Manias pré-viagem! Você também tem?!

27 ago 2015

Faltam exatos 15 dias para as férias! Acham que tem alguém em super contagem regressiva aqui?! \o/ Adoro esse período… a expectativa para a próxima viagem, para as descobertas e aventuras que virão, o “descanso” (em ritmo de turista fica meio difícil, eu sei, o corpo padece, mas a mente agradece e é isso que importa). Como mais uma vez ficaremos quase um mês fora, organização para dar conta da rotina normal e ainda planejar todos os detalhes com antecedência é fundamental… há alguns dias preparei uma listinha de coisas a fazer até as férias e me dei conta de que tenho algumas manias pré-viagem, coisas que sempre faço e achei que vocês poderiam gostar de saber… Quem sabe ajuda no seu planejamento também?! Espero que sim!!

Vamos a elas:

1 – PREVISÃO DO TEMPO

Uma das primeiras coisas que faço quando começo a planejar meus dias de viagem é ver a previsão do tempo no período, mesmo que isso signifique uma consulta com meses de antecedência! Confesso que no início duvidei que fosse possível e preciso, mas afirmo pra vocês que poucas vezes ela falhou, tanto em temperatura quanto em clima. Geralmente uso o site www.accuweather.com, coloco o mês e o local em que estarei e ele mostra a previsão dia a dia. É excelente! Obviamente, ao longo do planejamento, e principalmente perto do embarque, vou fazendo novas consultas para confirmar as informações anteriores.

2 – ROTEIRO

Com a previsão do tempo em mãos, começo a planejar dia a dia da viagem, já separando as atividades ideais para cada temperatura/clima. É aquele período em que o computador fica com 7438 abas abertas em diferentes sites e blogs de dicas, livros e revistas de viagem ficam em mãos, amigos que já estiveram no destino são consultados, e aos poucos o roteiro com nosso perfil vai saindo. Começo sempre pelos locais que são prioridade de acordo com nosso gosto, vejo outros pontos de interesse próximos e assim vou administrando tempo/distância a percorrer em cada dia. Também faço reservas de restaurantes indicados nesse período – aqueles que precisam, claro. Faço com bastante antecedência, para conseguir montar tudo aos pouquinhos, no tempo que me sobra do dia-a-dia, e não ficar pesado em cima da hora de viajar. Lóóógico gente, que é uma PREVISÃO de roteiro, nada rígido ou religiosamente imutável… lá na hora a gente sempre acaba adaptando uma coisa ou outra, decidimos dar mais atenção a um lugar, menos a outro, enfim… é apenas um “norte” para orientar nosso tempo e não perdermos destinos importantes por falta de planejamento. Já vi muita gente dizer que odeia montar esse roteiro, que reúne um monte de informações e na hora se informa e se vira. Sinceramente, não consigo me imaginar fazendo isso… fato que eu perderia lugares legais e me arrependeria depois, ficaria stressada, chateada e certamente a viagem ganharia uma pontinha de frustração. Já temos sempre uma surpresinha ou outra para administrar, então vamos organizar o que é possível e deixar a mente livre para resolver os percalços do caminho, né?!

3 – MALA

Quem me conhece, acha que esse é certamente um grande problema pra mim…rs AMO moda, adoro montar looks diferentes e bem produzidos, então logo imaginam que um contêiner é pouco para a pessoa aqui! RÁ! Aí é que se enganam… no ano passado, por exemplo, passei 22 dias na Europa, encarando temperaturas que variaram de 5 à 35 graus (!) e levei….. 1 mala de 20Kg + malinha de bordo!! (Aquela ponta de orgulho surge agora) Sim! É possível! O segredo?! Mais uma vez o bendito do planejamento, esse lindo!! Simples… eu penso todos os meus looks com antecedência, separo as peças que farei questão de usar, monto as combinações (calças e sapatos se repetem algumas vezes), tiro foto, deixo numa pasta do celular para lembrar, e já deixo separadinho esperando a hora de partir. Com a previsão de tempo e o roteiro já encaminhado, fica bem mais fácil adaptar as roupas ideais, e ainda levo uma ou outra peça neutra sobressalente para uma eventualidade. De novo, nada rígido… obviamente algumas produções sofrerão alterações na hora,  vou gostar de um ou outro ítem que vou comprar na viagem, mas sem grilos! A principal dica que te dou é: não deixe para a última hora! Você vai acabar pegando um pouco de tudo, levando mais do que precisa, e o pior… esquecendo o essencial.

35 graus em Madrid

35 graus em Madrid

5 graus em Amsterdam

5 graus em Amsterdam

4 – FARMACINHA  

Parece coisa de hipocondríaco, mas quem já teve qualquer probleminha de saúde e precisou comprar remédios em outro país, sabe a tensão que é! Vai por mim! Em vários lugares, medicamentos simples para a gente, só são vendidos com receita médica e não dá para dar “jeitinho” (palavra de quem já viveu a experiência). Eu e meu marido não abrimos mão da nossa “farmacinha”! Antes de viajar, compro todos aqueles remedinhos já comuns para pequenos problemas como indisposição estomacal, dor de cabeça, dor muscular, alergia, febre, gripe… enfim, coisas que todo mundo sabe como lidar no dia a dia. LÓGICO (pelo amor de Deus!) que não estou aqui incentivando a automedicação em casos de doenças mesmo! Bom-senso é fundamental! Termômetro, band-aid, anti-séptico, colírio, hidratante labial… tudo isso também entra na listinha! Dá uma baita tranquilidade saber que em alguma necessidade, não teremos que nos virar para explicar sintomas e compostos químicos em outra língua! Se o problema persistir, óbvio que isso passa a ser o de menos!

5 – IMPRESSÕES

Essa é uma mania/dica meio óbvia e básica, mas eu juro que tem gente que ignora, principalmente em tempos de smartphones que armazenam tudo! Eu prefiro não arriscar… vai que acaba a bateria, perde, quebra, sei lá… Antes de viajar, imprimimos TUDO! Comprovantes de dados pessoais, reservas de passagem, hotel, aluguel de carro, o roteiro da viagem, cupons de descontos (alô outlets!)… tudo vai pro papelzinho, bonitinho, para não ter erro. Até porque, em muitos países a imigração pede comprovantes e documentos que custam a sua viagem caso você não apresente. O seguro morreu de velho! Não abrimos mão da nossa pastinha!

Tudo impresso

Tudo impresso

6 – DIA DE BELEZA

Separo sempre o último dia útil antes da minha viagem (quanto mais perto, melhor) para um dia da beleza! Unha, cabelo, sobrancelha e por aí vai… já deixo marcado com antecedência para não correr o risco de ficar na mão! Minha unha é de porcelana, então mesmo que fique semanas fora, continuo com ela “feita”, o que é uma maravilha! E uma coisa muito importante: nunca faço grandes mudanças no visual ou tratamentos de pele/cabelo com química antes de viajar… imagina se dá algum problema? Ninguém merece se sentir mal nas fotos da viagem, né?!

7 – LISTA DE COMPRAS

Essa é pra quem já passou pela experiência de viajar completamente solto em relação ao que comprar, ficou chocado com os preços (principalmente nos EUA – dólar baixo, que saudade de você!!), saiu comprando A VIDA e depois viu que não usou metade… o/

Se identificou, né?! Acho que a “primeira vez” de quase todo mundo é assim. Eu aprendi a lição. Além de agora me conhecer bem, já saber as lojas que gosto, que faço questão de entrar, e as que não me atraem tanto, desde então, passei a fazer uma listinha de coisas que realmente preciso e acho que vale a pena investir, para não perder o foco diante de muitas ofertas… Sim, lógico que saio dela às vezes (tipo, sempre), mas num momento de escolha, sei quais são as minhas prioridades e isso faz toda a diferença. Otimizo tempo e economizo dinheiro, ótima combinação!

Bem, essas são as minhas “manias pré-viagem” – depois conto as que tenho “durante”. Sou só eu ou vocês também têm algumas? Estou louca pra saber… quem sabe também não incorporo outras à minha rotina…hehehe

 

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois e @aurora_bello

Instagram: @blogviagemadois e @aurorabello

Facebook: Viagem a Dois e Aurora Bello

Snapchat: viagemadois e aurora_bello


Powered by Benchmark Email

Publicado por Aurora Bello

Aurora Bello tem 30 anos, é jornalista e apresentadora de TV. Assume-se, sem constrangimento, completamente viciada em viagens. Desfruta cada processo, do planejamento minucioso por conta própria, à execução do roteiro, incluindo o mergulho em novas culturas e na rotina dos locais. Já passou por 12 países, centenas de cidades, e vive ansiosa pelo próximo destino.

Siga
Snapchat
viagemadois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.