Como é a visita na ONU em Genebra
Quando compramos nossas passagens, de cara sabíamos que a visita na ONU em Genebra seria um dos passeios a fazer. Nós já tínhamos visitado a sede da ONU em Nova York e gostamos bastante. Portanto era só uma questão de adaptar/incluir no roteiro.
Nós fizemos a visita em um sábado de manhã. Não fizemos reserva ou coisa do tipo. Vimos no site que o horário da primeira visita era às 10:30h e nos programamos para chegar esse horário lá. Se não fosse a chuva e a descida no ponto errado teríamos conseguido. hehe! Nós descemos no ponto do ônibus que fica de frente para o monumento da cadeira, a Broken Chair, porém a entrada para o tour é uns 600m pra frente, em frente ao Museu da Cruz Vermelha, e com um ponto de ônibus quase na porta.
Chegamos por volta das 10:20h. Para entrar no prédio você precisa passar por uma segurança. É muito semelhante com a do aeroporto: raio-x e detector de metais. Esse processo demorou um pouco e portanto acabamos perdendo a primeira visita. Depois dessa segurança você faz uma espécie de check-in, onde precisa mostrar o passaporte (não aceitam cópias) e eles te entregam um crachá. E só então você compra seu ingresso. Por sorte, tinha um tour às 11h e acabamos fazendo esse. Esse tour foi em inglês mas há disponibilidade em francês, espanhol e mais outras 9 línguas. É bom verificar no site o horário delas porque acreditamos que seja bem limitado. O valor é de 12 francos suíços mas estudantes, idosos e deficientes pagam 10 francos. Crianças e adolescentes (6-18 anos) pagam 7 francos. Menores de 6 anos não pagam.
Ah, um detalhe importante é que pagamos a visita em euro. Eles faziam uma conversão de 1 para 1 e como tínhamos poucos francos suíços achamos melhor pagar em euro mesmo. Se quiser ver mais detalhes sobre o câmbio ou nossa viagem veja nosso post “Detalhes da nossa viagem para Suíça“.
O local onde você espera o inicio do seu tour é um saguão onde há uma lojinha, banheiros e água. É aqui também onde o tour termina. Nós não tivemos muito tempo no inicio então só vimos a lojinha do final mesmo. Nossa visita começou pontualmente às 11h.
Nossa guia era muito simpática. Ela começou explicando que a ONU tem 4 sedes (Nova York, Genebra, Viena e Nairóbi). A de Nova York é a maior em tamanho porém da sede de Genebra é onde há mais pessoas trabalhando. Continuou falando que cada sede é responsável por uma ou mais áreas de atuação das Nações Unidas. Em Genebra fica o Conselho de Direitos Humanos da ONU e o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos, entre outros órgãos.
Tivemos acesso a salas importantes do prédio como a Salle des Pas Perdus, onde tudo foi doado pelos países membros. O mármore do chão, por exemplo, era da Itália. Há bastante quadros e todo tipo de arte espalhado pelo prédio. A Assembly Hall é uma outra sala, uma das maiores, que tem capacidade para 2000 pessoas. Uma curiosidade é que os nomes dos países é diferente em inglês e francês e isso afeta na ordem dos assentos. Quando o evento for presidido em inglês, a organização dos assentos é feita com base no nome do país em inglês. Se for em francês, com o nome em francês. Um exemplo é a África do Sul: em inglês, South Africa, ficando seu representante sentado mais para o fundo da sala; em francês: Afrique du Sud, ficando o representante na primeira fileira.
Já na Council Chamber, a sala é voltada para conciliação, reuniões mais tensas. A sala tem todo um significado e inclusive a pintura do local é importante.
Nossa visita nessa altura já estava terminando. Ela durou uma hora, mais ou menos. E demos uma olhada na lojinha e aproveitamos para mandar postais para a família. Mandamos em Nova York e não podíamos perder a nova oportunidade, afinal, o prédio da ONU, mesmo estando na Suíça, é considerado um território neutro. 🙂
Caso você queira saber mais detalhes da visita na ONU em Genebra, acesse o site deles e veja todos os detalhes.
Veja mais da nossa viagem no Instagram (@blogviagemadois) através da #viagemadoisnasuica pois postamos várias fotos por lá!
Você já fez a visita na ONU em Genebra? E nas outras sedes? Tem vontade? Conta para nós nos comentários.
Bacana demais.Chegarei em Genebra em abril e gostaria de umas dicas. Ainda não reservei hotel, mas estou querendo o ibis.