Economizar para viajar

01 set 2015

Hoje a Rachel falou lá no Snapchat (siga a gente por lá: viagemadois) sobre uma nova rotina de economia que adotamos. Em época de dólar e euro nas alturas, qualquer tipo de economia é mais que bem-vinda. Resolvemos compartilhar alguns detalhes sobre como nosso estilo de vida nos permite viajar. O nosso lema é economizar para viajar!

Uma das perguntas que mais ouvimos na vida é “Como vocês conseguem viajar tanto”?  A resposta é simples: tornamos viajar uma de nossas prioridades. Nós trabalhamos para viajar. Juntamos dinheiro para viajar. Se é uma prioridade, sempre há espaço pra isso. Tem gente que prefere gastar com eletrônicos, com a casa, com o carro etc. A gente? Com viagens!

O que a maioria das pessoas não percebe é que para viajar é preciso abrir mão de certas coisas. É aquela velha história de sempre achar a grama do vizinho mais verde. Em 2014, por exemplo, decidimos nos mudar para um apartamento menor e mais barato. Não foi fácil, mas preferimos abrir mão de um pouco de conforto e hoje vemos o quão felizes fomos em fazer essa escolha.

Outro ponto é que, por sorte (ou não) não somos (ou pelo menos não nos consideramos) muito consumistas. Não compramos muitas roupas ou sapatos, por exemplo. Aproveitamos as viagens, principalmente para os Estados Unidos, para comprar o que estamos precisando ou querendo a preços reduzidos. Às vezes esperamos tanto que acabamos esquecendo do que pensamos em comprar!

A nosso mais recente mudança foi em relação à alimentação. Amamos comer fora, fazer uma boa refeição e conhecer lugares novos. Boa parte do nosso orçamento era para restaurantes, padarias e afins. No entanto, temos uma viagem próxima programada e a  alta recente do euro e do dólar nos obrigou a adotar uma nova postura, o que afetou diretamente essa nossa paixão. A solução que encontramos foi fazer uma programação semanal. Sentamos juntos no domingo e pensamos no cardápio da semana para cada uma das refeições. Decidido o cardápio, vamos ao mercado e compramos os ingredientes necessários para o que que planejamos. E não é que está dando certo? Já são duas semanas cumprindo toda a programação à risca. Está fazendo diferença no nosso orçamento e também na nossa saúde, já que cozinhar todo dia nos faz comer melhor.

Economizar para viajar, nosso lema!

Economizar para viajar, nosso lema!

Além de tentarmos reduzir as despesas de casa na medida do possível, também tentamos separar alguma quantia pequena, por menor que seja, para comprar dólares ou euros. Tentamos estimar quanto gastaremos com alimentação e transporte e tentamos alcançar a quantia necessária para cobrir essas despesas. Assim não ficamos em um “Deus nos acuda” na véspera da viagem. Mas com o euro/dólar alto essa estratégia não vem funcionando muito.

Seguro viagem geral 728x90

Também preferimos trocar luxo por mais tempo viajando. Claro que não abrimos mão de um mínimo de conforto, como um banheiro privativo e uma boa cama. Mas não nos importamos de ficar em um hotel básico de rede se isso nos garantir mais alguns dias fora de casa. Aqui não tem segredo: muita pesquisa em sites como Trip Advisor e Booking. Para fazer sua pesquisa, clique aqui.

Tentamos, na medida do possível, dar preferência ao transporte público. Em algumas cidades, como Orlando, isso não é possível, mas na maior parte dos lugares dá pra se locomover com eficiência usando ônibus e metrô.

Por fim, tentamos viajar nos períodos de baixa temporada. Como nós dois temos horários de trabalho flexíveis, é possível encontrar datas com preços bastante convidativos. Se pudéssemos viajar apenas em janeiro e julho, certamente não seria possível viajar com tanta frequência, já que nesses meses os preços de passagens e hotéis costumam ser mais altos.

Claro que não há uma receita única, mas é o que tem funcionado conosco. Detectamos onde estávamos gastando e tentamos reduzir as despesas, canalizando as economias para gastos relacionados à viagem, como câmbio, hospedagem e passagens aéreas. Viajar custa muito tempo de planejamento e organização.

E continuamos aqui a economizar para viajar! SEMPRE!

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Snapchat: viagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois


Powered by Benchmark Email

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

comentários

  1. Gente, estou me vendo aqui lendo esse post!
    Aqui em casa fazemos o mesmo, até o salão de beleza semanal eu cortei. Nada de jantares e almoços na rua, pelo menos até o mês que vem (que é o mês da viagem). Também já cortamos restaurantes caros durante as viagens e dessa vez vamos nos aventurar em barraquinhas de comidas típicas.
    Adorei!
    Beijos e boa viagem 😉

  2. Oi Raquel e Luciano tudo bem? Sou a Katia sol da Metodista do JB. Estou com um blog. Momento café. Fala sobre essa bebida maravilhosa e os momentos que passamos com amigos e a família curtindo um Café. Será que vocês podem seguir meu blog? Njs☀️

  3. Marly
    02 set 2015

    Adorarei o blog tenho facilidade para economizar sou louco pra viajar gostaria de rreceber algumas dicas de
    Alruns lugares não muito caros.beijusss!!!

  4. Nós também adoramos viajar. a maioria de nossos roteiros são por perto mesmo, normalmente m nosso estado ou no estado vizinho. Mesmo assim sempre que conseguimos, economizamos um pouco para este fim, pois com o preço que andam os hotéis, só economizando e pesquisando muito mesmo… Boas viagens pra vocês!

  5. Ótimo post! O tempo para planejar a viagem com certeza cuida das economias. Fazer o dinheiro até a data da viagem ou economizar para viajar são prioridades aqui também. Adoro comida de rua, conhecer mercadinhos, feiras livres, mas também gosto de restaurantes quando acessíveis. Não piro nas compras, nem surto nos gastos, e invisto nos passeios, principalmente.

  6. Parabéns pela matéria, para economizar na comida pode usar o dinneer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.