A Capela de Ossos em Évora – Road Trip, dia 1

16 fev 2017

Como falamos no post ‘Viagem de carro entre Portugal e Espanha“, a primeira parada de nossa roadtrip foi a cidade de Évora.  Quem nos incentivou a ir lá foi a mãe da Rachel que queria muito conhecer a famosa Capela de Ossos da cidade.  Outro atrativo de Évora é o fato de ser uma das cidades mais antigas da Europa.

Para quem não sabe, Évora fica no sul de Portugal, quase na fronteira com a Espanha. De Coimbra são cerca de 300 km. O ideal para quem quer conhecer a cidade é sair de Lisboa, que fica mais perto, cerca de 130km de distância. Como nosso tempo era curto, e de lá ainda íamos até Sevilha (mais 320km), nossa parada na cidade foi super rapidinha.

Estacionamos o carro em uma rua no Centro, naquele esquema de estacionamento rotativo. Moedas no parquímetro, tíquete no carro, seguimos para o centro de informações turísticas para o Luciano pegar um mapa. Com isso montamos um pequeno roteiro de duas horinhas pelo Centro Histórico. O posto de informações turísticas fica na Praça do Giraldo, a principal da cidade.

Capela de Ossos em Évora

A rua onde paramos o carro e máquina do ticket da zona azul

Capela de Ossos em Évora

A praça do Giraldo, a principal da cidade

Uma das principais atrações da cidade, se não a principal, é a Capela de Ossos. A capela tem esse nome por ser feita, literalmente, de ossos humanos retirados de cemitérios de Igrejas e conventos da cidade. A construção foi feita por três monges, no século XVII, que desejavam que fosse um espaço de reflexão diante da crua realidade da efemeridade da vida. Parece bizarro, não é? Mas é bem interessante.

A própria entrada da capela já é um chamado à reflexão. Na porta está a frase “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Não tem como não pensar em como a vida é curta e que, ao fim, é verdade, todos estaremos lá. Nos impressionou aquela quantidade toda de ossos. Em absolutamente TODOS os cantos há ossos. Vai de crânio a fémur. Impressionante.

Vale registrar que pensamos que a visita poderia ser um tanto macabra, mas ao sair a impressão se dissipou.

Capela de Ossos em Évora

A entrada da Capela com a famosa frase

Capela de Ossos em Évora

A capela

Capela de Ossos em Évora

Uma das paredes

Capela de Ossos em Évora

Com um zoom

Capela de Ossos em Évora

Incrível, né?

A capela fica dentro da Igreja de São Francisco e a visita é paga. O ingresso custa 4 euros. Idosos e jovens até 25 anos pagam 3 euros. Além de acesso à capela de ossos, o bilhete também inclui o Núcleo Museológico, a Galeria de Presépios e o Terraço Panorâmico. O museu é bem pequeno, só um andar, e tem algumas peças interessantes. A visita à Igreja de São Francisco é gratuita, mas não permitida durante os horários de missa.

Depois da Capela de Ossos ainda caminhamos um pouco e visitamos outros pontos turísticos na cidade. O centro histórico é bem pequeno e fizemos tudo a pé. Passamos pela Catedral de Évora, pelas ruínas do Templo de Diana (uma construção da época romana) e finalizamos em uma espécie de mirante onde se tem uma linda vista da cidade.

Capela de Ossos em Évora

Sé de Évora

Capela de Ossos em Évora

Templo de Diana

Capela de Ossos em Évora

A vista do mirante

Outros pontos turísticos interessantes em Évora são o aqueduto, as muralhas da cidade e a Universidade de Évora, a segunda mais antiga do país. Infelizmente não tivemos tempo de conhecê-los.

Achamos que é uma cidade ideal para se fazer um bate e volta. A visita à Capela de Ossos vale muito a pena! 🙂 Você conhece ou tem vontade de ir a Évora? Conta pra gente!

 

 



Booking.com

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois
Tags:

comentários

  1. O que me levou até Évora também foi a capela dos ossos, vocês acreditam? Esse “nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos” é mórbido mas nos faz refletir, realmente.
    A universidade é belíssima tb!
    Bjos

    • Rachel e Luciano Guedes
      21 fev 2017

      O passeio é vale super a pena, né? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.