Inverno em Portugal: vale a pena?

29 jun 2017

As férias escolares no Brasil são em uma época diferente de outros países, como Estados Unidos e a maioria dos países da Europa. Isso faz com que os meses de janeiro sejam os melhores para nós, brasileiros, viajarmos mundo a fora. Mas, aqui no velho continente, é inverno. E como são as temperaturas? Hoje vamos falar do inverno em Portugal e se vale a pena vir conhecer o país nessa época de dezembro/janeiro.

Nós nos mudamos aqui para Portugal no fim de setembro. Nessa época o calor ainda estava presente, mas, aos poucos, as temperaturas foram diminuindo e o inverno chegando. O inverno de fato chegou no dia 21 de dezembro mas no final do outono já estava bem frio. Temos registro de em novembro as temperaturas já chegarem na casa dos 8 graus. Na Serra da Estrela já havia registros de neve.

Mas em dezembro e janeiro? Como é o clima? Pois bem, o inverno em Portugal é um dos mais amenos de toda a Europa. Como falamos acima, registramos 8 graus em novembro e, aqui em Coimbra, a temperatura mais baixa que pegamos foi 2 graus. Mas foi durante a madrugada, dentro de casa e debaixo do edredom.

Inverno em Portugal

Rachel no pico mais alto da Serra da Estrela

Inverno em Portugal

Luciano do outro lado sem neve

Inverno em Portugal

E mesmo na serra não tem muita neve

Para ter uma referência, o inverno em Portugal é como se fosse um dia bem frio no sul do Brasil. A grande diferença é que esse frio não dura um dia ou uma semana. Ele fica por aqui alguns meses. Em 2016/2017 as temperaturas começaram a baixar em novembro e só em meados de março que deu uma esquentada de novo. Foram quatro meses saindo de casa com casacos pesados e alguns dias, de roupa térmica. O frio que pegamos na Suíça na primavera foi igual ao do inverno em Portugal.

Mas então Portugal no inverno vale a pena?

Nós achamos que depende. Como é a sua relação com o frio? Você gosta ou sofre com ele? Nós, por exemplo, adoramos! Preferimos andar, fazer turismo no frio do que no calor do Rio de Janeiro. Sendo assim, para nós, vale a pena. Agora, se o frio para você é uma tortura e te deixa de mal humor, talvez o mais indicado seja deixar a viagem para um outro mês mais ameno. Maio, por exemplo, já faz um calor mas não é tão quente como julho. Mas eu só tenho janeiro para viajar. O que eu faço? Venha! Traga um bom casaco, esteja ciente que as temperaturas não serão altas e seja feliz!

A mãe e irmã da Rachel ficaram quase janeiro inteiro aqui e sentiram falta do casaco. Claro que a experiência delas foi um pouco ruim pois aqui em casa não temos aquecimento. Em um quarto de hotel tudo teria sido mais fácil. Mas, ainda assim, não deixamos de conhecer nenhum lugar por conta do frio. Elas foram a vários cidades!

Uma característica do inverno aqui é que os dias duram pouco. Às cinco da tarde já é noite. E isso impacta diretamente o turismo. Muitos locais fecham mais cedo e tem o seu horário de atendimento reduzido. Então é um ponto a se pensar quando estiver programando sua viagem.

Uma dica? Adapte o seu roteiro! Não deixe para ir ao Algarve em janeiro. Apesar da região receber turísticas nessa época do ano, são pessoas de países mais frios, como Suíça e Noruega, que estão na casa dos -20 graus e veem para cá, encontram 8 graus e acham que o tempo está perfeito para uma praia. Em vez disso, que tal conhecer a Serra da Estrela? No inverno a estação de esqui está aberta e é um programa super divertido para crianças e adultos.

Você já passou o inverno em Portugal? O que achou? Compartilhe conosco suas dicas! 🙂



Booking.com

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois
Tags:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *