Roteiro de um dia em Toledo – Road trip, dia 5

28 mar 2017

Nossa próxima parada: um roteiro de um dia em Toledo. Incluímos o município em nossa viagem por se tratar de uma cidade medieval e por ser uma escolha bastante popular para quem deseja fazer um bate e volta a partir de Madri. Dormir na cidade foi uma opção para economizar, já que o preço dos hotéis era significativamente mais barato que na capital espanhola. Desta forma unimos o útil ao agradável.

Veja nosso roteiro da road trip “Viagem de carro entre Portugal e Espanha“.

Saímos de Granada rumo a Toledo no fim da tarde. Chegamos à cidade medieval já à noite e fazia muitíssimo frio. Não tivemos dificuldade em encontrar o hotel, mas foi preciso deixar o carro em um estacionamento pago porque não havia vagas ali em frente. Exaustos, limitamo-nos a tomar um bom banho e dormir, pois no dia seguinte planejávamos conhecer a cidade e tomar o caminho de Madri.

Dia seguinte, café tomado, rumamos para a nossa primeira atração, a Antiga Mesquita Cristo da Luz. Ali descobrimos a pulseira turística, que oferece acesso a sete monumentos da cidade pelo custo de 9 euros. A pulseira pode ser adquirida em qualquer dos monumentos aos quais ela dá acesso. Decidimos, então, fazer o roteiro indicado no informativo que recebemos quando da compra da pulseira.

Como dito, nossa visita começou pela Antiga Mesquita Cristo da Luz. Diz a lenda que, quando da conquista da cidade pelos cristãos, o cavalo de El Cid parou em frente a então mesquita. No local teria sido encontrada uma imagem do Cristo iluminada por uma lamparina, mantida escondida durante o domínio muçulmano. A mesquita foi, posteriormente, transformada em igreja. Trata-se de uma joia da arquitetura hispano-muçulmana.

Roteiro de um dia em Toledo

Antiga Mesquita Cristo da Luz

Roteiro de um dia em Toledo

A pulseira

Nossa segunda parada foi na Igreja dos Jesuítas. O templo é relativamente simples quando pensamos na quantidade de ouro que vemos em outras igrejas espanholas, mas ainda assim muito bonito. Construída no século XVII, a Igreja de estilo barroco é considerada um marco da arquitetura da contrarreforma. A visita também é recomendável por causa das torres, liberadas ao público, de onde se pode ter uma boa vista da cidade.

Roteiro de um dia em Toledo

Igreja dos Jesuítas

Roteiro de um dia em Toledo

Vista da torre

Dali fomos caminhando para o Real Colégio das Donzelas Nobres, mas o monumento estava fechado para reforma. Segundo informação do site da empresa que administra a pulseira o monumento foi reaberto no dia 1º de março.

A seguir, o Monastério de São João dos Reis, mandado construir pelos reis católicos em ação de graças por terem vencido uma batalha em 1476. A obra possui estilo gótico, mas também apresenta traços neogóticos decorrentes de uma restauração ocorrida no século XIX. Curiosidade: parte do edifício foi destruído quando da invasão francesa em 1808.

Roteiro de um dia em Toledo

Monastério de São João dos Reis

Nosso próximo ponto de visitação era uma antiga sinagoga, cuja construção acredita-se tenha ocorrido no século XIII, posteriormente transformada na Igreja de Santa Maria a Branca. É um dos exemplares da arte moura na cidade.

Roteiro de um dia em Toledo

Antiga sinagoga e agora Igreja de Santa Maria a Branca

Roteiro de um dia em Toledo

Detalhes…

A Igreja do Salvador é outra antiga mesquita transformada em igreja. Acredita-se, no entanto, que ainda antes disso pode ter sido um templo romano ou uma basílica visigoda. Há na Igreja um espaço onde se pode observar o resultado das pesquisas arqueológicas.

Nossa visita a Igreja de São Tomé tinha por objetivo contemplar a famosa obra “El Entierro del Señor de Orgaz”, de El Greco. É considera uma das obras primas do artista nascido na Grécia e radicado na cidade.  O quadro, de fato, é muito bonito. Pena que não é possível tirar fotografias.

Duas atrações relevantes ficaram de fora do nosso roteiro: o Alcázar e a Catedral de Toledo. O primeiro, um palácio fortificado, recebe hoje o Museu do Exército, mas estava fechado no dia em que passamos pela cidade. O ingresso custa 5 euros. A Catedral de Toledo, a seu turno, é considerada uma das obras magnas da arquitetura gótica espanhola, mas os 12,50 euros cobrados para a visita nos desestimularam.

Terminado nosso passeio, fomos almoçar e tomamos a estrada rumo a Madri! O que acharam do nosso roteiro de um dia em Toledo? Deixe seu comentário aqui!


300x250

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois
Tags:

Veja também:

comentários

  1. Hélcio Velasco
    28 abr 2017

    Que pena que não foram a catedral, é lindíssima e perderam na minha opinião o melhor de Toledo. Os outros lugares eu também estive, são legais.

    • Rachel e Luciano Guedes
      01 maio 2017

      Pois é.. mas agora temos um motivo para voltar e a catedral não vai ficar de fora! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.