Viagem de carro entre Portugal e Espanha
Em janeiro aproveitamos que a mãe e irmã da Rachel vieram nos visitar aqui em Portugal e resolvemos fazer uma roadtrip, ou seja, uma viagem de carro entre Portugal e Espanha. Foram dez dias entre os dois países e 4.100 quilômetros rodados! Foi uma experiência bem legal até porque nós não temos o costume de viajar de carro.
Vamos compartilhar tudo que aprendemos e vivemos nesses dez dias. Achamos que compartilhar por tópicos facilita a leitura. Espero que as dicas sejam práticas e ajudem vocês na sua primeira ou próxima viagem de carro entre Portugal e Espanha! 😉
- Aluguel do carro
Nosso primeiro passo foi alugar um carro. Como já relatamos no post “Como alugar carro na Europa” fizemos nossa reserva com a RentCars. Resolvemos pegar um carro maior já que fomos em quatro pessoas e cinco malas. E foi um acerto. Recomendamos para famílias. O tamanho foi exato e pudemos viajar com algum conforto.
A categoria de carro que pegamos foi “Ford Focus SW ou similar”, com a Keddy, que na verdade é a Europcar. Pagamos, no total, 800 reais por 20 dias de carro. E nessa tarifa estava incluído o seguro e km livre. Já alugamos carro algumas vezes com eles e nunca tivemos nenhum problema. Sempre tudo bem tranquilo e fácil.
- Roteiro
Esse, sem dúvidas, foi o item mais difícil. Desde a primeira vez que discutimos o assunto, até um dia antes de começarmos a viagem, mudamos de plano várias vezes. Foram muitas rotas planejadas mas no fim nosso roteiro ficou assim:
Dia 1: Coimbra – Évora – Sevilha
Dia 6: Madrid
Dia 7: Madrid
Dia 8: Madrid – Salamanca – Guarda
Dia 9: Guarda – Porto
Dia 10: Porto
Dia 11: Porto – Coimbra
(Conforme formos publicando os posts vamos colocando os links nos nomes da cidade.)
O roteiro foi puxado principalmente nos primeiros dias. O ideal era ter tido mais uns 2/3 dias. Acrescentaríamos um dia em Tarifa, sem dúvida, porque foi a cidade que usamos como base para fazer o bate e volta até Tânger, no Marrocos. Esse passeio foi cansativo e o trajeto até Granada foi longo. O ideal era ter dormido duas noites na cidade. E se pudesse acrescentar uma noite em Sevilha também seria melhor. Aí diríamos que seria o roteiro quase perfeito.
- Pedágios
Em Portugal a maioria dos pedágios funciona no esquema de pagamento por quilometragem. Você retira um ticket quando entra na rodovia e paga na saída da estrada. Com isso você acaba pagando uma vez só. Na Espanha a quantidade de pedágios é bem menor, mas o pagamento costuma ser picado, ou seja, você paga cada vez que passa por uma praça de pedágio. Em ambos os países aceitavam dinheiro e cartão nos pedágios.
Algumas estradas portuguesas têm pedágios de baixo valor (de 0,50/0,75 euros, no máximo). Neste caso não há cabine manual, apenas eletrônica, e quando você vê, já era. Quando devolvemos o carro soubemos que tínhamos 3 dias úteis após passar neles para ir a uma loja da CTT, os Correios daqui, e pagar esses pedágios. Para isso, é preciso a placa do carro. Nós chegamos a tentar ver, mas os três dias úteis já tinham passado. Nos explicaram que essa cobrança vai vir pelos correios com uma multa simbólica, de cerca de três euros. Até agora nada chegou para nós. Quando chegar, atualizamos aqui.
Se você quiser evitar essa ida aos Correios ou pagamento de multa, descobrimos que é possível comprar nas lojas da CTT o Via Verde Anônimo. Ele é pré-pago, ou seja, você carrega com tantos euros quanto quiser (preferencialmente quando alugar o carro, porque os créditos têm prazo para serem utilizados), e o valor do pedágio será debitado de seus créditos. O aparelho custa 30 euros.
Uma atenção especial quando chegar aos pedágios. Se você passar nas faixas exclusivas para quem tem o Via Verde (uma espécie de Via Fácil aí do Brasil), poderá ser multado. Escolha a cabine conforme o meio de pagamento. Algumas cabines só aceitam cartão e outras permitem o pagamento em espécie e dão troco.
No total gastamos 73,65 euros em pedágios na viagem de carro entre Portugal e Espanha.
- Multas
Infelizmente nós não saimos ilesos a elas… hehe!! Que a gente saiba, levamos uma em Madrid. E foi daquelas bem bobas, sabe? Estacionamos o carro em uma zona paga. Fomos pagar/pegar o ticket e na hora que colocamos as moedas, a máquina perguntava qual era a cor da zona que estávamos. Como o mapa que estava na máquina era impresso em tons de azul, o Luciano pensou que a zona era azul. Não percebemos que no chão havia uma faixa verde. Quando voltamos para pegar o carro lá estava uma multa no painel. Erramos a cor da zona. Estávamos na zona verde. A multa era de 60 euros, mas caso a gente não recorresse tinha um desconto de 50%. Nós procuramos saber como pagá-la mas não achamos muita informação sobre isso. Na locadora nos disseram que essa multa também vai chegar em casa. Estamos esperando. A irmã da Rachel, em outra oportunidade, levou uma multa na Bélgica e realmente foi notificada pelos correios e fez o pagamento com o cartão de crédito. Assim que tivermos mais informações atualizaremos o post.
- Estacionamentos
Nós não precisamos utilizar muitos estacionamentos. Em regra nós pegávamos hotéis com estacionamento grátis e deixávamos o carro parado o dia todo. Andamos pelas cidades de transporte público. Em Madrid, nosso hotel não tinha estacionamento então tivemos que achar um desses estacionamentos públicos. Nos custou 30 euros por dia. Não tinha como deixá-lo na rua porque eram zonas pagas e seria necessário trocar o ticket do carro a cada duas horas, o que para nós era inviável. O jeito foi pagar e deixá-lo quietinho lá.
No Porto o nosso hotel tinha estacionamento mas estava lotado. O hotel tinha convênio com um estacionamento público e pagamos 8 euros por dia.
- Postos de Gasolina
Diferente do Brasil, em ambos os países quem abaste o carro é você, não há frentista. Normalmente se paga adiantado e para isso você precisa, antes de começar a abastecer, pedir para a liberar a bomba. Para isso é só ir à loja de conveniência e pagar para o caixa o valor desejado.
Quando abastecemos no trajeto entre Tarifa e Granada, queríamos completar o tanque do carro. Para isso, foi preciso estimar um valor. Fizemos uma conta simples de 10 euros para cada e passamos 40 euros no cartão. Depois da bomba liberada, começamos a abastecer mas quando deu 34 euros a bomba parou. Forçamos um pouco e chegamos aos 35 euros. Como tínhamos pago 40, o atendente nos devolveu 5 euros, em dinheiro.
Em dez noites e onze dias, gastamos 196,58 euros em gasolina. Vale ressaltar que a gasolina na Espanha é mais em conta. O litro na Espanha custa em média 1,22 euros e em Portugal, 1,49 euros. No fim das contas essa diferença de 27 no litro impacta o orçamento da viagem.
Em Portugal, de modo geral, há postos de gasolina a cada 40km. Além disso, há lojinhas de conveniência e banheiros. São bem sinalizados e de fácil acesso. Já na Espanha, há alguns postos que são “fora” da rodovia. É preciso pegar uma saída e entrar em uma cidade. E nem sempre os banheiros são gratuitos. Alguns são dentro das lojas de conveniência e a utilização só é permitido caso consuma alguma coisa.
Não vimos muita variação no preço da gasolina na cidade e na estrada. E em todos eles o cartão de crédito era aceito.
Em resumo tudo ocorreu bem! Não tivemos nenhum tipo de problema mecânico ou acidentes. Graças a Deus. Nós gostamos muito especialmente de Sevilha e da ida ao Marrocos. Claro que todas as outras cidades possuem seu charme mas essas conquistaram nosso coração. Nos próximos dias vamos compartilhar os hotéis e o roteiro com mais calma. Fiquem ligados! 🙂
E vocês? Tem alguma dica ou dúvida para uma viagem de carro entre Portugal e Espanha? Compartilhe conosco aqui nos comentários!
Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa e leitor do blog tem 5% de desconto na Seguros Promo, basta usar o cupom VIAGEMADOIS5.
boa noite, otimas dicas .. agradeço. Uma pergunta.. como fizeram o trajeto de Evora a Sevilha ? qual percusso alguma sugestão de parada interessante neste trecho.. ou de local para alimentação.. Obrigado
Eder, nós não paramos em nenhum local específico entre Évora e Sevilha não. Fizemos só paradas em postos para esticar as pernas, usar o banheiro e comprar um biscoito. Almoçamos em Évora e jantamos em Sevilha. 🙂
Oi, gente! 🙂
Estou uma mega dúvida. Eu resido em portugal. Há 5 anos. Tenho residência, trabalho e sou casado com uma portuguesa. Eu posso ir para Sevilha com ela de carro, sem problemas?
Obrigado!
🙂
Se seu visto está certinho, não tem problema nenhum não. Pode ir tranquilo. 🙂
Boa Tarde! Aproveitando a experiência de vocês. Me diga uma coisa por gentileza, vamos ficar 20 dias na europa e desta vez resolvemos alugar um carro pra toda família também (7 pessoas). Vamos fazer Portugal e Espanha. Aluguei o carro em Lisboa e minha dúvida é a seguinte temos de informar que vamos a Espanha ou pode passar de um país ao outro sem problemas? Pergunto pois podem exigir alguma taxa extra por sair de Portugal? Grato!
Oi, Leandro! Precisa avisar sim. Algumas locadoras cobram uma taxa e outras não. Mas todas pedem para avisar quando você vai mudar de país.
Sabe informar qual o a media de valor pra essas taxas? Estou indo agora em abril e pela cotação no site fiz pegando o carro em portugual e devolvendo na Espanha o valor ficou mais de 2 mil reais pra 5 dias. Achei muito caro. Estava pensando em devolver em portugual mas ir a espanha com o carro e retornar. Mas pra isso gostaria de saber o valor da taxa.
Glauce, cada locadora tem um valor. Recomendamos que você veja a taxa antes de fechar o aluguel. Normalmente tem escrito nas linhas pequenas. Abs!
Parabéns pelas informações compartilhadas. Tudo bem explicado e detalhado.
Vou para Lisboa em junho e pretendo ir com a família toda (somos em 4 pessoas). Nossa ideia é alugar um carro e ir até Sevilha e Jerez e depois retornar por Évora para continuar explorando Portugal já que ficaremos 25 dias.
Pergunto:
Para cruzar a fronteira entre Portugal e Espanha existe algum controle ou precisa de alguns visto especial? ou apresentação das passagens de volta?
desde já agradeço
Atenciosamente
Luciano Piccoli
Oi, Luciano! Atravessar a fronteira entre os países é como mudar de bairro ou estado. Se você não ficar de olho nas placas nem percebe! É bem tranquilo! Só fique de olho se a sua locadora de carro cobra pra fazer essa “troca” de país. Algumas pedem só pra avisar, sem cobrança, e outras cobram uma taxa por dia. A última coisa que queremos são surpresas e em euro, né? Boa viagem!!
Segui diversas dicas de vcs, e tivemos uma otima viagem de carro entre Sevilha e Lisboa. Gostaria de deixar a sugestão para quem gosta de história cidade de Jerez de los Caballeros … Ultimo ponto de resistencia dos cavaleiros Templários… castelos e igrejas dos templários… Muito bem preservado… gostei!
Oi, Eder! Que legal receber seu feedback! Ficamos felizes que aproveitou as dicas! E obrigada por compartilhar a dica da cidade. Em uma próxima faremos a parada em Jerez de los Caballeros sim! Achamos super interessante! =)
Olá ! Estou achando as dicas ótimas, mas não entendi sobre chip de celular e hotéis cliquei e caiu na Booking.com onde está as dicas de vcs no caminho de Barcelona ! E lugares para comer pousadas
Oi, Paula.
Não fomos a Barcelona de carro e nem nessa viagem. Foi uma outra viagem por isso não tem nada sobre o caminho até lá. Temos algumas informações de Barcelona aqui:
https://www.viagemadois.com/busca?s=&local1=872&local2=873
Amei as dicas!!! Já conheço algumas cidades da Espanha e a que mais gostei também foi Sevilha…. Este ano pretendo ir a Portugal e depois ir até lá, Pr mim as informações foram extremamente úteis!!
Oi, Paula! Que bom que as informações foram úteis. E Sevilha é apaixonante, né? Já queremos voltar! 🙂
duas perguntas…vc alugou o carro por 800 reais? no meu simulado deu 3800 reais o mesmo veiculo por 15 dias…e vc saberia dizer se vale a pena ir de portugal para espanha por trem?
Oi, Kiko. Para qual período você está pesquisando? Nós pegamos em baixa temporada, até setembro os preços devem estar mais altos mesmo. Uma sugestão é ordenar sempre a pesquisa do carro pelos preços. Quanto ao trem nós nunca utilizamos. Mas de Coimbra para Madrid, por exemplo, o trem noturno custa uns 70 euros por pessoa. Se pesquisar, tem avião por esse valor. Abs
Olá! Vou aproveitar o seu roteiro, 🙂
Poderia tirar uma dúvida, como funciona para atravessar fronteiras de países com carro alugado na Europa? Obrigada!
Oi, Nathalia. Você só precisa avisar a empresa com quem alugar o carro. De resto não tem nada demais. É como se tivesse trocando de estado ou cidade. 🙂
Esta era minha dúvida.
Que bom que alguém perguntou.
Muito legal todas as informações.
Estou indo em maio para Portugal, e estou pensando em alugar um motorhome, e sair de Lisboa até Santiago de Compostela.
O que sabem deste meio de viajar?
Abraço, obrigado.
Olá viajantes. Suas dicas me encheram de coragem para ir de carro, eu e minha esposa, de Lisboa a Alicante, 913km. Meu medo é porque sempre viajei de avião e não tenho experiência nas estradas da Europa.
Com suas dicas de cartão pré pago dos pedágios e chip para google maps, acho que dá.
Para mim que não tenho experiência nesse tipo de viajem, o que é mais importante observar?
Obrigado e parabéns.
Oi, André! Que bom que curtiu o post! 🙂 Olha, em Portugal e Espanha são ótimos países para você começar. Você não terá problemas com placas ou comunicação. Eu diria para você ficar mais ligado nas portagens (pedágios) e lugares onde estaciona. Sempre verificar se é permitido, se é uma zona de pagamento etc. Esses são os itens mais “chatos”. De resto, você tira de letra! Tudo bem fácil e igual ao Brasil! 🙂
Olá, Rachel e Luciano. Antes de mais nada, parabéns pelo blog!
Pretendo alugar um carro na Espanha em novembro, atravessar parte de Portugal e voltar para território espanhol.
Sobre os pedágios:
Qual seria a melhor alternativa para pagá-los? O cartão Via Verde Anônimo pode ser comprado na Espanha e ser usado no pedágio de Portugal? Ou eu poderia comprá-lo na primeira praça de pedágio em Portugal?
Obrigado!
Oi, Alexandre! O Via Verde não funciona na Espanha. Acredito que a forma mais fácil seja ir pagando na cabine. Nós fizemos assim e foi bem tranquilo. Principalmente porque há menos pedágios. Abs!
Boa noite. Gostaria de saber se vocês tiveram que pagar alguma taxa a mais por deslocar de um país para outro.
Obrigada!
Oi, Mariana! Nós não pagamos porque alugamos na Europcar mas a Guerin, por exemplo, cobra 25 euros. Isso vai variar de locadora para locadora, é melhor verificar com a que você escolheu! 🙂
Oi! Uma pergunta, como é passar pelas fronteiras de Portugal/Espanha? Estamos indo em Janeiro e gostaríamos de ir de carro.
Obrigada!
*Ps: Adorei o BLOG. Parabéns!
Oi, Angélica! Atravessar a fronteira entre os países é como mudar de bairro ou estado. Se você não ficar de olho nas placas nem percebe! É bem tranquilo! 🙂
Olá! Uma dúvida sobre o preço do aluguel do carro. Está escrito “Pagamos, no total, 800 reais por 20 dias de carro”. Mas no roteiro, parece que foram 11 dias. É isso mesmo?
Oi, Rodrigo! Sim, ficamos com o carro antes em Portugal para conhecer algumas cidades! Depois de 9 dias so em Portugal que fizemos esse roteiro na Espanha!
Oi Rachel, Gostaria de Saber uma informação, estarei indo a Portugal estou pesando em fazer este roteiro, mais me surgiu a duvida se na Espanha posso me hospedar em hotel normal ou eu estaria lá ilegal por ter entrado por Portugal.
Oi, Nayara! Fique tranquila, você não terá problema com isso. Portugal e Espanha fazem parte do espaço Schengen, uma área de livre circulação que abrange diversos países europeus. Entrando no espaço por qualquer um dos países que o integram, você pode permanecer ou se locomover entre eles legalmente por até 90 dias.
Boa tarde
Me tira uma dúvida tô querendo ir a Portugal em abril mas estou querendo mora, depois de quanto tempo posso ir para a Espanha, pretendo arrumar emprego e mora lá tem como mesmo eu entrado por Portugal
Adorei seu blog
Oii. Legal o blog. Fiquei com uma duvida. Vocês avisaram à locadora que levariam o carro da Espanha para Portugal? Tiveram que pagar algo a mais por isso? Obriado!
Oi, Bruno! Nós não pagamos porque alugamos na Europcar mas a Guerin, por exemplo, cobra 25 euros. Isso varia de locadora para locadora, é melhor verificar com a que você escolheu!
Olá!!! Muito boa todas as dicas!!
Eu e meu namorado estamos programando nossa viagem de Ferias (25.12 a 17.01) Serão 20 dias de Carro entre Portugal, Espanha e Litoral da Franca (Nice e Monaco se der tempo)!
Para nosso conforto e visando diminuir maiores gastos com locomoção, optamos pelo aluguel de carro. Retirada e entrega em Lisboa.
A ideia e pegar o carro em Lisboa, e ir rumo norte ate Braga. (Não sabemos ainda se vamos em direção norte da Espanha, ou se vamos direto ate Madri. Me ajudem!!)
Ao chegar a Espanha temos muitas duvidas quanto a roteiros e quais caminhos seguir. (Ao certo queremos conhecer Madri e Barcelona)
De Barcelona gostaríamos de ir em frente ate o litoral sul da Franca, Nice e Mônaco.
A Ida seria pela Parte norte da Espanha e a volta pelo lado Sul, seguindo até Lisboa!
Perguntas:
20 dias e suficiente para os 3 países?
O que preciso saber para ir de carro ate a Franca (leis)?
Dicas de rota na Espanha (cidades imperdíveis.)?
Qual a melhor cidade para Passar a virada do Ano: Lisboa, Porto, Madri ou outra!?
Muito frio essa época do ano!?
Desculpa tantas perguntas! Se puder responder uma ou duas já me ajuda!!
Obrigada
Parabéns pelo Blog
Alice
Me ajudem Please!!
Oi, Alice!
Nós infelizmente ainda não tivemos a oportunidade de conhecer o norte da Espanha, mas dizem ser bastante bonito. Se vocês decidirem ir de Braga pra Madri, talvez valha a pena fazer uma parada em Salamanca, que fica no caminho. Pense em visitar Toledo, que fica bem perto de Madri.
Também não fizemos o trecho entre Madri e Barcelona, mas vimos que Zaragoza fica bem no meio do trajeto. Se você voltar pra Portugal pelo Sul da Espanha, aí tem várias cidades legais no caminho: Valencia, Málaga, Granada, Córdoba, Gibraltar e Sevilha.
Quanto ao tempo, 20 dias é bastante coisa, mas se você incluir muitas cidades pode ficar muito corrido. Seria bom você selecionar o que não pode deixar de visitar.
Quanto ao clima, é bastante frio no centro da Espanha nessa época, mas o sul tem um clima mais agradável. Viajamos em janeiro e pegamos temperaturas negativas em Madri e Toledo.
Com relação ao carro, só verifique se sua locadora não cobra nenhuma taxa adicional por você sair de Portugal com o veículo. Fique atenta às placas e pedágios. E sempre trafegue pela direita. Use as demais pistas somente para ultrapassagem.
Por fim, quanto à virada de ano, acho que nenhuma destas cidades têm tradições de grandes festas. Considerando que dia 31 corresponde a 1/3 da sua viagem, talvez valha passar a virada em Madri ou Barcelona.
Usando o Post acima, gostaria de perguntar se neva muito nesta época? Da pra ir de carro sem medo de neve ou estrada parada?
Boa noite! Recentemente fomos de carro de Santiago para Buenos Aires e ficamos 3 horas para passar na fronteira. Há revistas no carro e a demora é de enlouquecer! Há algo parecido na fronteira de Portugal e Espanha? Muito obrigado
Oi, Guilherme. Em regra não há postos de fronteira. Eventualmente os controles podem ser restabelecidos, como aconteceu na visita do Papa a Portugal em maio, mas normalmente a circulação é livre.
Bom dia! Gostaria de saber com que antecedência vocês reservaram o carro para esta viagem já que pagaram 800 reais por 20 dias de carro? Estou tentando reservar um carro equivalente pelo RentCars para 15 dias no final de abril/2018 e o preço está em torno de 2.000 reais.
Muito obrigado.
Oi, Pedro! Nós fechamos em dezembro de 2016 para utilizar em janeiro de 2017. Provavelmente é por conta da época. Janeiro é inverno e isso acaba fazendo os preços baixarem um pouco. Mas fica de olho que, as vezes, tem promoção! Abs
Olá! Estou indo para Madri de carro e gostaria de me hospedar no centro, mas li que o estacionamento nessa área é restrita a moradres. Tem alguma garagem perto do hotel em que ficaram? É possível parar com o carro em frente ao hotel para descarregar as malas?
Marcia, não foi possível parar com o carro em frente ao hotel não. Como ficamos bem no centro, a rua do hotel era só para pedestres. Nós paramos o carro na rua no primeiro dia pois já chegamos no fim do dia. E no dia seguinte colocamos em um estacionamento bem próximo! Foi tranquilo. Não tínhamos muitas malas.
Muito legal a viagem de vcs e melhor ainda compartilharem com a gente. Gratidão!
Eu e meu namorado vamos no dia 30/12/17
Queremos conhecer Portugal do Sul ao Norte e atravessar a fronteira para Espanha também. Temos 15 dias! Estou pensando em alugar um carro ou um motorhome.
O mothorhome bao
Precisaria de hotel, mas fico preocupada quanto a estacionamento. E se formos alugar um carro teria que reservar hotel ou posso chegar na cidade e fazer o check in na hora? O que vc me aconselha?
Oi, Catiane! Nós deixamos alguns dias em aberto, até mesmo para ter um roteiro mais flexível. O que fazíamos era entrar aqui no blog, ver através do Booking quais eram os hotéis disponíveis para aquela cidade naquele dia e assim fazíamos as reservas. Nós sempre utilizamos o Booking como intermediário. Sobre o motorhome não temos como comparar porque nunca usamos e não sabemos como seria essa questão de estacionamento! 🙂
Oi Rachel, vou fazer uma viagem na primeira quinzena de março para Portugal e Espanha. Fiz um roteiro de 3 dias em Lisboa, 3 dias em Porto, 1 noite em Toledo , 2dias em Cordoba, 3 dias em Sevilha e mais 4 dias em Lisboa.
As minhas dúvidas:
Pensei em ir a princípio para Porto de trem e voltar para Lisboa onde alugaria um carro para fazer a Espanha. Se eu fosse com carro pra Porto e de lá seguir para Salamanca e depois Toledo, eu ganharia um dia, porém estou com medo de pegar neve na Serra da Estrela ou por trás dos Montes. O que vc acha, seria muito arriscado sair de Porto de carro? Como são as estradas por lá? Se eu for de Lisboa para Toledo, vou passar por Évora e Cáceres no caminho. Se for por Salamanca, passaria na volta por essas duas cidades saindo de Sevilha ou irei voltando pelos lagos para Lisboa onde entregarei o carro. O roteiro me parece tranquilo, mas estou preocupada com as estradas e temperaturas baixas, o que vc me aconselha?
Renata, tudo bem?
infelizmente não sei te dizer como ficam as estradas em caso de neve, porque não chegamos a enfrentar nevascas durante a nossa viagem. De todo modo, as estradas são muito boas. Acredito que sendo fim do inverno a possibilidade de nevar seja menor. Eu arriscaria já sair do Porto de carro.
Boa viagem!
Oi Raquel e Luciano,
Estou planejando viajar por Espanha e Portugal em Outubro, que pensamos viajar em outubro de 2018.
Parabéns pelo blog.
Eu gostaria de algumas recomendações.
– o pedágio pode ser pago com cartão internacional? ou é melhor pagar em euros?
– o aluguel de carro é mais conveniente fazer em Lisboa ou em Madri?
– gostaria de uma sugestão de hoteis que tem estacionamento em cidades como Madri, Toledo, Córdoba, Granada, Sevilha, Porto, Guimarães, Albufeira, que estou com idéia de pernoitar.
– o que vocês sugerem de incluir no aluguel do veículo? o básico incluído no preço? alguns seguros?
Olha é provável que eu incomode mais vezes vocês com perguntas.
Obrigado por compartilhar suas experiências.
Donarson
Oi, Donarson!
Pela ordem.
Sim, acredito que seja possível pagar o pedágio com cartão internacional. Achamos até mais prático. A vantagem de pagar em euros é que você não vai gastar com IOF e pode tirar a quantia do valor que você levou, evitando surpresas no cartão de crédito.
Quanto ao local do aluguel, vai depender do seu roteiro mesmo. O ideal é pegar e devolver no mesmo país, porque as taxas de retorno são bastante altas.
Quanto aos hotéis, recomendamos aqueles por onde passamos, como indicado nos posts sobre a viagem. Infelizmente não nos hospedamos em todas as cidades que você menciona e nem todos os hotéis em que estivemos possuem estacionamento.
Com relação ao aluguel, o ideal ideal mesmo é você incluir todas as coberturas possíveis. Em uma outra viagem tivemos de pagar quase 400 euros porque o vidro dianteiro do nosso carro trincou e nosso seguro era apenas o básico. Mas aí tem que fazer as contas e decidir o que você acha que vale a pena, porque os seguros completos podem ser muito caros.
Esperamos que você tenha uma ótima viagem!
Olá! Ótimas dicas.
Estou querendo fazer o trajeto Guarda / Madrid com minha esposa. O percurso é tranquilo? É minha primeira vez de carro na Europa!
Abraço
Rodrigo
Oi, Rodrigo. Tudo bem?
Nós fizemos o trajeto inverso, Madrid/Guarda. Foi bem tranquilo. Ainda paramos em Salamanca, onde almoçamos e passamos a tarde.
Boa viagem pra vocês!
Olá! Antes de mais nada parabéns pelo post! Bastante útil. Gostaria de saber qual o trajeto que fizeram entre Évora e Sevilha. Vocês passaram por Elvas e Badajoz?
Oi, Paulo! Tudo bem? Sim, passamos por essas duas cidades mas não paramos. Mas o caminho foi esse sim! 🙂
Olá, gostei muito das informações.
Em maio vamos viajar em 2 casais e fazer Espanha e Portugal. Estou alugando um carro no aeroporto de Madri e não encontrei nada no valor que vcs mencionaram. R$ 800 para 20 dias? Os carros SW ficam aprox. US$700 para. 12 dias.
Alguma dica para conseguir um valor melhor?
Queria saber a mesma coisa, não estou achando nd por menos de 3000 reais. Gostaria de saber se precisa de carteira de motorista internacional.
Cristina, para qual época? Essa reserva nós fizemos em baixa temporada, por isso o valor estava tão bom. Meio do ano é sempre mais caro mesmo.
olá, gostaria de saber como funciona para alugar o carro em um pais, Portugal e entregar o mesmo na espanha? Aqui no Brasil dificilmente é permitido alugar um carro em uma cidade e entregar ele em outa, geralmente é cobrado uma taxa altíssima pra isso. Vcs fizeram todo o percurso entre portugal e espanha com o aluguel do mesmo carro? é avisado logo na locação em portugal que será entregue na espanha? Isso teve um custo adicional? vc poderia me explicar como foi feito e como é pra atravessar de portugal para o país vizinho? é tranquilo?
Renata, se você for retirar um carro em um país e devolver em outro precisa informar tanto na cotação como na hora da retirada do veiculo. Você pode fazer isso sem problemas, porém podem ter taxas, dependendo da locadora. Como nós retiramos e devolvemos o carro em Portugal, nós não tivemos cobrança dessa taxa. Tem locadora também que cobra uma taxa de 25 euros só pra você poder sair do país onde alugou o carro. Sobre a travessia de um país para o outro não há nada além de placas. Se você não estiver ligada, provável nem ver que mudou de país. Abs!
Adorei esse post! Eu e meu namorado vamos fazer mês que vem Portugal – Espanha, mas sairemos de Lisboa e estamos vendo até onde na Espanha iremos, adorei o post do bate e volta até Marrocos! Que incrível, nem sabia que era possível e agora já quero muito hahaha
Nosso foco é mais o litoral, então acho que o roteiro é um pouco diferente 🙂
Que bom que gostou do post, ficamos felizes! 🙂 Até chegarmos em Tanger sabíamos muito pouco também.. hehehe!!
Ola! Obrigada por compartilharem conosco o roteiro e as dicas. Como vocês fizeram o deslocamento de Tarifa até Tangêr para visitar o Marrocos?
Oi, Larissa. Dá uma lida nesse post que tem o nosso relato completo. Bjs
https://www.viagemadois.com/bate-e-volta-para-o-marrocos.html
Olá.. adorei a abordagem do post. Vcs informaram um consumo na ordem de 197€ e uma km na ordem de 4000. Minha dúvida e se rodaram 4000km e se este foi a despesa de gasolina neste roteiro apresentado de 11 dias ou no total de 20 dias ?
Oi, Shirley. O total de gasolina gasto foi só nesses 11 dias. Os demais não entraram na conta.
Olá, muito bom o relato.
Vamos fazer uma roadtrip de 20 dias por Portugal/Espanha, também.
Como é o processo de imigração terrestre nas estradas para quem atravessa a fronteira de carro. Muito burocrático e demorado?
Oi, Vinicius. Tudo bem? Não tem nenhum tipo de imigração na fronteira. Atravessar a fronteira entre os países é como mudar de bairro ou estado. Se você não ficar de olho nas placas nem percebe! É bem tranquilo!
Olá, muito bacana o seu blog. Vai me ajudar muito pois estaremos em Portugal de 25/01 ate 08/02/19 e pretendemos ir ate a Espanha de carro, saindo de Setúbal.
Vou usá -lo para montar o nosso roteiro.
Obrigada e parabéns pelo blog.
Oi, Cristina! Ficamos felizes que o post te ajudou! Obrigada pelo Feedback! 🙂
Bom dia,
Estou pensando em fazer esta viagem , mas estou preocupada com as estradas . Corro o risco de pegar neve na estrada de madri para porto??
Oi, Rachel. Não sei que mês é a sua viagem. Chance sempre tem, se você for no inverno. Mas as chances são pequenas. Não é costume nevar em nenhum dos dois países.
Dia 31/01/19 sairei de Setúbal rumo a Sevilla e quero fazer esse bate e volta até Marrocos. Gostaria de saber quais as cidades que vou passar nesse itineário desde Setúbal até Sevilla e quais valem a pena entrar para conhecer um pouco. Vou reservar 5 dias da minha viagem para esse roteiro e queria aproveitar as cidades do percurso. Em quais cidades seria interessante pernoitar? Depois do bate e volta em Marrocos, devo voltar para Portugal ou teria alguma outra cidade legal para visitar? Obrigada.
Oi, Cristina. Olha não fomos de Setubal então não sei qual será o trajeto melhor para vocês. Mas de Sevilha fomos direto ate Tarifa, a cidade base pra fazer esse bate e volta. Não sei te dizer se teria alguma cidade legal no caminho. =/ De Tarifa nós fomos para Granada, mas é longe. Já pensou em Evora? Nós curtimos! Abs
Oi de novo. Deixei um comentário, pedido de ajuda lá no post sobre a ida ao Marrocos. Mas acabei encontrando também esse aqui e gostei muito. Poderia ter lido todos os comentários pra ver se minha dúvida já foi respondida também… Mas estou no trabalho, hehe. Há postos de controle de imigração na fronteira de Portugal com a Espanha?
Franklin, não há posto de imigração não. Se você não estiver olhando nem percebe que mudou de país.
Boa tarde , gostaria de saber do estado de conservaçao das estradas e se da para dar uma “pisada mais fundo” na velocidade .
Qual em média a velocidade máxima permitida ?
Muito legal e elucidativa as informações. Vou acompanhar sobre os hotéis.
Que bom que gostou, Meri! Ficamos felizes! 🙂
Boa tarde… excelente blogggg… Gostaria de saber se tem sugestão de parar numa viagem entre Granada e Lisboa… Uma vez que estamos voltando da Espanha e já fomos em Sevilha e Córdoba. Teen alguma sugestão? A viagem será meio longa… 740 km… Então gostaria de saber onde parar…. Se alguma cidade bonita no caminho.
Obrigada e beijos
Oi, Renata! Ficamos felizes que tenha gostado do blog.
Olha não fizemos esse trajeto então fica um pouco difícil de opinar.Talvez uma parada possa ser no sul de Portugal. Qual será a época da sua viagem? Faro, Portimão podem ser uma opção. Beijos
Pingback: Portugal: Uma viagem entre Lisboa e Porto | Across the Universe
Olá
Muito bom vosso relato.
Iremos nos próximos dias minha esposa e eu para Portugal e Espanha.
Alugamos um carro desde Porto, depois serão Coimbra, Lisboa, Sevilha, Madrid e Porto, com vários bate-volta a partir destas bases.
Minha dúvida é com relação às portagens eletrônicas. Em algum lugar vi que existem em Portugal, porém, não está claro se nas estradas em que tem esta cobrança eletrônica também têm ou não pedágios com cabine. Pelo que vi, não têm. Está correto?
Oi, Vagner. Tudo bem?? Na maioria tem sim a cabine para pagar mas há alguns pedágios que não, só tem mesmo a cobrança automática. Difícil saber se no seu roteiro terá só pedágios com cabine, mas acho que você deve acabar pegando uns automáticos. Abs!
Boa tarde ! Gostaria de saber se é possível alugar o carro em uma país e entregar no outro e qual a opção seria a melhor ? E vocês indicam começar a viagem pela Espanha ou Portugal ?
Obrigada desde já
Oi, Ana. Você pode sim alugar um carro em um país e entregar em outro. O problema é só a taxa de retorno que eles cobram. Costumam ser bem altas. E como varia de empresa para empresa, o ideal é você consultar na hora da reserva.
Nesse roteiro nós começamos e terminamos a viagem por Portugal.
Abs!
Olá, amigos! Eu e minha esposa iremos no inicio de Novembro à Salamanca e Madrid. É muito frio nesta época?
Outra pergunta: Como são os preços e opções de hotel em Salamanca?
Obrigado e parabéns pelo excelente blog.
Oi, Terres. Olha, sobre o frio não sabemos te dizer porque fizemos nossa viagem toda em janeiro. Mas acredito que novembro já comece a ficar mais frio sim, principalmente no fim do mês. Quando ao hotel de Salamanca, nós não hospedamos lá então não temos nenhuma dica de hotel! =/ Mas veja no Booking ou Hoteis.com as opções e preços, são os canais que sempre reservamos nossas hospedagens!
Booking: http://bit.ly/bookingviagemadois
Hotéis.com: http://bit.ly/hoteiscomviagemadois
OLÁ ! sua viagem foi inspiradora. Iremos utilizar varias dicas entre Evora e Tarifa. Tenho só uma dúvida a respeito de quais as estradas que voces escolheram para o trajeto. Pincipalmente entre Evora e Sevilha.
Obrigada.
Oi, Regina!! Nós fomos pela AP-4 e depois A381!! 🙂 Sempre seguimos o que o GoogleMaps nos recomendou.
Obrigada. Irei no início de março e também farei o bate e volta a Tânger saindo de Tarifa. Compramos pela FRS. Li no site que brasileiros não precisamos de visto de entrada ao Marrocos. Obrigada.
Obrigada. Irei no início de março e também farei o bate e volta a Tânger saindo de Tarifa. Compramos pela FRS. Li no site que brasileiros não precisamos de visto de entrada ao Marrocos. Quanto ao seguro viagem, é necessário algum especial? Obrigada.