Comida na Argentina: o que tem de bom?
Um dos fatores que nos levam a amar a Argentina é a comida. Um país onde carne, queijo, vinho e doce de leite são iguarias não tinha como ser diferente. Nesse post, resolvemos falar de comida na Argentina, as quais você deve experimentar, para que sua ida ao país seja recheada de delícias.
- Alfajor
Hoje já é mais popular aqui no Brasil, principalmente com a chegada da Havanna (uma das principais redes de café de lá). Para quem ainda não conhece, o alfajor é um biscoito/bolacha, normalmente coberto de chocolate ou açúcar, com diferentes recheios. O mais tradicional, sem dúvida, é de doce de leite. Há alfajores para todos os gostos e bolsos. Nós gostamos muito dos alfajores da Cachafaz e da Abuela Goye.
- Morcilha
Confessamos que este não é um dos nossos favoritos, mas conhecemos bastante gente que gosta. A morcilla é uma linguiça, mas sua composição leva sangue. Inclusive, é o sangue que empresa a ela essa coloração bem escura. Quem gosta diz que ela tem um gosto levemente doce. Apesar de não agradar a todos, é um dos pratos típicos da Argentina que mais fazem sucesso.
- Provoleta
Praticamente em toda parrilla que você entrar, vai encontrar a Provoleta, que nada mais é um queijo provolone assado na parrilla. Por aqui somos amantes e sempre que podemos, pedimos. Sabemos que há versão dela com tomates e cebola.
- Panqueca de Dulce de Leche
Talvez seja nossa sobremesa favorita de todos os tempos. Uma massa bem fininha recheada com o maravilhoso doce de leite argentino. Tenho certeza que nem preciso escrever muito mais, porque você já está aguando…
- Medialuna
Provavelmente você encontrará medialunas no café da manhã do seu hotel, mas, caso não tenha, encontrará em qualquer cafeteria argentina. As medialunas sãouma espécie de croissant com uma cobertura doce. Quando bem feitos, são deliciosos. Um dos mais gostosos de Buenos Aires é do Café Mestre (confirmar*).
- Molho Chimichurri
Esse é o favorito do Luciano! Se deixassem, ele comeria isso todos os dias. O chimichurri é um “molho” feito com azeite e especiarias. Cada estabelecimento tem a sua própria receita, e uma das coisas mais legais é exatamente descobrir novas combinações. Uns são mais picantes, outros capricham mais em uma erva específica. Normalmente o chimichurri é servido junto a uma cesta de pães, mas também é muito recomendado comê-lo com a carne.
- Choripan
Esse é o famoso pão com linguiça. Muito popular e famoso no país, o choripan é sucesso para gente também! Nessa última ida a Buenos Aires comemos no Chorin e que gostoso! Existem várias combinações possíveis, mas fomos no clássico: pão, linguiça e chimichurri. Super aprovado!
- Parrilla
E, claro, não podia ficar de fora a famosa parrilla. Não é exatamente uma comida, mas um jeito argentino de assar carnes. Consiste numa técnica em que o fogo fica nas laterais ou ao fundo da churrasqueira, sendo a carne assada sobre brasas que são colocadas de forma inclinada, permitindo melhor controle da temperatura.
- Milanesas
As milanesas também são um prato muito comum na Argentina. Há até redes especializadas. É uma opção de refeição relativamente barata, mas, ainda, deliciosa. Normalmente vem acompanhada de batatas fritas. Não tem como errar.
- Empanadas
E, para fechar nossa lista, não podem ficar de fora as empanadas. São uma espécie de pastel, muito característico do norte do país, mas populares em toda a Argentina. Podem ser fritos ou assados. Não deixe de provar a de humita, um recheio à base de milho, a de queijo com cebola e, obviamente, a de carne. Em Buenos Aires, tivemos uma boa experiência no restaurante El Sanjuanino, na Recoleta.
E aí? Ficou com água na boca? A gente disse que um dos pontos alto eram essas comidas na Argentina, né? Nos conta qual desses é seu favorito aqui nos comentários? E veja mais posts sobre a Argentina. 😉