Carnaval no Rio de Janeiro

10 out 2012

Um dos pontos fortes no Rio de Janeiro sem dúvida alguma é o Carnaval.  Se você pretende ir em 2013, aqui vão algumas dicas!

1. Carnaval de Rua

Ao contrário do que muita gente pensa, o Carnaval do Rio de Janeiro não se limita ao desfile das escolas de samba. O carnaval de rua vem ganhando muita força nos últimos anos. Centenas de blocos animam as ruas da cidade em clima de total descontração. O Cordão da Bola Preta, o maior deles, sai aos sábados de Carnaval, às 9h, na Avenida Rio Branco e chega a juntar dois milhões de pessoas.

Já nas semanas que antecedem o Carnaval a folia já toma conta da cidade. É possível aproveitar o carnaval de rua em praticamente qualquer lugar da cidade.

Neste link você encontra uma agenda preliminar para 2013.

Mais perto do Carnaval, os principais meios de comunicação e a prefeitura liberam agendas oficiais com informações mais completas.

 

2. Entendendo o desfile das escolas de samba

O Rio de Janeiro possui algumas dezenas de escolas de samba, algumas das quais você certamente nunca ouviu falar. Essas escolas são divididas em grupos, divisão semelhante a que acontece nos campeonatos de futebol.

  • Grupo Especial: é o grupo mais importante, a primeira divisão. As escolas do grupo especial desfilam na Sapucaí no domingo e na segunda-feira de Carnaval.
  • Grupo A: a partir de 2013, desfilarão na Sapucaí na sexta-feira e sábado de Carnaval. Congrega escolas tradicionais, vencedoras de diversos desfiles, mas que hoje estão fora da elite. A campeã ganha o privilégio de fazer parte do Grupo Especial.
  • Grupo B: desfila na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, no domingo de Carnaval.
  • Grupo C: desfila na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, na segunda-feira de Carnaval.
  • Grupo D: desfila na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, na terça-feira de Carnaval.

Além destes grupos, existem mais 4 grupos dos chamados Blocos de Enredo, que desfilam em diversos pontos da cidade. Para chegar ao Grupo Especial, o bloco precisa superar todas estas divisões, que nem de perto possuem o glamour e riqueza das grandes escolas.

3. Ingressos

Acredito que você quer mesmo é saber como assistir o tradicional desfile das escolas de samba.

O sambódromo é dividido em diversos setores. Há opção de camarotes, frisas, cadeiras e arquibancadas. O ingresso é mais caro ou mais barato conforme a visibilidade. As pessoas que já foram ao desfile afirmar que, embora os setores mais centrais permitam uma melhor visão do espetáculo, falta o calor humano dos setores mais populares (setores bem início e bem ao fim da Marquês de Sapucaí).

As informações como data de início das vendas dos ingressos e preços você encontra no site da LIESA.

4. Ordem de desfiles para 2013

Para 2013, os desfiles estão assim organizados:

  • Domingo: Inocentes, Salgueiro, Tijuca, Ilha, Mocidade e Portela.
  • Segunda: São Clemente, Mangueira, Beija-flor, Grande Rio, Imperatriz e Vila Isabel.
5. Acesso ao sambódromo
Por fim, como chegar a Marquês de Sapucaí?
Você vai perceber que a cidade fica toda voltada para os desfiles, com esquemas especiais de trânsito e transporte. Existem diversas linhas de ônibus que passam pelo Sambódromo e o táxi no Rio de Janeiro é mais barato que em outras cidades. Mas o meio mais efetivo, com certeza, é o metrô, com desembarque na estação Praça XI.

E você, já passou algum carnaval no Rio de Janeiro? Conte para nós!!

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois

E assine nossa newsletter aqui.

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.