Voo de balão na Capadócia – Royal Ballon

09 fev 2017

Esse, talvez, seja o post mais difícil de escrever até hoje. Sabe aquele tipo de experiência que te deixa abobalhado? Sem palavras? Pois então foi assim com a gente no voo de balão na Capadócia. Acho que nunca vamos conseguir esquecer esse dia.

Tudo começou com o pacote que encontramos para a Turquia (contamos tudo nesse post “Nossas impressões e roteiro na Turquia“). Logo nos animamos a fazer o famoso voo de balão na Capadócia, pois o roteiro incluía uma visita à região. Decidir a empresa com a qual faríamos o passeio foi uma questão bastante pensada, já que não é o tipo de serviço em que se opta pelo mais barato. É preciso pensar, além do preço, na qualidade e segurança. Na época conversamos com a Jackie do Viaje Sim! pois eles tinham acabado de voltar de lá e ela nos indicou a Royal Ballon, a empresa escolhida por eles. Pesquisamos e vimos que eles tinham um dos sistemas de segurança mais avançados e o que mais havia na internet eram elogios à empresa.

468x60_reload-V2

Companhia decidida era hora de fazer a reserva. Nós não queríamos correr o risco de não ter vaga e mandamos um email. Eles nos responderam com uma tabela de preços informando que o pagamento em cash era 10 euros mais barato do que no cartão de crédito.  Resolvemos então pagar em espécie lá na hora. Para isso eles pediram que preenchêssemos uma ficha informando alguns dados como o hotel em que estaríamos hospedados, número de passageiros e um número de cartão de crédito como garantia para o caso de não aparecermos no dia. Até o dia anterior você pode cancelar sem multa, mas se não estivéssemos lá no dia eles debitariam o valor no cartão. Nada mais justo, né?!

Atenção: um detalhe importante é haver dois tipos de voos. Um que dura 60 minutos (Royal Queen Flight) e outro com  90 minutos (Royal King Flight). Nós escolhemos o de 60 minutos ao custo de 157 euros. Pagamos o valor referente a uma pessoa pois a Royal Ballon nos concedeu uma cortesia. Sim, é um valor alto. Mas antes de desistir veja as fotos e leia todo o nosso relato. Vale a pena! Garantimos.

O voo de balão na Capadócia começa pouco antes do nascer do sol. Ou seja, é preciso madrugar para fazer o passeio. A Royal Ballon marcou de nos pegar no hotel às 5:45h! Você vai sair cedo assim por dois motivos: primeiro porque as condições climáticas do horários são mais favoráveis ao balonismo e, segundo, porque está incluído no pacote um café da manhã no escritório deles. É ótimo porque senão seria necessário acordar ainda mais cedo para comer alguma coisa, em um horário em que os hotéis ainda não começaram a servir o desjejum. Teríamos que comprar alguma coisa no dia anterior e deixar no quarto. Mas enfim, não foi preciso nos preocupar com isso. O café da manhã é bem básico, nada elaborado, mas suficiente.

Enquanto você estiver no escritório fará o pagamento do voo e receberá os gorros e balõezinhos de brinde. Quando estiver no horário os grupos são encaminhados para as vans que levam aos balões. No nosso grupo havia oito pessoas. Saímos do escritório exatamente às 6:45h. Antes de subir ainda vemos os preparativos e somos orientados acerca de procedimentos de segurança.

Às 7:05h nós já estávamos dentro do balão, com o nosso capitão: Suat. Aliás, ele foi um show à parte. Super gente fina. Fez várias brincadeiras, conversou e nos explicou tudo (em inglês). Sem dúvida, passou ainda mais segurança. Sobre o voo não temos palavras. Foi algo incrível. Ver o sol nascendo, vários outros balões no ar e contemplar toda a beleza da região é de tirar o fôlego.

Voo de balão na Capadócia

O nosso balão quase pronto

Voo de balão na Capadócia

O sol nascendo atrás da montanha

Voo de balão na Capadócia

Os balões começando a subir

Nosso voo durou 1:10h. Isso acontece porque eles não tem um local específico para pousos. Segundo nos foi dito o balão é levado pelo vento e o piloto tem controle limitado durante esse processo. O capitão fica falando o tempo todo no rádio com um carro que vai acompanhando o balão por terra. Quando já é possível estimar onde o balão tocará o solo, o carro se posiciona e o pouco é feito sobre o veículo.

Sobre o pouso: ficamos um pouco preocupados por saber que o piloto não tem controle total do balão nesse momento e pelo fato de o Suat ter nos dito que poderia haver um pequeno impacto e ter até nos orientado sobre a posição recomendada para a aterragem. Chegando o momento ficamos todos na tal posição mas não sentimos absolutamente nada. Vocês têm noção? A gente não sentiu quando a cestinha tocou no chão. Foi incrível.

Um detalhe que achamos importante dividir é que o Luciano tem medo de altura. Ele estava meio receoso, mas decidiu fazer o passeio assim mesmo. Em nenhum momento ele se sentiu inseguro ou entrou em pânico. Acreditamos que muito disso é por conta da cesta ser bem alta, com a borda na altura do peito dos passageiros. Isso deu uma sensação de estabilidade. Por vezes ele esquecia que estava no ar.

Voo de balão na Capadócia

Um dos mimos que ganhamos, o mini balão.

Voo de balão na Capadócia

Nosso piloto

Voo de balão na Capadócia

Rachel só admirando a paisagem

Voo de balão na Capadócia

Nossa foto clássica

 

Depois que você pousa e acha que tudo terminou ainda tem um “grand finale”. Eles abrem um espumante, nós brindamos e recebemos uma medalha pelo voo. Achamos que esses detalhes fazem toda a diferença. Adoramos!!

O que nós podemos recomendar é que você faça SIM o voo de balão na Capadócia!! Foi umas das melhores experiências que já tivemos. Inesquecível!!!

Voo de balão na Capadócia 6

Brinde

Rachel com o último balão com ar

 

Agradecemos a Royal Ballon pela cortesia.

Você já voo dou balão na Capadócia? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários! 🙂

 



Banner 728x90

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.