Permissão Internacional para Dirigir (PID) passo a passo
Uma das maiores dúvidas que aparecem aqui no blog é sobre a necessidade da PID (Permissão Internacional para Dirigir). Em novembro embarcaremos para mais uma viagem aos Estados Unidos e como agora estão recomendando a PID, precisamos pedir a nossa. Para ajudar quem ainda tem dúvidas, resolvemos fazer um passo a passo.
A Rachel é a motorista oficial do casal e por isso emitiremos a permissão para ela, pelo DETRAN de São Paulo. Também fizemos um tutorial para o Rio de Janeiro já que a Ivana, mãe da Rachel, mora no Rio e também precisou solicitar a dela.
Vale lembrar que PID tem a mesma validade da sua carteira de motorista. Logo para realizar esse processo é necessário que a sua CNH esteja válida.
Para emissão em São Paulo
Passo 1 – dia 29/09
Entrar no site do Detran/SP (clique aqui). Logo na página principal tem link para você fazer um cadastro no site caso não o tenha ainda. Se ainda não tiver login, é preciso fazer um breve cadastro.
Passo 2 – dia 29/09
Você precisará preencher as seguintes informações: número de registro, CEP do endereço cadastrado e número do imóvel. Atenção: a PID será entregue no seu endereço cadastrado junto ao DETRAN. Se seu cadastro estiver desatualizado, faça a atualização antes de solicitar a PID.
Passo 3 – dia 29/09
Uma página de confirmação surgirá. Confira se seus dados estão corretos e confirme a solicitação.
Passo 4 – dia 29/09
Aparecerá uma tela confirmando a solicitação. Agora é preciso efetuar o pagamento da taxa junto ao Banco do Brasil ou Bradesco.
Passo 5 – dia 29/09
No site do Banco do Brasil, vá em pagamentos >> GARE – SP/CNH/PID. Na tela seguinte escolha o serviço 028 e a forma de pagamento. Salve o comprovante para o caso de eventual problema. Agora é aguardar receber a PID em casa.
Nossa PID chegou dia 10/10/2013. O processo todo levou 11 dias. Foi tudo prático, feito de casa, sem precisar comparecer em nenhum lugar.
Para a emissão no RJ:
Para a emissão no Rio de Janeiro, pegamos como exemplo a Ivana, a mãe da Rachel, que também viajará conosco. Notem que o valor a ser pago é bem diferente, e o processo também.
Passo 1 – dia 23/09
Pagar o DUDA, código 204-6, no valor de R$ 101,77 (cento e um reais e setenta e sete centavos). O pagamento deve ser feito em qualquer banco após o preenchimento de um formulário no banco Bradesco.
Passo 2 – dia 25/09
Acesse o site do DETRAN. Clique em habilitação. Na tela seguinte, vá em “Permissão Internacional para Dirigir”. No campo “Procedimentos”, há um link para agendar a entrega da documentação. Caso prefira ir direto para o formulário, clique aqui.
Apenas os seguintes postos fazem a emissão da PID:
- Sede do Detran-RJ (Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja)
- Méier
- Santa Luzia
- Largo do Machado
- Gávea
- Jacarepaguá
- Petrópolis
- Teresópolis
É preciso esperar o pagamento entrar no sistema para realizar esse passo, portanto sugerimos que você espere 24h para pagamentos em dinheiro e 48h para caso tenha efetuado o pagamento em cheque.
Passo 3 – dia 26/09
Comparecer no dia e local indicado quando do agendamento com os seguintes documentos:
- original do documento de identificação contendo o registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade);
- original da Carteira Nacional de Habilitação;
- original do comprovante de pagamento da taxa de serviço.
- original do passaporte (somente se o país de destino tiver como pré-requisito a apresentação do passaporte).
A mãe da Rachel precisou voltar ao Detran pois na primeira vez que foi não levou um documento com o registro de naturalidade. Fique de olho!
Passo 4 – dia 27/09
Retornar ao DETRAN no dia indicado para retirar o documento. Caso você não consiga ir retirar seus pais ou filhos apenas que o podem fazer.
O processo todo foi realizado em cinco dias no RJ. Apesar da necessidade ir ao Detran o processo foi tranquilo, a Ivana não enfrentou filas e um ponto que nos chamou bastante a atenção: é bem mais barato do que em São Paulo. Todos os procedimentos foram rápidos.
Para outros estados, entre em contato com o DETRAN local.
Fotos: prints do Detran de SP e do RJ. ______Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois
E assine nossa newsletter aqui.
Quanto tempo demorou para o documento ficar pronto no Rio de Janeiro?
Oi Miguel, no RJ o documento ficou pronto em 5 dias. Abraços!
Vou pros EUA em janeiro fazer uma road trip com meu namorado.
Eu acabei tirando a International Drivers License. Qual a diferença entre ela e a PID?
Meg, acredito que seja a mesma coisa. Abraços!
Oi, me tira uma duvida, vc sabe se ainda é valido a CNH na Florida? Irei pegar um carro em Fort Lauderdale e devolver em Orlando, será que terei problemas?
Obrigado
Oi Caio, acredito que não terá problemas não. Nós sempre alugamos na Flórida só com a CNH mesmo. Abraços
Obrigado pelas informações, serão muito úteis para mim já q estou nos trâmites finais para minhas férias fora do país! Mas por outro lado é algo que de certa forma revolta por tamanha burocracia e por ter uma taxa tao alta pois, pra se ter uma idéia, uns amigos que vieram da Espanha passar férias aqui, pagaram 11 euros pela PID e conseguiram o documento na hora, ou seja, em 10 minutos eles entraram, pagaram, e foram embora com a permissão na mão!
Realmente Victor, esse valor cobrado também acho abusivo mas.. só nos resta pagar ou correr risco de não conseguir dirigir no exterior! Abraços!
Olá! A CNH é válida por 30 dias nos EUA. A PID é uma permissão para dirigir para quem pretende ficar lá mais de 30 dias? Obrigada.
Joana, a PID é um documento internacional para você dirigir no exterior. No caso dos Estados Unidos, cada estado tem a sua lei e e alguns deles exigem que até mesmo para periodos inferiores a 30 dias. Mas na Flórida, por exemplo, não há a necessidade da PID. Se quiser ler mais sobre assunto fizemos um post falando como dirigir nos Estados Unidos: http://www.viagemadois.com/2013/03/dirigir-nos-estados-unidos.html Abraços
Valeu pelas dicas sobre emissão de PID em SP. Belo trabalho!!!
Ficamos felizes com o seu retorno. Obrigada! 🙂