Um passeio pelo Centro do Rio de Janeiro
Para quem não sabe, o Rio de Janeiro é nossa terra natal. E não, não íamos à praia todos os dias. O Rio é muito mais do que as praias da Zona Sul. A cidade vem se esforçando para se consolidar como um destino cultural e o Centro é a prova que o Rio tem muito mais a oferecer para além de praias, Maracanã e Carnaval.
A nossa sugestão de roteiro começa pelo MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). Inaugurado em 1948 e com localização privilegiada no Parque do Flamengo ou, para os cariocas, Aterro do Flamengo, seu acervo é riquíssimo e relata o contexto econômico e cultural do Brasil do pós-guerra. O passeio é bem agradável e a vista pro Aterro é linda. Aliás, esta vista é uma das preferidas da Rachel. Perde-se o fôlego admirando a beleza da cidade maravilhosa.O ingresso custa 14 reais. Para maiores detalhes acesso o site do MAM aqui.
Saindo do MAM, pertinho, está a famosa Cinelândia. Ali temos, por exemplo, o Cine Odeon, último dos grandes cinemas construídos na região, o Palácio Pedro Ernesto (onde funciona a Câmara de Vereadores do Rio), a antiga sede do Supremo Tribunal Federal (hoje Centro Cultural da Justiça Federal). Os destaques, no entanto, ficam com a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal e o Museu de Belas Artes. Você não precisa entrar em todos, mas vale pelo menos admirar a arquitetura.
A Biblioteca Nacional é a sétima maior do mundo. Não precisa nem dizer que dá para passar horas lá dentro. Para se ter uma ideia, qualquer livro publicado no Brasil deve ter uma cópia enviada para lá. A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, das 9h às 20h e aos sábados, das 9h às 15h.
O Teatro Municipal tem um importante papel para o Rio de Janeiro. Diversos artistas importantes já estiveram em seus palcos. Recentemente foi visitado pelo Papa Francisco. Também foi palco de famosas orquestras e balés. Há opção de fazer visitas guiadas, que acontecem de terça à sexta, às 12h, 14h, 15h e 16h. Sábados e feriados, às 11h, 12h e 13h. O ingresso custa 10 reais. Para maiores informações acesse o site aqui.
O Museu de Belas Artes é um dos museus mais importantes do Rio. Seu acervo vem desde a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro. Atualmente possui mais de 15 mil peças entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras. Está aberto a visitação de terça à sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
Pausa para o almoço. Por se tratar de uma área comercial, há muitas opções de restaurantes com bons preços, mas a maioria deles não abre nos finais de semana.
Continue sua visita pelo Paço Imperial, que fica localizado na Praça XV. O edifício foi residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e chegou a ser casa do Rei de Portugal, Dom João VI, no século XVIII. É considerado um dos edifícios mais importantes do Brasil colonial. Atualmente funciona como Centro Cultural.
Suba a Rua Primeiro de Março em direção a Cinelândia e tome um café no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O ambiente é agradável e sempre há alguma exposição, além da excelente livraria. Funcionamento de quarta a segunda, das 9h às 21h. Para ver a programação completa acesse o site aqui.
Pertinho dali está a Igreja da Candelária. É uns dos templos da Igreja Católica mais famosos do RJ. Está associado a dois acontecimentos históricos: Comício da Candelária, movimento das Diretas Já, e a Chacina da Candelária, um massacre de moradores de rua ocorrido em 1993. A Candelária é uma das principais obras de artistas brasileiros do século XIX.
O MAR (Museu de Arte do Rio) é o mais novo museu da cidade. Novinho e com um ótimo acervo, é o tipo de passeio que nós adoramos. Com quatro andares sendo um totalmente dedicado a história da cidade, você também encontra exposições de arte contemporânea. O MAR funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. O Ingresso custa 8 reais, mas toda terça a entrada é gratuita. Para maiores informações acesso o site aqui.
Para quem quiser um programa mais popular, uma boa sugestão o SAARA, uma espécie de Rua Vinte e Cinco de Março carioca. É o grande Mercado Popular carioca. Aqui você encontra de tudo um pouco em suas mais de 600 lojas.
É certo que em apenas um dia você não conseguirá aproveitar todas as atrações. Não incluímos diversos outros pontos de interesse do Centro, como a Academia Brasileira de Letras e o Museu Histórico Nacional. Selecione aquelas que forem de maior interesse e aproveite! O Centro do Rio tem seu charme!
Nós utilizamos o site Nativoo. Ele faz exatamente essa parte de montar o roteiro. Nós usamos bastante a versão que eles tem para smartphone (Android e Ios) pois você consegue acessar offline.
E você? Tem alguma sugestão? Deixa aqui nos comentários.
______
Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois
E assine nossa newsletter aqui.
Sugiro a Confeitaria Colombo. Imperdível! Um dos pontos mais visitados e bonitos do centro da cidade. Local de encontro de Machado de Assiz e tantos outros. Vale uma parada para o café da tarde muito bem servido. Pra quem gosta de comer e tb come com os olhos, é uma tentação.
Sou carioca e adoro andar pelo centro. A história daquele lugar se confunde com a história do Brasil. Daria pra escrever um post enorme sobre suas ruas e prédios.
Um abraço a todos o/
Oi Cláudio! Realmente a Colombo é uma opção imperdivel! Valeu a dica! 😉