Bate e volta em Paranapiacaba

27 abr 2022

Estamos caminhando para 11 anos morando em Santo André, mas até semana passada a gente não tinha ido conhecer Paranapiacaba. No feriado passado, finalmente resolvemos conhecer a cidade. E nesse post a gente vai compartilhar tudo sobre o nosso bate e volta em Paranapiacaba.

Paranapiacaba é uma vila que pertence ao município de Santo André, a cerca de 50km do centro da cidade. Saímos de casa por volta das 10h e chegamos às 11h, mas ficamos com a impressão de que deveríamos ter chegado um pouco mais cedo. O caminho sugerido pelo GoogleMaps foi por dentro de Mauá, mas para quem for saindo de São Paulo, provavelmente o melhor caminho será pela Anchieta e Índio Tibiriçá.

Veja mais: Juquitiba com cachorro

Há um trem turístico que sai da estação da Luz, em São Paulo, e que te leva até Paranapiacaba. Dizem que é um passeio bem legal de se fazer, mas como a gente decidiu ir de um dia para o outro, não era dia do trem. Ele parte, normalmente, sábado ou domingo, às 08:30h. O site da CPTM tem todas as informações como rota, preço e datas.

Começamos o passeio pela parte alta da cidade, onde estacionamos o carro. O estacionamento não parece ser algo formalizado, sendo administrado por locais. que pedem, educadamente, uma gorjeta na hora de ir embora.

Nossa primeira parada foi a Igreja de Bom Jesus de Paranapiacaba. É bem simples, datada de 1883. Mas o que mais nos chamou atenção foi a vista para a parte baixa. É linda!

Nossa primeira parada

Seguimos o passeio para a parte baixa, passando pela passarela metálica sobre a linha do trem, a qual conecta as partes alta e baixa. No meio do caminho fica o Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, o qual fica hoje onde originalmente funcionavam as máquinas. Hoje, você consegue ver vagões, máquinas, objetos utilizados no apoio à circulação e na manutenção do trens. Achamos o museu bem legal, um passeio que as crianças especialmente vão amar. Só sentimos falta de mais placas explicativas, com contexto histórico etc. O ingresso custa 10 reais a inteira e 5 reais a meia. Crianças menores de 5 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam.

Logo após a visita ao museu, voltamos à passarela para terminar de cruzar a ferrovia e chegar, de fato, à parte baixa.

No Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular

Almoçamos no Bar da Zilda. Pedimos um cupim assado que estava muito gostoso. Muitooo mesmo. Vale a pena!! É um dos principais restaurantes ali do centro. Fica muito cheio e tivemos que esperar mesa.

Depois do almoço continuamos o passeio e seguimos rumo à Estação de trem. Lá é onde chegam os trens da CPTM, mas também um dos pontos queridinhos para tirar fotos. Como só há um trem por semana, esse trilho fica mais morto, e a maior parte dos turistas aproveita pra tirar fotos na linha. O destaque fica pela torre do relógio, uma réplica do Big Ben visível de quase todos os pontos da cidade.

Fotos no trilho do trem Sao clássicas por aqui 😉

❤️

Chegamos ao Museu do Castelo, mas não pudemos fazer a visita guiada porque estávamos com o Orlando, nosso cachorro, e ele não podia entrar. Mas havia um tour guiado às 16h e custava 10 reais. O Castelo em questão era a residência do engenheiro responsável pela fiscalização da estação de trem local. Hoje abriga uma exposição sobre a história de Paranapiacaba e sua relação com a ferrovia. De lá, é possível visualizar toda a vida e a linha férrea. A vista do local é linda, mas a gente não teve sorte porque começou uma neblina bem na hora, então fomos prejudicados.

Do Museu Castelo seguimos para tomar um café antes de voltar. Passamos na frente da cafeteria Infinito Olhar e achamos uma gracinha. O atendimento foi bem devagar, mas os donos falaram que não estavam esperando tanto movimento, então estavam despreparados.

Na volta fizemos o mesmo caminho ao contrário, subindo a ponte sentido parte alta. Pegamos o carro e voltamos. Dessa vez voltamos pela Anchieta e durou 1h também, sem trânsito.

Infelizmente não conseguimos visitar outras atrações da cidade, como a Casa Fox, que mostra como era uma residência típica dos trabalhadores ferroviários, e a Forjaria, que mostra um pouco do cotidiano laboral e das ferramentas utilizadas na ferrovia.

Além disso, Paranapiacaba pode ser um destino muito interessante para quem busca turismo ecológico, havendo muitas trilhas que partem do centro da vila.

No fim, achamos o passeio bem legal. Não vimos nada que seja imperdível, mas achamos que valeu a pena conhecer um novo lugar, comer uma comida gostosa e passear. É um bom programa para um sábado! Dá para sentir que a cidade tem ainda mais potencial e que ficou muito tempo abandonada. Da próxima vez, queremos tentar ir de trem.

Você já fez um bate e volta em Paranapiacaba? O que achou?

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.