Como usar o Transferwise – veja o passo a passo

14 dez 2016

Como contamos nesse post, “Estamos de mudança“, nós estamos morando em Portugal desde setembro. Uma das nossas maiores preocupações antes de vir para cá era a questão do dinheiro. Foi aí que conhecemos essa ferramenta que tem nos salvado. Hoje vamos fazer um passo a passo de como usar o Transferwise.

O Transferwise veio como uma salvação para a gente. Todo o dinheiro que recebemos dos nossos trabalhos é em real. E como transferir esse valor todo mês para Portugal da forma mais econômica possível? Foi aí que descobrimos esse serviço da Transferwise. Para quem não sabe, trata-se de uma startup que oferece serviços de câmbio com custos inferiores aos praticados por bancos e casas de câmbio.

E como funciona? É bem simples: ele “conecta” pessoas que querem fazer operações de câmbio opostas. Por exemplo: você quer mandar dinheiro para a Europa e uma pessoa quer mandar dinheiro da Europa para o Brasil. É como se vocês trocassem o dinheiro um com o outro, ou seja, como se você depositasse reais na conta dessa pessoa no Brasil e a pessoa depositasse os euros na sua conta na Europa. Claro que você não sabe com quem está trocando o dinheiro, mas a lógica é essa.

Um detalhe importante: para utilizar o Transferwise você precisa ter uma conta no destino. Nós abrimos uma conta no banco aqui em Portugal e só depois disso que conseguimos mandar o dinheiro para cá. Então se você quiser mandar dinheiro para os Estados Unidos, por exemplo, você precisa ter uma conta em um banco americano.

Agora que explicamos o que é, vamos ao passo a passo de como usar o Transferwise.

Passo 1 – Fazer um cadastro
O primeiro passo é entrar no site. No canto superior direito tem um “criar uma conta”. Basta você preencher todos os dados e se cadastrar pra continuar o procedimento.

Como usar o Transferwise

Tela principal, repare no canto superior a direta o criar conta.

Como usar o Transferwise

Você pode se cadastrar com Facebook ou com uma conta do Google.

 

Passo 2 – Enviar o dinheiro
Depois que você já tiver uma conta e estiver logado, é só clicar lá em cima em “Enviar Dinheiro”. Aqui que começa a parte de configurar toda a transferência. Assim que você clica no enviar dinheiro, abre uma tela para você preencher quanto de real que quer enviar. Aqui é onde você vai ver em quanto está a taxa de câmbio.

Como usar o Transferwise

Passo 2 que é configurar a transação

Passo 3 – Cadastro
O terceiro passo é identificar quem está enviando o dinheiro. Esse passo na verdade só vai aparecer quando da primeira utilização.  A partir da segunda o sistema já te reconhece e automaticamente passa para a próxima etapa.

Como usar o Transferwise

O Luciano já com o cadastro completo

Passo 4 – Conta de destino
Nese passo é onde você cadastra a conta de quem vai receber o dinheiro. Como o print abaixo, pode ser que você envie dinheiro de para si mesmo ou para outra pessoa. Um pai enviando dinheiro pro filho, por exemplo. Aqui será necessário cadastrar a conta da pessoa. É importante ter todas as informações corretas para que a transferência seja concluída.

Como usar o Transferwise

Cadastro de conta

Passo 5 – Confirmação dos dados
Essa etapa é muito importante! Confira se todos os campos estão corretamente preenchidos. Veja com calma. Qualquer erro nessa etapa pode fazer com que a transferência não seja concluída.

Como usar o Transferwise

Confira tudo com atenção

Passo 6 – Pagamento
Depois de conferir todos os dados, o site vai gerar um boleto para você pagar. É um boleto normal, de banco. Basta você gerá-lo e ir no seu banco fazer o pagamento. Normalmente. Nós, aqui, utilizamos o app de celular pra esse passo, mas se você preferir, pode ir até o caixa eletrônico ou o caixa do seu banco.

Como usar o Transferwise

Agora só gerar o boleto

Passo 7 – Espera
Agora vem o passo mais difícil, a espera… hehe!! Veja que na transferência que fizemos esse mês, ele nos deu um prazo de uma semana para o dinheiro cair na conta em Portugal. Recomendamos que você fique de olho pois, às vezes, o dinheiro cai na conta até um ou dois dias antes.

Só para dar um exemplo, nós fizemos essa transação do passo a passo no dia 01/12/16 e o dinheiro caiu na nossa conta portuguesa no dia 05/12/16. Eles passaram um prazo bem superior, mas como falamos acima, pode acontecer do dinheiro cair antes. 🙂

O bom disso tudo é que fizemos a transferência sem sair de casa. O dinheiro vai cair na nossa conta e pronto. Transação concluída!

Como usar o Transferwise

Pronto! Só esperar agora!

Como usar o Transferwise

Email para confirmar o pagamento do boleto

Como usar o Transferwise

Quando você receber esse email é que o dinheiro deve cair na sua conta muito em breve

Só a título de curiosidade: uma transferência de R$ 1000,00 pela WesternUnion, no mesmo período, resultaria em 235,06 euros (já com a taxa), contra 264,73  euros pela Transferwise (também com taxa incluída). Olhem o tamanho da diferença! E esse valor vai ficando ainda maior quanto mais dinheiro você mandar.

Agora a melhor parte ficou para o final! A cada transferência que fazemos o Transferwise cobra uma taxa. Afinal, eles têm que ganhar de alguma forma. Mas o melhor é que você pode convidar amigos para utilizar o site. E utilizando o nosso link para se cadastrar, você ganha uma transferência de até 500 libras grátis (o equivalente a 10 libras em taxas)!! Ou seja, se você gostou e já sabe como usar o Transferwise, que tal fazer sua primeira transferência gratuitamente? É só fazer sua transferia através do link do blog! Nós somos afiliados deles e agradecemos!

É importante lembrar que é uma operação totalmente legal. Mas não nos surpreenderíamos se daqui a um tempo tudo mude e o governo comece a taxar essas transações. Mas, enquanto isso, continuamos fazendo tudo certinho por aqui. Viu como usar o Transferwise é fácil?!  Mas, se ainda assim ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! 🙂



Banner 300x250


Faça seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Reserve seu hotel no Booking ou Hoteis.com.

Alugue seu carro na RentCars.


Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Snapchat: viagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/blogviagemadois


Powered by Benchmark Email



Booking.com

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

comentários

  1. Betania Costa
    04 mar 2017

    Olá, gostaria de saber sobre a transferência de dinheiro de Portugal para o Brasil, pois tenho conta no Banco do Brasil no Brasil, e queria transferir daqui para o Brasil. Como é o procedimento?

    Muito obrigada pela atenção.

    • Oi! O procedimento é o mesmo. Nós nunca fizemos mas conhecemos pessoas que fazem todo mês! 🙂

    • Caroline Gonzalez
      14 set 2017

      Cadastre-se através desse link Para não pagar taxa na primeira transação. Vc se cadastra e diz que quer mandar dinheiro para o Brasil. Depois de pagar a boleto em Portugal o dinheiro cairá na conta no Brasil. É super fácil.

  2. andri
    06 ago 2017

    Oi, como funciona a transferência grátis usando o link? Precisa pagar e depois é reembolsado ou eu faço a conta e já recebo “créditos” dentro do site? Fiquei com essa dúvida, parece bom demais pra ser verdade né!!

    • Oi, Andri. Tudo bem? Te enviei um email com convite. Esse link mudou e não está mais com o desconto. Mas te enviei agora. Você recebeu? Com ele o desconto já aparece na transferência, não tem reeembolso não. Você verá a taxa zerada! Qualquer coisa, avise! Abraços!

    • Caroline Gonzalez
      14 set 2017

      Eu uso todo mes e realmente funciona. É simples e seguro. Vc se cadastra e diz que quer mandar dinheiro para o Brasil. Depois de pagar a boleto em Portugal o dinheiro cairá na conta no Brasil. ou vice-versa. É super fácil. Você não paga taxa de transferência, na primeira vez, nem o IOF. O dinheiro vai limpinho. O que vc manda daqui cai lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.