cara sabíamos que a visita na ONU em Genebra seria um dos passeios a fazer. Nós já tínhamos visitado a sede da ONU em Nova York e gostamos bastante. Portanto era só uma questão de adaptar/incluir no roteiro.

Nós fizemos a visita em um sábado de manhã. Não fizemos reserva ou coisa do tipo. Vimos no site que o horário da primeira visita era às 10:30h e nos programamos para chegar esse horário lá. Se não fosse a chuva e a descida no ponto errado teríamos conseguido. hehe! Nós descemos no ponto do ônibus que fica de frente para o monumento da cadeira, a Broken Chair, porém a entrada para o tour é uns 600m pra frente, em frente ao Museu da Cruz Vermelha, e com um ponto de ônibus quase na porta.

Chegamos por volta das 10:20h. Para entrar no prédio você precisa passar por uma segurança. É muito semelhante com a do aeroporto: raio-x e detector de metais. Esse processo demorou um pouco e portanto acabamos perdendo a primeira visita. Depois dessa segurança você faz uma espécie de check-in, onde precisa mostrar o passaporte (não aceitam cópias) e eles te entregam um crachá. E só então você compra seu ingresso. Por sorte, tinha um tour às 11h e acabamos fazendo esse. Esse tour foi em inglês mas há disponibilidade em francês, espanhol e mais outras 9 línguas. É bom verificar no site o horário delas porque acreditamos que seja bem limitado. O valor é de 12 francos suíços mas estudantes, idosos e deficientes pagam 10 francos. Crianças e adolescentes (6-18 anos) pagam 7 francos. Menores de 6 anos não pagam.

Ah, um detalhe importante é que pagamos a visita em euro. Eles faziam uma conversão de 1 para 1 e como tínhamos poucos francos suíços achamos melhor pagar em euro mesmo. Se quiser ver mais detalhes sobre o câmbio ou nossa viagem veja nosso post “Detalhes da nossa viagem para Suíça“.

O local onde você espera o inicio do seu tour é um saguão onde há uma lojinha, banheiros e água. É aqui também onde o tour termina. Nós não tivemos muito tempo no inicio então só vimos a lojinha do final mesmo. Nossa visita começou pontualmente às 11h.

visita na ONU em Genebra

Nossos crachás

Nossa guia era muito simpática. Ela começou explicando que a ONU tem 4 sedes (Nova York, Genebra, Viena e Nairóbi). A de Nova York é a maior em tamanho porém da sede de Genebra é onde há mais pessoas trabalhando. Continuou falando que cada sede é responsável por uma ou mais áreas de atuação das Nações Unidas. Em Genebra fica o Conselho de Direitos Humanos da ONU e o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos, entre outros órgãos.

Tivemos acesso a salas importantes do prédio como a Salle des Pas Perdus, onde tudo foi doado pelos países membros. O mármore do chão, por exemplo, era da Itália. Há bastante quadros e todo tipo de arte espalhado pelo prédio. A Assembly Hall é uma outra sala, uma das maiores, que tem capacidade para 2000 pessoas. Uma curiosidade é que os nomes dos países é diferente em inglês e francês e isso afeta na ordem dos assentos. Quando o evento for presidido em inglês, a organização dos assentos é feita com base no nome do país em inglês. Se for em francês, com o nome em francês. Um exemplo é a África do Sul: em inglês, South Africa, ficando seu representante sentado mais para o fundo da sala; em francês: Afrique du Sud, ficando o representante na primeira fileira.

visita na ONU em Genebra

Luciano em uma das salas

visita na ONU em Genebra

Organização dos assentos em inglês

visita na ONU em Genebra

Assembly Hall

Já na Council Chamber, a sala é voltada para conciliação, reuniões mais tensas. A sala tem todo um significado e inclusive a pintura do local é importante.

visita na ONU em Genebra

Nossa guia em ação

visita na ONU em Genebra

Council Chamber

Nossa visita nessa altura já estava terminando. Ela durou uma hora, mais ou menos. E demos uma olhada na lojinha e aproveitamos para mandar postais para a família. Mandamos em Nova York e não podíamos perder a nova oportunidade, afinal, o prédio da ONU, mesmo estando na Suíça, é considerado um território neutro.  🙂

Caso você queira saber mais detalhes da visita na ONU em Genebra, acesse o site deles e veja todos os detalhes.

Veja mais da nossa viagem no Instagram (@blogviagemadois) através da #viagemadoisnasuica pois postamos várias fotos por lá!

Você já fez a visita na ONU em Genebra? E nas outras sedes? Tem vontade? Conta para nós nos comentários.

 

 

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *