Trenitalia – como comprar sua passagem
Um dos posts que faz mais sucesso aqui no blog é o “De trem pela Itália“. Nele a Cris, uma das colaboradoras do blog, conta um pouco de como foi a experiência de andar pela Itália de trem.
Na nossa última ida ao país (a única, aliás), deixamos para comprar algumas passagens de trem na hora. E hoje vamos fazer um passo a passo de como comprar seu bilhete de trem na máquina da Trenitalia. É bem fácil e simples. 🙂
Importante: se aparecer alguém oferecendo ajuda, rejeite, a menos que seja algum funcionário devidamente caracterizado. Normalmente as pessoas cobram pelo auxílio que você pensava estar sendo oferecido por gentileza.
As máquinas da Trenitalia ficam pela estação de trem. É bem fácil de encontrar. Elas são verdes normalmente, como a da foto abaixo. Para comprar seu bilhete, basta tocar na tela. Irá aparecer uma tela onde você pode trocar o idioma, caso não se familiarize com o italiano. Nós optamos pelo inglês!
O próximo passo é “clicar” no “Buy Ticket” (comprar bilhete). Nessa tela também tem a opção de imprimir um bilhete que já foi comprado ou até mesmo de mudar uma reserva. Para uma dessas opções é só “clicar” no “Print & Change Booking”.
Na próxima tela você deverá colocar seu itinerário. De onde você está para onde quer ir. No nosso caso, estávamos comprando as passagens de Veneza para Verona. Veja com atenção essa parte porque pode existir mais de uma estação na sua cidade de destino. Veneza, por exemplo, tem mais de uma opção.
Na tela seguinte vão aparecer as opções disponíveis para o dia que você escolheu. Reparem que tem há preços e classes diferentes (1st class e 2ns class). Basta você escolher a opção que seja melhor para você e clicar no “Select”.
Depois de selecionar o trem que você quer vai para uma tela onde você escolhe o tipo de tarifa que você quer. para ver os preços é só “clicar” na tarifa que você quer. Nós primeiro tentamos a PROMO mas não havia disponibilidade. Aí fomos para a BASE. Quando clicamos nela abriram os preços disponíveis. Basta escolher se você quer a primeira ou segunda classe e quantas pessoas. A seguir para o próximo passo.
Você já consegue escolher o seu assento. Na verdade o sistema já gera assento para você. Um detalhe importante aqui é que se você e outra pessoa comprarem os tickets separados, vocês tem uma grande possibilidade de não ficarem juntos. Mas você pode tentar mudar o lugar, basta clicar no “CHANGE SEATING”. Isso não garante que vocês sentem juntos, mas se o trem estiver vazio a probabilidade é maior.
O próximo passo é o pagamento. Você pode pagar em cartão, moedas ou dinheiro. Vale ressaltar que a máquina tem um limite de troco. Então preste atenção! Nós pagamos em cartão. Então foi só “clicar” no CARDS e em seguida inserir o cartão.
Pronto! Tickets emitidos. Mas pensa que acabou? Não! Um detalhe MUITO importante é a validação dos bilhetes. Assim que você for para a plataforma, você vai ver algumas máquinas verdes, pequenas. Nelas é que você valida o seu bilhete. E é super simples. Basta inserir o bilhete e retirar. A máquina vai fazer um barulhinho e o bilhete vai receber uma autenticação daquelas de banco, indicando a estação de embarque. Bem fácil.
Não deixe de conferir todos os nossos post da Itália clicando aqui. Ou se preferir vamos listar alguns abaixo! 😉
- Como organizar sua viagem a Itália
- O que ver em Florença
- Vale a pena comprar o Firenze Card?
- Pisa e Lucca: bate e volta a partir de Florença
- Verona: bate e volta a partir de Veneza
- Hospedagem BBB em Veneza
- Impressões e dicas sobre a Itália
Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários!
_____
Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Snapchat: viagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois