Onde assistir fado em Lisboa: Adega Machado

18 jul 2017

Um dos elementos mais importantes da cultura musical portuguesa é o fado. Os shows de fado acontecem no país inteiro (embora haja pequenas diferenças no estilo de acordo com a região, o fado em Lisboa é certamente o mais conhecido a nível mundial),  e estão para o país assim como o tango está para a Argentina. Depois de dez meses morando aqui sem ter ido nenhuma vez a uma apresentação, finalmente fomos conhecer e ouvir um fado em Lisboa. Escolhemos a Adega Machado por ela estar sempre destacada em diversos veículos como uma das melhores casas de fado da capital.

O fado é um estilo musical próprio de Portugal. Como vocês podem ver na foto abaixo, normalmente é uma pessoa cantando, acompanhada por um violão (ou guitarra clássica, como chamam na terrinha) e uma guitarra portuguesa. Na Adega havia ainda uma pessoa tocando contrabaixo. Também é conhecido por sua intensa melodia e pelas letras melancólicas, mas também há canções mais alegres. O fado é considerando patrimônio imaterial de Portugal. A fadista mais conhecida no Brasil certamente é Amália Rodrigues.

Fado em Lisboa

Em uma das apresentações

Fado em Lisboa

A guitarra portuguesa

Fado em Lisboa

A voz dessa mulher é inesquecível! Linda demais!

A Adega Machado fica no bairro alto, no coração de Lisboa. A região é conhecida pelas muitas casas de fado e pela vida boemia. O acesso é bem fácil, especialmente para quem está hospedado na região mais turística, como o Chiado. Nós fomos de Uber e descemos na porta. Na saída, no entanto, precisamos andar um pouco porque havia muita gente na rua e o carro não conseguia chegar até a Adega.

A casa funciona como um restaurante. Ao longo do seu jantar acontecerão diversas apresentações. O que mais chamou nossa atenção é que eram cantadas três músicas por vez, mais ou menos, com um intervalo entre 20 e 30 minutos entre as exibições. Isso foi ótimo porque não ficou cansativo hora nenhuma. Havia três cantores (duas mulheres e um homem) que se revezavam, todos com lindas vozes. São combinadas músicas mais dramáticas e lentas com outras alegres e divertidas. Em determinado momento os convidados foram chamados a formar o coro para uma das canções. Tudo é feito mesmo ao vivo, ali na nossa frente, não sendo utilizado nenhum tipo de gravação! E não dá para negar que o fado é contagiante. Parece que você entra na música…

Mas como falamos acima, a Adega é um restaurante. Você paga o seu jantar e, de quebra, ouve ao fado! 🙂 A taxa de espetáculo está incluída nos valores do menu. Eles têm uma consumação mínima de 27 euros por pessoa até as 22:30h, e de 17 euros a partir das 22:30h. As apresentações começam as 21:00h mas a partir das 19:30h o local já abre. Nós fizemos a reserva (via e-mail) para as 20h para chegarmos com calma.

Vamos falar de comida então? O cardápio é bem elaborado e o ambiente requintado. Nós pedimos um menu fechado que eles oferecem, com entrada + prato principal + sobremesa. O valor é a partir de 44 euros por pessoa, mas dependendo do seu prato o valor pode aumentar um pouquinho. A Rachel pediu o menu 4 ( Entrada: Cabeça de Xara, Croquete e Chutney de Ananás, Prato Principal: Caldeirada de Camarão e de sobremesa Folhadinho (massa folhada, mousseline, frutos do bosque e coulis de frutos do bosque).

Já o Luciano foi no menu 5 (Entrada: Croquete de Marisco com Arroz de Tomate, Prato Principal: Lascas de Bacalhau Confitado (lascas de bacalhau, ”palha” de batata doce, cebola frita, creme d’ovos, azeitonas pretas desidratadas) e de sobremesa Mil Folhas de Sericaia (mousse de canela, macaron recheado com compota de ameixa preta, streusel, puré de frutos do bosque).

Fado em Lisboa

Entrada do Menu 4

Fado em Lisboa

Entrada do Menu 5

Fado em Lisboa

A caldeirada de camarão

Fado em Lisboa

E o prato de bacalhau

Fado em Lisboa

Uma das sobremesas

Se você não quiser um desses menus, não tem problema. Você pode pedir a la carte. O pai da Rachel estava com a gente no dia e não quis pegar um menu fechado. Acabou montando um menu dele. De entrada ele pediu um caldo verde e uns bolinhos de bacalhau. Já de prato principal ele foi na caldeirada de camarão, mesmo prato da Rachel.

Achamos a comida muito saborosa e com uma apresentação linda. É uma experiência gourmet. Se não tivesse o fado já teria valido por si só. O destaque da noite foi a caldeirada de camarão. Apesar de vir sem acompanhamento, é muito temperada e saborosa!! Mas todos os pratos eram excelentes e o Luciano adorou o bacalhau. Não dá pra negar que eles tem uma pegada mais sofisticada!

Caso sua passagem pela cidade seja rápida e não dê tempo para um jantar, a Adega Machado tem uma opção que dura apenas uma hora (todos os dias, das 17h às 18h): o Fado Inside the Box. Trata-se de uma apresentação de 45 minutos, com degustação de vinhos e petiscos, mais um pequeno tour pelas instalações da Adega. Nós não fizemos esse tour mas acreditamos que possa ser uma boa opção para quem quer conhecer o fado em Lisboa e tem o pouca disponibilidade de tempo.

Se você estiver procurando um bom local para ouvir um fado em Lisboa, recomendamos a Adega Machado! Além da qualidade na comida, a música é excelentes. 🙂

Adega Machado
Rua do Norte, n.º 91 – Lisboa
Telefone: (+351) 213 422 282
Email: adegamachado@fadoandfood.pt
Site: https://www.adegamachado.pt/pt

Agradecemos a Adega Machado a cortesia.

 



Booking.com

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *