Visita ao Pentágono em Washington

09 abr 2015

Um dos principais prédios públicos de Washington (embora não fique propriamente em Washington) é o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Hoje o Pentágono abriga o comando das cinco forças militares americanas. O edifício é mundialmente conhecido, seja em razão dos inúmeros filmes que fazem referência ao lugar, seja por ter sido alvo dos atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001. Nessa última viagem (fevereiro de 2015) tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada por lá e vamos contar um pouco da nossa visita.

– Marcar a visita

Assim que decidimos ir a Washington, fomos pesquisar sobre a visita ao Pentágono.  Descobrimos que tudo era feito online. No site (acesse aqui), primeiramente você deve escolher o dia e o número de pessoas. Depois de selecionado esses dados, vai abrir uma outra tela onde irão aparecer as opções existentes para o período da sua viagem. Basta escolher a que você preferir.

Tela inicial para marcar seu tour

Tela inicial para marcar seu tour

Todas as opções existentes

Todas as opções existentes

Logo após eles pedem para você preencher alguns dados. Dentre eles é preciso colocar quantas pessoas irão e os nomes, números de passaporte, além de informar o tipo de visto. Depois dessa etapa, você deve aguardar a análise que determina se sua visita será autorizada. No site diz que se até o dia da visita o status for “pendente” ou “aprovado”, você pode ir, mas caso seu pedido de visita seja negado, você não poderá fazer o tour. Nós recebemos um email com um resumo da nossa visita e a confirmação do pedido.

Email de confirmação

Email de confirmação

No nosso caso mudaram o status para aprovado uns quatro dias antes. Não tivemos tempo para imprimir a confirmação, então levamos tudo no celular mesmo e não tivemos problemas. Você pode acompanhar o status do seu pedido através desse link.

Não foi preciso pagar nada. O tour é grátis só precisando mesmo desse agendamento prévio. As reservas só podem ser feitas no período de 14 a 90 dias de antecedência.

Resumindo: preenchemos tudo no dia 13/01 e atualizaram nosso status para aprovado no dia 29/01. Nosso visita foi marcada para o dia 02/02/15, às 15h.

– O tour

Chegamos com uns 40 minutos de antecedência, mais ou menos, e usamos o metrô. Você deve descer na estação Pentagon (linha azul ou amarela). Há um procedimento de segurança bem intenso antes de você entrar. Pedem seu passaporte, conferem nome por nome, fazem testes químicos na mão (acredito que para ver se você manipulou algum tipo de droga ou explosivo), passam suas coisas no raio-x e ainda encaminham os visitantes para  um detector de metais. Embora o procedimento seja bastante rigoroso, não é muito pior do que aquele já realizado nos aeroportos americanos.

 Fomos encaminhados para uma área de espera. Lá havia banheiros, uma lojinha de souvenires e um parlatório com o símbolo do Pentágono e o Departamento de Defesa, onde se pode tirar fotos (foto abaixo). Ali[as, este é o único lugar onde se pode fotografar. É expressamente proibido usar a câmera nas outras áreas do prédio.

Prontos para um pronunciamento oficial!

Prontos para um pronunciamento oficial!

Uns dez minutos antes do horário marcado é preciso fazer uma espécie de check-in em um guichê. Basicamente confirmar que você está ali aguardando pelo passeio.

Faltando uns 5 minutos para o horário marcado, todos são chamados e entramos em uma pequena sala onde os guias se apresentam, perguntam de onde as pessoas são etc. Aquele famoso quebra-gelo. Os guias eram todos militares. O guia caminha de costas o tempo inteiro, mantendo os olhos sobre os visitantes.

Passamos pelos corredores das áreas correspondentes a cada uma das forças (marinha, exército, fuzileiros navais, guarda costeira e aeronáutica).  Todas essas áreas eram parecidas com um museu, com painéis, objetos, e menções a fatos e pessoas importantes.

Um ponto interessante foi ver que o prédio é relativamente autônomo, já que há absolutamente tudo lá dentro. Há lojas de artigos de viagens, floricultura, uma farmácia da rede Walgreens, restaurantes, bancos, academia e por aí vai. Segundo nosso guia não é preciso sair de lá para quase nada.

Sem dúvida, a parte mais emocionante é a visita ao local atingido pelo avião utilizado no atentado terrorista de 11 de setembro. O guia nos mostrou exatamente onde o avião caiu e até onde o prédio foi destruído. Algo bem impressionante. Nessa área afetada hoje há um memorial às vitimas. Você consegue ver o quão triste e marcante foi e ainda é esse episódio para os americanos.

O tour demorou cerca de 1/1:30h e andamos (segundo eles) o equivalente a 4 quilômetros.

– Considerações finais

Sem sombra de dúvidas é uma visita que vale muito a pena. Mas achamos que só vale a pena mesmo para quem tem um nível de inglês muito bom. Nós éramos em três (nós dois e uma amiga), os três possuem um nível de inglês razoável e, ainda assim, perdemos muitas coisa.  Em algumas partes ficamos bem perdidos e sem entender do que se tratava. Nosso guia possuía um sotaque que dificultava a compreensão e falava muito rápido. Ficou um pouco maçante. Não sabemos se repetiríamos o tour em uma segunda visita a visita a cidade, por exemplo. As áreas visitadas, tirando onde o avião caiu, são áreas comuns e não tem nada de mais para ser visto. Mas para uma primeira visita a Washington é programa obrigatório!



Banner 300x250


Faça seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Reserve seu hotel no Booking ou Hoteis.com.

Alugue seu carro na RentalCars.


 

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois


Powered by Benchmark Email

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

comentários

  1. fabio
    08 set 2015

    ola pessoal, nao sei se vao conseguir me responder a tempo
    estou tentando agendar visita ao pentagono mas no lugar de e-mail ja vem um mail la
    como vou receber uma resposta sendo que esta este mail e nao consigo alterar.
    so esta parte que esta me deixando em duvida.
    espero que possam me responder a tempo
    desde ja obrigado

    • Rachel e Luciano Guedes
      15 set 2015

      Oi, Fábio. Entramos em contato via email! Abraços

  2. Vinicius Nepomuceno Silva
    13 out 2015

    Olá Raquel, tudo bem?

    Eu fiz o meu pedido de reserva, mas estava com o email de vocês no link do site. Eu completei a reserva, porém não consigo ver os meus dados da confirmação e saber se foi confirmado ou não.

    Vocês podem me encaminhar o email?

    Obrigado!

  3. Everton
    14 fev 2016

    Oi!

    Tive o mesmo problema.

    Nao percebi que o email vinculado era o de voces e acabei fazendo o pedido com ele.

    Por favor, podem me encaminhar o numero do pedido?

    Obrigado

    • Rachel e Luciano Guedes
      28 fev 2016

      Oi, Everton. Já te enviamos o email. Qualquer dúvida, só chamar.. 😉

      • FELIPE
        26 maio 2016

        Mesmo problema dos anteriores….como resolvemos?

  4. Daiane
    15 set 2016

    Olá Raquel!
    Cometi o mesmo erro que o pessoal. Fiz o agendamento há quase 2 meses e hoje fui tentar chegar a reserva e percebi o ocorrido.
    Você faria a gentileza de encaminhar a confirmação para o meu email?

    Muito obrigada!

    Abs
    Daiane

    • Rachel e Luciano Guedes
      19 set 2016

      Oi, Daiane. Que dia é a sua visita? Como já recebi alguns emails, preciso saber o dia que você agendou para te mandar. Se preferir, pode mandar pro email do blog que te respondo por lá: contato@viagemadois.com Bjs

  5. Heloisa Fetter
    18 set 2016

    Estamos querendo agendar uma visita at pentagono Mas ao preencher o questionario trancamos no numero do telefone que não aceitaram todos is algarismos ao escolher o estado as opcoes foram so de estados americanos e quando pediram o socian insurancy cheguei a conclusao que era um questionario so para americanos
    Como faco para encontrar o questionario para estrangeiros?

  6. Heloisa Fetter
    18 set 2016

    Na verdade o que eu não consegui foi clicar na opcao estrangeiros que vem no inicio do questionario
    Clico em cima e nao acontece nada
    Um abraco
    Heloisa

    • Rachel e Luciano Guedes
      19 set 2016

      Oi, Heloisa. Você já tentou trocar de navegador? Nós tentamos por aqui e parece normal. Não sabemos o que pode estar acontecendo.. =/

  7. maira r magini
    06 jun 2017

    Bom dia! Gostaria de uma ajuda sua.
    Usei o link acima para a visita ao Pentágono.
    Entretanto, quando fiz o cadastro, não apareceu a opção de colocar o email. Estava travado. Achei que depois apareceria. Entretanto isso não ocorreu. Fiz o cadastro todo e no final apareceu a mensagem que entrariam em contato conosco por email.
    Agora meu marido foi ver o site e percebeu que através do link, dá acesso ao SEU cadastro com um email rareis@… acho que é o seu, e por isso não consegui cadastrar o meu.

    Você recebeu um email com nossos dados? Poderia me repassar? Obrigada.

    • Rachel e Luciano Guedes
      09 jun 2017

      Oi, Maira! Já te enviei por email! =)

  8. Giselle
    29 nov 2018

    Prezados, favor rever o link utilizado para o agendamento. Só percebi depois de preencher que o email utilizado foi o cadastrado por vcs. Fiz novamente a solicitação e espero não ter problemas.

  9. Giselle
    05 dez 2018

    Prezados,
    Conforme os demais comentários, vcs poderiam, por favor, me replocar o email que provavelmente foi enviado para vcs?

  10. Giselle
    05 dez 2018

    Prezados,
    Conforme os demais comentários, vcs poderiam, por favor, me replicar o email que provavelmente foi enviado para vcs?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.