Onde assistir fado em Lisboa: Adega Machado
Um dos elementos mais importantes da cultura musical portuguesa é o fado. Os shows de fado acontecem no país inteiro (embora haja pequenas diferenças no estilo de acordo com a região, o fado em Lisboa é certamente o mais conhecido a nível mundial), e estão para o país assim como o tango está para a Argentina. Depois de dez meses morando aqui sem ter ido nenhuma vez a uma apresentação, finalmente fomos conhecer e ouvir um fado em Lisboa. Escolhemos a Adega Machado por ela estar sempre destacada em diversos veículos como uma das melhores casas de fado da capital.
O fado é um estilo musical próprio de Portugal. Como vocês podem ver na foto abaixo, normalmente é uma pessoa cantando, acompanhada por um violão (ou guitarra clássica, como chamam na terrinha) e uma guitarra portuguesa. Na Adega havia ainda uma pessoa tocando contrabaixo. Também é conhecido por sua intensa melodia e pelas letras melancólicas, mas também há canções mais alegres. O fado é considerando patrimônio imaterial de Portugal. A fadista mais conhecida no Brasil certamente é Amália Rodrigues.
A Adega Machado fica no bairro alto, no coração de Lisboa. A região é conhecida pelas muitas casas de fado e pela vida boemia. O acesso é bem fácil, especialmente para quem está hospedado na região mais turística, como o Chiado. Nós fomos de Uber e descemos na porta. Na saída, no entanto, precisamos andar um pouco porque havia muita gente na rua e o carro não conseguia chegar até a Adega.
A casa funciona como um restaurante. Ao longo do seu jantar acontecerão diversas apresentações. O que mais chamou nossa atenção é que eram cantadas três músicas por vez, mais ou menos, com um intervalo entre 20 e 30 minutos entre as exibições. Isso foi ótimo porque não ficou cansativo hora nenhuma. Havia três cantores (duas mulheres e um homem) que se revezavam, todos com lindas vozes. São combinadas músicas mais dramáticas e lentas com outras alegres e divertidas. Em determinado momento os convidados foram chamados a formar o coro para uma das canções. Tudo é feito mesmo ao vivo, ali na nossa frente, não sendo utilizado nenhum tipo de gravação! E não dá para negar que o fado é contagiante. Parece que você entra na música…
Mas como falamos acima, a Adega é um restaurante. Você paga o seu jantar e, de quebra, ouve ao fado! 🙂 A taxa de espetáculo está incluída nos valores do menu. Eles têm uma consumação mínima de 27 euros por pessoa até as 22:30h, e de 17 euros a partir das 22:30h. As apresentações começam as 21:00h mas a partir das 19:30h o local já abre. Nós fizemos a reserva (via e-mail) para as 20h para chegarmos com calma.
Vamos falar de comida então? O cardápio é bem elaborado e o ambiente requintado. Nós pedimos um menu fechado que eles oferecem, com entrada + prato principal + sobremesa. O valor é a partir de 44 euros por pessoa, mas dependendo do seu prato o valor pode aumentar um pouquinho. A Rachel pediu o menu 4 ( Entrada: Cabeça de Xara, Croquete e Chutney de Ananás, Prato Principal: Caldeirada de Camarão e de sobremesa Folhadinho (massa folhada, mousseline, frutos do bosque e coulis de frutos do bosque).
Já o Luciano foi no menu 5 (Entrada: Croquete de Marisco com Arroz de Tomate, Prato Principal: Lascas de Bacalhau Confitado (lascas de bacalhau, ”palha” de batata doce, cebola frita, creme d’ovos, azeitonas pretas desidratadas) e de sobremesa Mil Folhas de Sericaia (mousse de canela, macaron recheado com compota de ameixa preta, streusel, puré de frutos do bosque).
Se você não quiser um desses menus, não tem problema. Você pode pedir a la carte. O pai da Rachel estava com a gente no dia e não quis pegar um menu fechado. Acabou montando um menu dele. De entrada ele pediu um caldo verde e uns bolinhos de bacalhau. Já de prato principal ele foi na caldeirada de camarão, mesmo prato da Rachel.
Achamos a comida muito saborosa e com uma apresentação linda. É uma experiência gourmet. Se não tivesse o fado já teria valido por si só. O destaque da noite foi a caldeirada de camarão. Apesar de vir sem acompanhamento, é muito temperada e saborosa!! Mas todos os pratos eram excelentes e o Luciano adorou o bacalhau. Não dá pra negar que eles tem uma pegada mais sofisticada!
Caso sua passagem pela cidade seja rápida e não dê tempo para um jantar, a Adega Machado tem uma opção que dura apenas uma hora (todos os dias, das 17h às 18h): o Fado Inside the Box. Trata-se de uma apresentação de 45 minutos, com degustação de vinhos e petiscos, mais um pequeno tour pelas instalações da Adega. Nós não fizemos esse tour mas acreditamos que possa ser uma boa opção para quem quer conhecer o fado em Lisboa e tem o pouca disponibilidade de tempo.
Se você estiver procurando um bom local para ouvir um fado em Lisboa, recomendamos a Adega Machado! Além da qualidade na comida, a música é excelentes. 🙂
Adega Machado
Rua do Norte, n.º 91 – Lisboa
Telefone: (+351) 213 422 282
Email: adegamachado@fadoandfood.pt
Site: https://www.adegamachado.pt/pt
Agradecemos a Adega Machado a cortesia.