Dicas do leitor: Pantanal

27 mar 2014
A Priscila Resinentti, nossa leitora fiel, preparou mais um post recheado de dicas do Pantanal. Tá imperdível. Ela viajou com o marido em um feriado de 2013 e contou tudo. Bom, fique a vontade Priscila, a casa é sua! 😉

Em outubro é comemorado o dia dos professores. 2013 foi um ano bastante difícil para mim, especificamente o segundo semestre por toda a situação da greve municipal. Eu não aderi à greve em respeito aos meus alunos e sofri muita pressão por isso, mas o meu marido tem um olhar especial e sabia que eu precisava de algo para me animar. Então, em outubro, na semana do feriado do dia dos professores o Dudu me presenteou com uma inesquecível viagem ao Pantanal. Para uma professora de biologia qualquer possibilidade de contato com a natureza é algo restaurador!

Chegamos à Cuiabá (Mato Grosso) sexta-feira à noite. Depois de um dia de trabalho, fomos direto para o hotel descansar um pouco e, em seguida, fomos jantar. O hotel DeVille é maravilhoso em atendimento, infraestrutura, serviços e localização. Fica a 15 minutos do aeroporto!Fica bem pertinho de vários restaurantes e fast foods, além de ficar bem perto dos principais receptivos de turismo.

Fechamos os passeios com a empresa Confiança. Foi excelente!

No sábado, fomos conhecer o Pantanal, que é a maior planície alagável do mundo, composto por muitas espécies endêmicas, ou seja, que são exclusivas desse bioma. O pacote incluía diversas paradas para observação e fotografia das espécies, almoço, passeio de barco, pesca para alimentar jacarés e focagem noturna de animais.  O passeio dura o dia inteiro e nos deixa sem fôlego com tanta beleza ao redor! Vimos muitos animais como, por exemplo, inúmeras aves (tuiuiú, gavião, arara-azul), jacarés (filhotes e adultos), peixes (cascudos, paulistinha, dourado, pacu), jabuti, lagartos, cobra, lobinhos, quati, cervo.

Nesse dia, é importante levar uma boa máquina fotográfica para registrar cenas incríveis e usar roupas leves, protetor solar e se hidratar o tempo todo. A empresa disponibilizava água a vontade! Outra dica é verificar o período da seca e o período das cheias porque isso torna a dinâmica dos passeios e a as experiências diferentes.

Entrada: Transpantaneira

Casal de jaburu ou tuiuiú (ave símbolo do Pantanal)

Contato com gaviões

Lobinho se alimentando

Passeio de barco

Pescaria

O famoso jacaré pantaneiro

O sol se pondo no Pantanal Mato grossense

Contato direto com a natureza

focagem noturna da fauna

À noite, após um banho revigorante, fomos a uma lanchonete bem legal  e conhecida chamada Cachorrão. Juramos que foi o melhor cachorro-quente que já comemos!

No domingo, fizemos um passeio inesquecível à Nobres.  Essa região é famosa por seus rios de águas cristalinas e perfeitas para um bom mergulho. Parece com Bonito, mas ainda é pouco explorada, o que torna a região muito mais preservada e bonita. Para chegarmos lá, passamos por um bom trecho do Cerrado, dá até para apreciar a Chapada dos Guimarães. Há pausa para fotos!

Chapada dos Guimarães ao fundo

Nunca havíamos praticado mergulho em rio e ficamos surpresos com a tranquilidade e a beleza submersas. O nome do local já diz tudo: Reino Encantado.  Fizemos uma trilha bem leve e a flutuação foi no Rio Salobra. São mais de 35 espécies de peixes e mais de 600 nascentes.  Dá para ver a água nascendo embaixo da areia. Justamente por isso não podemos colocar os pés na areia durante o mergulho. Antes de fazermos o caminho subaquático, o guia nos deu um período de ambientação e treinamento. Depois, a sensação que temos é de vivenciar um mergulho dentro de um aquário!!!

Trilha até a nascente do Rio Salobra

Ponto inicial do mergulho

A empresa Confiança ofereceu todos os equipamentos para um mergulho seguro e um guia acompanhou o grupo durante todo o trajeto. Além disso, no pacote estava incluso o almoço, o mergulho no Aquário Encantado e a visitação à Lagoa das Araras. Ao entardecer, as inúmeras araras voam sem parar e dão um verdadeiro show. Essa viagem é para quem ama fugir da cidade grande, busca um lugar de contemplação, repouso e renovação em contato com uma bela fauna e flora brasileira!

Mergulho no Aquário Encantado

A linda Lagoa das Araras

As araras-azuis

No programa Mais Você do dia 8 de janeiro de 2014, passou uma matéria especial sobre Nobres e seus encantos. Clique aqui e assista a matéria.

Beijos e até a próxima viagem!

Priscila é professora de Ciências, Biologia e Ensino Religioso. Faz doutorado na área de Educação e ama ecoturismo! Dudu é analista de mercado e um apaixonado por viagens, principalmente as que envolvem praias e mergulhos!

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois

E assine nossa newsletter aqui.

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.