Dois dias em Veneza – primeira parte

29 abr 2014

No post de hoje vamos contar como foi nosso primeiro dia em Veneza: a chegada a cidade, a compra de chip para celular e nossa visita a Piazza San Marco.

Chegamos no Aeroporto Marco Polo, em Veneza, no dia 24 de janeiro, na hora do almoço. Ficamos ali no saguão esperando a irmã da Rachel, que vinha de Lisboa. Já ali existem diversas máquinas onde é possível comprar os bilhetes para utilizar o transporte público em Veneza. Decidimos comprar apenas o bilhete de ida até a cidade, ao custo de seis euros. Também existe a opção de comprar o bilhete de ida e volta, ao custo de onze euros.

Primeira foto em solo italiano

Primeira foto em solo italiano

Além do ônibus, há a opção de chegar a Veneza por meio de táxi aquático (o que logo desconsideramos em virtude do preço), além de transporte público aquático. Como estávamos com malas e as linhas aquáticas que partiam do aeroporto não passavam perto do hotel, optamos pelo ônibus mesmo.

Como ficaríamos apenas um dia e meio na cidade (já que passaríamos um dia em Verona), entendemos que não valia a pena comprar os tickets do vaporetto. Para quem não sabe, o vaporetto é o meio de transporte público em Veneza, uma espécie de barca pequena, que corta os canais da cidade. Quando você compra o bilhete do ônibus para Veneza, existe a possibilidade de incluir o acesso ilimitado ao vaporetto por determinado período de tempo. Além do preço ser salgado, sabíamos que se comprássemos os bilhetes acabaríamos ficando com preguiça de andar. Acabou sendo uma decisão sábia, já que Veneza é melhor explorada a pé!

As ruelas fascinantes!

As ruelas fascinantes!

Nossa selfie na Praça San Marco

Nossa selfie na Praça San Marco

Assim que você sair do aeroporto, verá as placas indicando os pontos de ônibus que saem em direção a Veneza e Mestre. Haverá umas máquinas amarelas onde precisará validar seu bilhete. Basta inseri-lo na máquina e ouvirá um barulho de autenticação mecânica.

Os ônibus saem, em média, de meia em meia hora, mas devido ao grande número de turistas colocaram ônibus extras. Não demorou muito e estávamos a caminho de Veneza.

O ônibus vai até a Piazzale Roma, já que dentro de Veneza propriamente dita não é possível a circulação de carros, ônibus e motos. Como nosso hotel ficava perto da Estação Santa Lúcia, não precisamos andar muito. Bastou cruzarmos a Ponte della Constituzione para estarmos em frente a estação de trem e dali mais uns 200 metros até o hotel. Também já falamos do hotel nesse post. Foi um pouco chato cruzar a ponte e seus degraus com as malas, mas nada que chegasse a ser um transtorno.

Fizemos o check-in no nosso hotel e logo fomos bater pernas. Caminhando pela cidade, paramos numa loja Wind (uma operadora de telefonia) e compramos chips para os smartphones. Eles ofereciam planos de dados ao custo de 25 euros, com 2GB de franquia e validade de 30 dias. O plano de 4GB saiu por 30 euros. Pediram apenas para tirar uma cópia do passaporte e os próprios funcionários configuraram o aparelho. Não vimos necessidade de fazer um plano de voz, já que pela internet é possível ligar para o Brasil por um custo muito inferior, quando não gratuitamente. Já falamos sobre isso nesse post.

Depois disso, resolvemos caminhar rumo à Piazza San Marco, o principal ponto turístico de Veneza. No caminho, uma parada rápida para o almoço.

Chegamos na Piazza San Marco já quase no fim da tarde. Iniciamos nosso roteiro pela Basílica de San Marco, mas fomos impedidos de entrar. Era preciso, primeiramente, deixar as mochilas em um depósito, numa rua lateral. Guardadas as mochilas e comprados os ingressos, entramos na belíssima igreja. Aproveite para ir até a parte superior e tirar fotos da praça de cima da igreja.

Piazza San Marco

Piazza San Marco

Piazza San Marco

Piazza San Marco

Na praça já a noite

Na praça já a noite

A praça ainda tem outros pontos muitos conhecidos de Veneza, como a Torre do Relógio e o Campanário.

Como era inverno, a noite caiu cedo e estávamos bem cansados da viagem. Decidimos retornar ao hotel. Aproveitamos para fazer uma parada em um mercadinho e economizar nas refeições. Compramos alguns produtos tipicamente italianos, como queijos, presunto de parma e biscoitos, além de água. A rede COOP tem várias lojas espalhadas por Veneza e o preço é bem em conta.

Assim terminamos esse primeiro dia em Veneza. Andamos muito e a primeira impressão foi encantadora.

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois

E assine nossa newsletter aqui.

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.