Onde comer em Belém
Somos apaixonados por boa comida. Como nossos dotes culinários são um pouco limitados, gostamos de ir a bons restaurantes e conhecer novos lugares. Também temos o hábito de assistir programas de culinária e foi assim que ouvimos falar sobre a maravilhosa cozinha paraense. Acreditem ou não, essa foi a verdadeira razão pela qual resolvemos visitar Belém. Neste post vamos falar sobre os lugares que visitamos na capital do Pará e sobre os sabores que conhecemos por lá. Separamos algumas dicas de onde comer em Belém.
- Lá em Casa
O primeiro restaurante que visitamos em Belém foi o “Lá em Casa”, que fica na Estação das Docas. É um estabelecimento voltado para a cozinha regional, o que vai permitir a você contato com os sabores típicos do Pará.De entrada pedimos o pastel de charque. E foi o que mais deixou a desejar. Foi bem fraquinho. Não valeu a pena. Para o prato principal, pedimos três degustações e um camarão do chefe. O menu degustação traz à mesa as seguintes delícias: patinha de caranguejo, pirarucu com molho de leite de coco, feijão na manteiguinha, caranguejo refogado, farofa de pirarucu, maniçoba e pato no tucupi. Além disso tudo, são servidos refresco e sorvete de cupuaçu.
O legal desse menu degustação é que você consegue ter contato com os pratos mais tradicionais do Pará, em pequenas porções, e já pode escolher o seu preferido para quando você for a algum outro lugar!
Não curtimos muito a maniçoba (é uma espécie de feijoada, mas trocando o feijão pela folha de maniva) e achamos o pato no tucupi um pouco salgado. Mas ainda assim valeu muito a pena, porque o resto estava sensacional!
A Rachel não pediu esse menu degustação. Acabou pedindo um prato, o camarão do chefe. O prato era grande (foto abaixo). Os camarões era bem gostosos mas a quantidade de arroz era desproporcional. Ficou na média.
A conta, incluindo dois refrigerante e quatro cervejas, totalizou 356 reais. Estávamos em quatro pessoas.
Site: http://laemcasa.com
Endereço: Estação das Docas, Galpão 2, Loja 4
- Amazon Beer
A Amazon Beer é a cervejaria mas famosa e premiada de Belém. O bar fica também na Estação das Docas, aonde fomos em uma noite de sábado. O foco do estabelecimento são os petiscos, mas também são servidos pratos principais e sanduíches. Nesse dia pedimos linguiça de metro, pastel porreta (recheado com charque e queijo), queijo de Marajó grelhado e tucunaré (um peixe de água doce). Tudo excelente!
Aproveitamos também para experimentar a famosa cerveja, que usa frutas regionais, como açaí e bacuri, na sua composição.
Recomendamos o lugar se você não estiver muito a fim de jantar e também se quiser um ambiente mais informal.
Endereço: Estação das Docas, Galpão 1
- Remanso do Peixe
Esse foi o nosso restaurante preferido em Belém. Fica um pouco afastado da região central, dentro de uma vila residencial, mas vale muito a pena ir até lá. Aqui são servidos pratos tradicionais à base de peixe. Nossa pedida foi a mariscada e a caldeirada de filhote. Ambos estavam simplesmente perfeitos. Ainda demos a sorte de encontrar o chef Thiago Castanho e tirar uma foto com ele!
Endereço: Travessa Barão do Triunfo, 2590 – Marco – Belém/PA
- Remanso do Bosque
Também de propriedade dos chefs Felipe e Thiago Castanho, o Remanso do Bosque tem um ar mais sofisticado. O restaurante é considerado um dos 50 melhores da América Latina, sendo o único brasileiro da lista fora do eixo RJxSP.
De entrada pedimos o famoso bolinho de queijo coalho com tapioca e linguiça de maniçoba (não se impressione com a cara feia, porque é maravilhosa). Para o prato principal, pedimos: a) pirarucu defumado no leite de coco, b) panela de camarão, c) filé marajoara e d) tambaqui do Amazonas assado na brasa. À exceção do tambaqui, que achamos um prato seco, recomendamos muito qualquer um deles.
Endereço: Rua 25 de Setembro, 2350 – Marco – Belém/PA
- The Nine Burger
Os hambúrgueres daqui são feitos com ingredientes regionais, como jambu, tucupi e maniçoba. Os sabores não são muito familiares ao paladar e é por isso que você precisa conhecer. Os frozens de frutas são perfeitos para o clima quente de Belém e algumas combinações são bastante curiosas. Certamente voltaremos ao Nine Burger em uma nova visita à capital do Pará.
Endereço: Rua Diogo Moia, 1114 – Umarizal – Belém/PA
- Sorveteria Cairu
Com lojas na cidade toda, a sorveteria Cairu já é parte do dia a dia do povo belenense. Acho que tomamos sorvete todos os dias durante nossa estadia em Belém, já que o calor incessante torna o sorvete ainda mais atraente. Dentre os diversos sabores, nosso preferido foi o que mistura açaí e tapioca.
Site: http://sorveteriacairu.com.br/
Endereço: Há diversas lojas em Belém.
Além dos lugares que indicamos, você precisa tomar um tacacá em uma das dezenas de barracas que oferecem a iguaria. Como havíamos experimentado em Marajó, acabamos não provando o tacacá belenense, por isso não temos um para indicar. O mais famoso é o Tacacá da barraca em frente ao Colégio Nazaré, na Avenida Nazaré.
Então aproveite sua estadia em Belém e bom apetite! Não deixe de compartilhar conosco suas dicas de lá e de contar como foi sua experiência nestes restaurantes.
______Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Snapchat: viagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois
Só digo uma coisa…. comeria tudo de novo!! Muito amor pela comida do Pará!