Como andar de trem em Portugal

04 ago 2017

Quando falamos em Europa logo pensamos em trem. É verdade que a malha ferroviária aqui é ótima mas nem sempre é a melhor opção. No post “Como chegar em Coimbra: 4 opções” falamos sobre isso e como depende do destino e da hora. Mas, como ainda assim o trem é um ótimo meio de transporte, vamos contar nossa experiência e falar como é andar de trem em Portugal.

Quem administra os trens aqui é o governo, através de uma empresa estatal, chamada Comboios de Portugal. Não se esqueça de que, aqui em Portugal, os trens são chamados de comboios. Se for pedir informação na estação, por exemplo, pergunte pelo horário ou destino do comboio.

Há cinco tipos de trem para quem quer se descolar de uma região a outra de Portugal ou sair do país: Alfa pendular, Intercidades, Interregional, Regional e Internacional. O alfa pendular é o trem de alta velocidade, que atinge até 220km/h e só para nas principais cidades. O intercidades é um trem de longo curso, mais lento que o alfa pendular, e que para em mais cidades. O interregional são trens menos rápidos que percorrem linhas secundárias. O regional opera médias distâncias e é bem mais lento. É o único que tem horários durante a madrugada.  E por fim os internacionais, que são poucos e caros. As rotas saem do Porto e de Lisboa com destino a Vigo, Madri e sul da França. Além desses também existem os trens suburbanos, que operam dentro de uma mesma cidade ou região metropolitana.

Confessamos que nós não olhamos muito qual trem vamos pegar. Isso não faz muita diferença. Normalmente decidimos nossos trens com base no horário. Claro, que se em uma mesma hora tiver um alfa pendular e um regional vamos optar pelo mais rápido.

Em média os trens saindo do Porto para Coimbra custam 10/15 euros. E os de Lisboa para Coimbra custam 15/20 euros. Comprando antes eles possuem descontos. Portanto se você quiser pegar uma tarifa promocional recomendamos que você compre seu bilhete com pelo menos uma semana de antecedência.

Para comprar os bilhetes você pode usar o site da CP (Comboios de Portugal). Não são todos os bilhetes que estão a venda pelo site, mas a maioria você consegue comprar. Para comprar os bilhetes é bem fácil: só colocar a origem, destino e o dia. Os bilhetes ficam disponíveis com dois meses de antecedência.

Como andar de trem em Portugal

A tela inicial da CP

Como andar de trem em Portugal

As opções de trem

Após inserir esses dados e pesquisar ele vai abrir uma tela com todas as opções de trem. Repare que o preço fica “escondido”. Você precisa clicar para ele aparecer. Nós, por exemplo, vamos comprar uma passagem de Coimbra para Lisboa. Queremos um trem na parte da manhã. Entre as opções o que mais se encaixam no que estamos precisando é um alfa pendular e um intercidades. Repare que ambos tem valor promocional, a sexta coluna. A diferença entre eles é de 16 minutos e 5 euros. Basta você escolher a melhor opção e prosseguir. Atenção que quando você for inserir seus dados, se for um trem com valor promocional, ele não puxa a melhor tarifa. Você tem que selecionar a tarifa promocional. Agora é só preencher seus dados, marcar seu lugar e efetuar o pagamento.

Como andar de trem em Portugal

Não esqueça de selecionar a opção promocional

Como andar de trem em Portugal

Mapa de assentos

Como andar de trem em Portugal

Tela para pagamento mas você pode usar o Paypal também

Como andar de trem em Portugal

Bilhetes comprados

Os trens regionais não estão disponíveis para compra pelo site. Quando precisamos pega-lo de madrugada levamos o dinheiro em mãos e compramos dentro do trem. Você também tem a opção de comprar na bilheteria de qualquer estação.

Diferente da Itália, no trem em Portugal não precisa validar o bilhete. Em todas as viagens que fizemos até hoje os fiscais passam e conferem um por um. É sempre bom ter uma cópia impressa ou no celular disponível. Nunca tivemos nenhum tipo de problema.

Quanto as classes do trem a diferença entre elas é quase nula. Nós compramos só quando o valor da primeira classe é mais barato que a segunda. No exemplo de compra acima isso acontece. O valor promocional era só para a primeira classe, logo, ela ficava mais barata. No alfa pendular você tem direito a uma bebida (água, suco ou café) grátis. Eles também oferecem jornais. Em ambas as classes há tomadas, mas não são em todos os assentos (quando você compra seu bilhete no site ele mostra quais assentos tem a tomada). Em questão de conforto as poltronas da segunda classe são menos almofadadas. Há uma diferença de conforto mas nada que valha pagar 15 euros de diferença, na nossa opinião.

Em questão de pontualidade os trens seguem o cronograma traçado. Já pegamos trens com atraso algumas vezes e se chover bem isso provavelmente vai acontecer com você. Mas o máximo de atraso que pegamos foi cerca de trinta minutos. Por isso compre sempre sua passagem com uma margem para não perder seu compromisso!

Você já andou de trem em Portugal? Compartilhe conosco sua experiência!



Booking.com

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois
Tags:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *