Carnaval no Rio de Janeiro
Um dos pontos fortes no Rio de Janeiro sem dúvida alguma é o Carnaval. Se você pretende ir em 2013, aqui vão algumas dicas!
1. Carnaval de Rua
Ao contrário do que muita gente pensa, o Carnaval do Rio de Janeiro não se limita ao desfile das escolas de samba. O carnaval de rua vem ganhando muita força nos últimos anos. Centenas de blocos animam as ruas da cidade em clima de total descontração. O Cordão da Bola Preta, o maior deles, sai aos sábados de Carnaval, às 9h, na Avenida Rio Branco e chega a juntar dois milhões de pessoas.
Neste link você encontra uma agenda preliminar para 2013.
Mais perto do Carnaval, os principais meios de comunicação e a prefeitura liberam agendas oficiais com informações mais completas.
2. Entendendo o desfile das escolas de samba
O Rio de Janeiro possui algumas dezenas de escolas de samba, algumas das quais você certamente nunca ouviu falar. Essas escolas são divididas em grupos, divisão semelhante a que acontece nos campeonatos de futebol.
- Grupo Especial: é o grupo mais importante, a primeira divisão. As escolas do grupo especial desfilam na Sapucaí no domingo e na segunda-feira de Carnaval.
- Grupo A: a partir de 2013, desfilarão na Sapucaí na sexta-feira e sábado de Carnaval. Congrega escolas tradicionais, vencedoras de diversos desfiles, mas que hoje estão fora da elite. A campeã ganha o privilégio de fazer parte do Grupo Especial.
- Grupo B: desfila na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, no domingo de Carnaval.
- Grupo C: desfila na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, na segunda-feira de Carnaval.
- Grupo D: desfila na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, na terça-feira de Carnaval.
Além destes grupos, existem mais 4 grupos dos chamados Blocos de Enredo, que desfilam em diversos pontos da cidade. Para chegar ao Grupo Especial, o bloco precisa superar todas estas divisões, que nem de perto possuem o glamour e riqueza das grandes escolas.
Acredito que você quer mesmo é saber como assistir o tradicional desfile das escolas de samba.
O sambódromo é dividido em diversos setores. Há opção de camarotes, frisas, cadeiras e arquibancadas. O ingresso é mais caro ou mais barato conforme a visibilidade. As pessoas que já foram ao desfile afirmar que, embora os setores mais centrais permitam uma melhor visão do espetáculo, falta o calor humano dos setores mais populares (setores bem início e bem ao fim da Marquês de Sapucaí).
As informações como data de início das vendas dos ingressos e preços você encontra no site da LIESA.
Para 2013, os desfiles estão assim organizados:
- Domingo: Inocentes, Salgueiro, Tijuca, Ilha, Mocidade e Portela.
- Segunda: São Clemente, Mangueira, Beija-flor, Grande Rio, Imperatriz e Vila Isabel.
E você, já passou algum carnaval no Rio de Janeiro? Conte para nós!!
______
Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois
E assine nossa newsletter aqui.