De trem pelos EUA: Chicago

02 jun 2016

Assim que me mudei para Kansas City, uma das primeiras viagens que nossos novos amigos locais recomendaram era viajar para Chicago utilizando o trem que faz o trecho entre as duas cidades. Eu fiquei bem animada com a ideia, mas não sabia muito o que esperar, pois já ouvi falar maravilhas sobre os trens europeus, mas os trens americanos não são tão famosos assim. Hoje vou contar a minha experiência de andar de trem pelos EUA.

Planejei uma viagem para Chicago para o início de abril/2016 junto com a família. Como só tínhamos de quinta a domingo para essa viagem, decidimos ir de avião e voltar de trem (a duração da viagem de trem é de 7 horas). Mas antes de falar sobre a volta de trem, preciso contar como todos nós amamos a cidade!

Em 1871, a maioria das construções em Chicago eram de madeira, e em outubro daquele ano, um incêndio que se iniciou em um estábulo tomou conta da cidade rapidamente. Chicago ficou em chamas de domingo à terça, e calcula-se que 9km² tenham sido destruídos. O lado positivo dessa história triste, é que após o incêndio, foi feito um grande planejamento urbano para a reconstrução, e vários arquitetos renomados da época foram participar da reconstrução. Hoje a arquitetura da cidade é reconhecida mundo afora. E realmente, para cada lado que a gente olhava tinha uma construção diferente, com formas e arquitetura que a gente nunca tinha visto antes! Além de esculturas super modernas, como o The Cloud Gate, mais conhecido como The Bean pelo seu formato de feijão.

Chicago ainda esbanja cultura (destaque para o Instituto de Arte e Museu da Ciência e Indústria), beleza natural com o belo Lago Michigan (o Shedd Aquarium e o Navy Pier são os melhores locais para apreciar o lago e passear), e gastronomia (não deixe de comer as stuffed pizzas – pizzas de borda grossa).

trem pelo EUA

The Cloud Gate/ The Bean

trem pelo EUA

Um pouco da arquitetura dos prédios

trem pelo EUA

Vista do Lago Michigan estando no Shedd Aquarium

No dia de partir, seguimos para a Chicago Union Station para pegar o nosso trem! Aqui seguem alguns detalhes da nossa viagem de volta e acredito que seja o mesmo para viagens de trem pelos EUA:

Passagens: Foram compradas com antecedência através do site da Amtrak. Custou $67 o trecho por adulto, enquanto o voo de ida saiu por $102 trecho/adulto na cia Southwest. Havia opção de assentos comuns e assentos que viram cama (mais caros), nós compramos assentos comuns, uma vez que nossa viagem seria durante o dia (embarque às 15h e chegada às 22h). Uma pessoa da nossa família comprou passagens também, mas acabou não podendo ir na viagem. A Amtrak fez a devolução do valor integral da passagem e tudo foi resolvido facilmente pelo site! Enquanto a Southwest ofereceu um crédito de voo que só pode ser usado pela pessoa que comprou. Ponto pra Amtrak!

Conforto: Ao embarcar, já fiquei impressionada com o conforto dos assentos, bem largos, com ótimo espaço + apoio para as pernas, e reclinam bastante!

trem pelo EUA

Nessa foto dá pra ver um pouco como são os assentos

Disposição do trem: O trem era de 2 andares. No 2º andar tinha vagões de assentos, 1 vagão observatório com cadeiras viradas para fora e janelas gigantes para se apreciar a vista, e 1 vagão restaurante. No 1º andar tinha os banheiros, bagageiros e lanchonete.

trem pelo EUA

Vagão observatório

trem pelo EUA

Vagão restaurante

O que fizemos durante viagem: Ficamos um bom tempo descansando nos nossos assentos superconfortáveis, hahaha. Depois fomos para o observatório, nosso filho adorou ficar passeando ali e olhando pra fora, e a gente pôde ver de perto um pouco do “interiorzão” americano. Logo no início da viagem, um dos comissários de bordo do trem passou fazendo uma lista de reserva para quem quisesse jantar no restaurante, e nós reservamos uma mesa. Valeu a pena, a comida estava gostosa e de preço justo. As 7 horas passaram num piscar de olhos!

E as malas? Não teve check-in, você simplesmente deixa as malas no vagão bagageiro, inclusive o carrinho de bebê ficou lá. Admito que ficamos meio desconfiados e fomos umas 2 vezes lá embaixo conferir se estava tudo certo, e estava! Chegou tudo perfeitamente em segurança.

Pontos negativos: O trem parou no meio do nada por uns 30 minutos porque deu pane, hahaha, e a viagem certamente demorou bem mais do que a de avião que foi somente 1h e 30 min.

Resumo geral: Adoramos a experiência e pretendemos repetir!!!

trem pelos EUA

A estação de Union Station em Kansas City, por onde chegamos *

Eu sei que Kansas City talvez não esteja no roteiro da maioria que vem aos EUA, hahaha, mas a malha ferroviária americana é grande. Você pode fazer viagens na região da Califórnia, como São Francisco – Los Angeles, em Nova York, NY – Filadélfia, ou até NY – Orlando! Opções não faltam, e o trem é mais uma carta na manga para quem quer desbravar esse enorme e atrativo país! Portanto, viaje de trem pelos EUA, você pode se surpreender! 🙂

*Foto do Doug Wertman.

Banner 300x250


Faça seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Reserve seu hotel no Booking ou Hoteis.com.

Alugue seu carro na RentalCars.


Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Snapchat: viagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/blogviagemadois


Powered by Benchmark Email


Booking.com

Publicado por Sarah Monteiro

Sarah tem 29 anos, é Administradora, mas atualmente se dedica em cuidar do Pedro, seu primeiro filho. Desde 2015 mora nos Estados Unidos por uma transferência de trabalho do seu marido Lucas. O casal, que sempre amou viajar, está aproveitando para conhecer melhor o país. Eles mantêm um blog onde contam mais sobre a vida em Kansas City e as viagens que fazem com o Pedro, que já se tornou um pequeno viajante.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

comentários

  1. Marta
    22 jul 2016

    Boa tarde,

    Adorei a matéria. Muito boa, e voce é muito simpática!! 🙂
    Estou pretendendo ir visitar meu namorado no Kansas, Cidade do Kansas, e estou pesquisando como é a cidade e qual aeroporto proximo. Se puder me ajudar te agradeço.

    Att

    Marta

    • Sarah
      11 set 2016

      Marta,
      O aeroporto mais próximo é o KCI (Kansas City International), a sigla dele na hora da compra é MCI.
      A cidade é muito legal! Tem museus, parques e muitos restaurantes locais excelentes! A cidade tem vários bairros: Plaza, Crossroads, Crown Center, River Market, Power & Light District, Brookside, e cada um deles tem algum atrativo!

  2. RODRIGO M FARIA
    04 maio 2018

    Acaba se tornando uma boa opção comprar passagem para Chicago, pois são mais baratas do que para Kansas City, foi o que fiz. Meu irmão é de Kansas e me deu essa dica. Somando a passagem aérea RJ X Chicago mais o valor do deslocamento de trem de Chicago até Kansas, dá para economizar uma boa grana em relação a comprar passagem aérea RJ X KANSAS direto. Além de desfrutar dessa viagem legal de trem.

    • Rachel e Luciano Guedes
      28 maio 2018

      Obrigado por compartilhar conosco a dica, Rodrigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.