Como usar a Western Union na Argentina

05 jul 2022

Nossa mais recente viagem foi para Buenos Aires e Bariloche. No nosso post sobre câmbio na Argentina, contamos que a forma mais barata de obter pesos argentinos hoje é usar a Western Union. Nesse post vamos contar como usar a Western Union na Argentina e como foi toda a nossa experiência. Vamos lá?

Enviando o dinheiro

A primeira coisa que fizemos foi baixar o aplicativo. Depois disso, criamos uma conta. E na sexta-feira, dia 20 de maio, fizemos nossa primeira remessa. A Western Union diz que a transferência pode levar até 3 dias úteis. Como viajaríamos na terça, fizemos na sexta para garantir ter o dinheiro disponível quando chegássemos lá. Foi muito fácil fazer a transferência. Na página inicial da Wester Union já aparece se você quer mandar ou receber dinheiro. Clicamos no enviar.

Nessa tela precisa colocar o país para onde deseja enviar, então selecionamos a Argentina. Em seguida você deve indicar o valor. Uma dica aqui é você colocar o valor exato em pesos e não real. Por exemplo, nós mandamos remessas sempre de 30mil pesos. Então colocávamos o valor que queríamos levantar em pesos e o app calculava o custo em reais.

Em seguida ele vai perguntar se a pessoa para quem você está enviando vai receber em uma loja ou na conta. Clique na loja. Depois ele te pergunta se você quer pagar por pix (um pouco mais caro) ou ir a uma loja e depositar esse valor. Nós só usamos o PIX pela questão da facilidade e rapidez. Tudo pronto, basta clicar no próximo.

Nessa fase você vai preencher os dados da pessoa para quem você vai enviar o dinheiro. No nosso caso, quando era a Rachel enviando dinheiro, ela preenchia com os dados do Luciano e vice-versa. Aqui vale uma atenção: preencha os dados igualzinho ao documento de identidade ou passaporte! Lemos relatos de pessoas que abreviaram ou que não colocaram todos os sobrenomes e tiveram dificuldade de sacar.

Pronto! Só clicar em enviar e aí vai aparecer os dados para fazer o PIX. A confirmação do PIX no app demorou algo em torno de 10/15min. E o dinheiro, em todas vezes, esteve disponível para saque em no máximo uma hora. Fique atento, no entanto, que a Western Union estabelece um prazo de até 3 (três) dias. Embora nossa experiência tenha dado certo em todas as oportunidades, você só poderá reclamar com eles caso o dinheiro demore mais de três dias para estar disponível.

Sacando o dinheiro na loja

Nossa primeira ideia era sacar 30 mil pesos no aeroporto de Ezeiza, onde há uma agência dos Correios que funciona como correspondente da Western Union. Quando lá chegamos, no entanto, uma pessoa estava sacando uma quantia absurda. Não sobrou nenhuma cédula, então não pudemos sacar lá. Foi muito ruim porque tivemos que pagar o táxi até o hotel no cartão de crédito (com um câmbio bem mais alto). Uma alternativa para você não ser pego de surpresa assim é já agendar um transfer para o dia da sua chegada. Além de sair mais em conta, você não perde tempo em fila de táxi e não corre risco de golpe também. Indicamos muito a Civitatis (link do transfer).

Nossa segunda tentativa de saque foi perto do nosso hotel, em um kiosko, mas logo que entramos já vimos falando que eles estavam sem dinheiro. O recepcionista do hotel, então, nos indicou uma loja própria da Western Union. E aí foi perfeito! Conseguimos sacar 30 mil pesos cada um. A loja era grande e realmente tinha bastante dinheiro. Acabamos fazendo outra remessa no dia seguinte para garantir pelo menos o pagamento dos hotéis. Todas as vezes que fomos lá, sacamos tudo sem nenhum problema. O endereço dessa loja é Avenida Córdoba 4357, mas existem muitas outras espalhadas pela cidade e país.

Essa são as lojas que costumam ter dinheiro

Em Bariloche, ao lado do nosso hotel, havia outra loja própria também. Conseguimos sacar o dinheiro em todas as oportunidades, mas aqui o problema eram as notas. A loja nos pagava em notas pequenas. Apesar de incômodo, não tinha o que fazer, era só mesmo agradecer por ter dinheiro… Hahahah!

Durante as nossas pesquisas em fóruns de viagens, vimos algumas dicas e vamos deixá-las aqui para te ajudar. Embora não tenhamos tido nenhum problema, não queremos que você seja surpreendido negativamente. É sempre bom estar preparado.

  • Lemos alguns relatos de lojas que pediram cópia do passaporte. Por precaução, levamos 3 cópias de cada passaporte. Nenhuma loja nos pediu.
  • Falamos lá em cima, mas vale a pena destacar de novo. Coloque o nome igual ao do documento. Muitos relatos de pessoas que abreviaram e não conseguiram sacar o dinheiro.
  • Tente sempre colocar o valor redondo em pesos argentinos para facilitar o saque.
  • E, se possível, não faça transferências muito grandes de uma vez só. Coloque valores de até uns 30/40 mil pesos por transferência. Isso vai te ajudar a sacar mais fácil. É muito mais fácil a loja ter 40 mil pesos disponíveis do que 250 mil. Além disso, não é possível sacar a remessa em partes, devendo a quantia ser levantada de uma só vez.
  • Lemos relatos de que, em cidades menores, pode ser mais difícil realizar os saques. Se você estiver indo para um destino não tão estruturado como Buenos Aires ou Bariloche, sem passar antes por essas cidades, talvez seja melhor levar dólares de reserva para evitar ficar sem dinheiro.
  • Dizem que na alta temporada as filas para sacar podem ser muito grandes e até mesmo faltar dinheiro, mesmo em lojas próprias.

Se você ficou com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários. E vamos conversando porque nesse assunto é sempre bom trocar ideias.

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

comentários

  1. Leticia
    27 jul 2022

    Estou indo pra Buenos Aires e bariloche daqui 3 semanas e queria usar a wester union e adorei o posto de vocês…

    Uma dúvida, vocês apresentavam RG mesmo para o saque? E mandavam saques sempre que precisam de mais dinheiro já que não pode mandar e sacar ais poucos?

    Outra duvida na hora de envio o meu esta pedindo telefone , mas vem com o código da Argentina, é isso mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.