Como tirar o passaporte ou renovar

22 mar 2016

Como bons viajantes, nosso passaporte não anda fora da validade. Sempre estamos de olho pra não deixá-lo vencer e perder alguma oportunidade que apareça. Semana passada estávamos lá renovando o passaporte e perguntamos no Snapchat (nos segue lá também: viagemadois) se alguém gostaria de um post contando como tirar o passaporte ou renovar e muitas pessoas mostraram interesse. Por isso este é o assunto de hoje!

Em junho, embarcaremos para nossa próxima viagem, e dessa vez, o destino exige que o passaporte esteja com validade de, pelo menos, seis meses a partir da entrada no país. Isso é bem comum e serve de alerta! Ao verificarmos as datas, vimos que o passaporte da Rachel venceria em outubro de 2016. Como nossa viagem começa dia 28/06, ele não cumpria as exigências.

Um fato que merece registro é a Rachel ter recebido um e-mail da Polícia Federal avisando que já era possível renovar o passaporte. Bem legal! É bom ver os serviços públicos funcionando de forma eficiente.

Mas vamos ao que realmente interessa: como tirar o passaporte ou renová-lo. Nós colocamos as duas situações juntas, porque o procedimento é basicamente o mesmo.

Passo 1 – site da Polícia Federal

O primeiro passo para a renovação ou emissão do passaporte, é entrar no site da Polícia Federal. Nesse link, você encontra todas as opções que eles possuem como requerer a emissão, ver o andamento ou documentos necessários, passaporte de emergência etc. Tudo é feito pelo site.

Importante: se você vai emitir pela primeira vez ou renovar, você deve clicar no mesmo lugar: requerer passaporte (para brasileiros). É logo a primeira opção, o item 1.

Como tirar o passaporte ou renová-lo

A tela inicial do site da PF

Ao clicar nesse “requerer passaporte” abre-se uma tela onde haverá mais algumas informações. Será preciso confirmar que você quer emitir um novo passaporte. Dessa tela constam todos os passos que você precisa seguir. Depois de estar ciente de todas as informações, basta clicar em “solicite a emissão do passaporte” e uma nova tela será aberta.

Como tirar o passaporte ou renová-lo

A tela com todas as informações

Passo 2 – preencher o formulário online

O próximo passo é preencher o formulário eletrônico, na tela que abriu no fim do passo anterior. Se você reparar no print aqui embaixo, verá que ele tem quatro abas para ser preenchida. É só você ir preenchendo, clicar lá no final no “próximo”, e a aba seguinte abrirá. É simples e fácil. Basta ir colocando todas as suas informações.

Como tirar o passaporte ou renová-lo

Formulário eletrônico

A última informação é o “Local de Atendimento”. Aqui você deve escolher o posto de emissão onde fará ou renovará seu passaporte.  Como moramos no ABC tínhamos a opção de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Todos os postos ficam relativamente próximos aqui de casa.

Após o preenchimento de todo o formulário, abrirá uma tela com um protocolo de solicitação de documento de viagem. Nele vão estar suas principais informações.

Passo 3 – Emitir e pagar a GRU

Esse é passo mais dolorido.. hehe!! Hora de colocar a mão no bolso. Com o protocolo de solicitação também vem um boleto, a famosa GRU (Guia de Recolhimento da União). O agendamento só é feito após o pagamento. O passaporte nos custo 257,25 reais. A Rachel efetuou o pagamento na quarta-feira, dia 09/03, e no dia seguinte o agendamento já estava disponível.

Passo 4 – Agendamento

Agora é o agendamento. Como falamos, o nosso demorei um dia para liberar. Para agendar é simples também. Você entra no site da Polícia Federal (o mesmo do inicio). No item 7 dessa lista, tem “agendar atendimento” é só clicar. Abrirá uma tela avisando que o agendamento é feito somente após o pagamento da GRU. Clicando no prosseguir, abrirá uma tela onde você precisa preencher alguns dados, como CPF, protocolo e data de nascimento. Só depois disso que será aberta a tela para você agendar. Aí é só escolher o que melhor se encaixa nos seus horários.

Como falamos, nós pagamos a GRU em uma quarta feira, o sistema liberou na quinta e já tinha agendamento para sexta feira. A Rachel não pôde ir na sexta, e acabou optando pela quarta, dia 16/03.

Como tirar o passaporte ou renová-lo

Página que abre clicando no agendamento

Como tirar o passaporte ou renová-lo

Só inserir os seus dados

Passo 5 – Ida a PF

Ir até o local do seu agendamento na hora escolhida. É importante levar todos os documentos e você pode ver a lista completa aqui. Quando a Rachel foi, o local estava bem tranquilo e vazio. Sorte a nossa, porque acabamos cometendo um erro. Como a Rachel já tinha o passaporte com o nome de casada, achamos que não era necessário levar a certidão de casamento, pois a informação já estaria no sistema. Realmente estava, mas a certidão de casamento é obrigatória. O agente foi super atencioso e falou para irmos pegar a certidão, que não haveria problema, desde que retornássemos no mesmo dia. O Luciano correu em casa e tudo se resolveu.

Depois de tudo certo, a Rachel entrou em uma sala. Não tinha espera e foi direto para a mesa de um agente. Você precisa entregar todos os documentos. A pessoa  puxa seus dados no computador e confere tudo. Também vai pedir para você conferir. Depois você muda de “estação” e vai tirar a temida foto. Temida porque não tem jeito nenhum de a foto ficar boa, né? Hahaha! Mas, enfim, você está liberado.

O procedimento foi muito rápido. Em menos de 15 minutos já estava tudo feito.

CComo tirar o passaporte ou renová-lo

Fazendo snap =P

Passo 6 – pegar o passaporte

O sexto e último passo é ir retirar o seu passaporte. Deram um prazo de quinze dias mas em menos de uma semana já recebemos o e-mail dizendo que ele estaria disponível para retirada em até 24h.

Como tirar o passaporte ou renová-lo

Email que a Rachel recebeu

Resumindo: nós concluímos o processo todo em 15 dias. Desde o formulário online, GRU, ida a PF e retirada do passaporte. Vale lembrar que demoramos os 15 dias porque não podíamos comparecer antes na PF. Se não, o processo todo teria levado uns 10 dias. Achamos o tempo bastante razoável. E você? Ainda ficou com alguma dúvida de como tirar o passaporte ou renová-lo? Deixa aqui nos comentários que tentaremos te ajudar!

Vale lembrar que esse procedimento é para a emissão do passaporte comum.



Banner 300x250


Faça seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Reserve seu hotel no Booking ou Hoteis.com.

Alugue seu carro na RentalCars.


Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Snapchat: viagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois


Powered by Benchmark Email



Booking.com

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

comentários

  1. isadora
    23 mar 2016

    Muito útil essas informações! Obrigada!!!

  2. Minha experiência também foi relativamente boa…. Eles foram eficientes dessa vez, mas em outras demoraram bastante, acho que o padrão não é ser tão rápido assim !! Vocês deram sorte

    Ótimas informações

    • Rachel e Luciano Guedes
      24 mar 2016

      É verdade, Eliane. Você até me lembrou que uma vez fui renovar no RJ e foi bem difícil. Espero que eles estejam melhorando isso e todas as experiências sejam rápidas assim.. 😉

  3. Jhonathas da Silveira de Matos
    15 abr 2016

    Olá gostei bastante do seu blog, informações muito úteis. Tenho uma dúvida – com esse passaporte consigo ir para qualquer local. Quero marcar viagem para EUA e Portugal, com o mesmo passaporte eu viajo para os dois locais?

    • Oi, Jhonathas. Tudo bem? Com esse passaporte você poderá viajar para qualquer país com o qual o Brasil mantenha relações diplomáticas. No entanto, alguns países exigem vistos, como é o caso dos Estados Unidos. Outros países podem exigir um certo tempo de validade restante para o seu passaporte ou que você tenha tomado determinadas vacinas. Para saber as regras é preciso consultar o site da embaixada ou consulado correspondente. Para ir a Portugal a turismo só é preciso de passaporte válido com pelo menos 6 meses de validade restante. Abraços!

  4. Regiane
    03 fev 2017

    Muito útil e esclarecedora…
    Gratidão e boa viagem.
    Rê+Biel+Davi

    • Rachel e Luciano Guedes
      06 fev 2017

      Que bom que o post foi útil, Regiane. Ficamos felizes! Bjs 🙂

  5. Andrea
    10 fev 2017

    Olá!

    Fui consultar o andamento do meu passaporte no site da DPF e consta assim: O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaporte e estará disponível para retirada a partir da data prevista no seu protocolo.

    Vocês sabem me dizer se eu já posso retirar ou eu tenho que, obrigatoriamente, aguardar o email? Tô ansiosa porque minha viagem já está próxima e ainda preciso ver o visto.

    Espero que vocês vejam esse comentário e se puder me ajudar, agradeço muito.

    Sucesso ao site!
    Andrea

    • Oi, Andrea. Eu recomendaria você a esperar o email. Mas se tiver muita pressa e não for contramão, acho que não tem problema ir lá dá uma conferida. Mas, em regra, quando o email chaga, é quando o passaporte realmente chega! 🙂

      • laura
        24 fev 2017

        eaai, vc esperou o email ou foi lá? deu certo? to com a mesma duvida

        • walas lacerda
          03 jul 2017

          ola também estou como a mesma duvida, o e-mail ainda não chegou pra mim, más ao (consultar andamento) consta a mesma mensagem . “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaporte e estará disponível para retirada a partir da data prevista no seu protocolo”.

          • Yuri
            06 jul 2017

            Olá… eu tbm estou com a mesma dúvida…

          • Walas, já passou a data que está marcada no seu protocolo? Não sabemos como andam as coisas agora por conta da suspensão recente. O ideal seria você tentar entrar em contato com o posto onde fez a solicitação ou dar uma passada lá e conferir!

  6. jualnei dromehr
    29 ago 2017

    “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaporte e estará disponível para retirada a partir da data prevista no seu protocolo”.

    nao chegou email ainda…

    * no protocolo não tem data nenhuma de previsão,…

    • Rachel e Luciano Guedes
      06 set 2017

      Oi, Jualnei. Nós recomendamos você a esperar o email. Mas se tiver muita pressa e não for contramão, achamos que não tem problema ir lá dá uma conferida. Mas, em regra, quando o email chaga, é quando o passaporte está disponível!

      • Gisele
        09 nov 2017

        O que diz no email?

        Que chegou e pode ser retirado em 24h.

        Esse email recebi, mas o status no site não muda para disponivel para ser retirado.

        • Rachel e Luciano Guedes
          13 nov 2017

          Isso, Gisele. Fala que em 24h está disponível para retirada! Nós fomos depois das 24h e realmente estava pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.