Dicas do leitor: Pantanal

27 mar 2014
A Priscila Resinentti, nossa leitora fiel, preparou mais um post recheado de dicas do Pantanal. Tá imperdível. Ela viajou com o marido em um feriado de 2013 e contou tudo. Bom, fique a vontade Priscila, a casa é sua! 😉

Em outubro é comemorado o dia dos professores. 2013 foi um ano bastante difícil para mim, especificamente o segundo semestre por toda a situação da greve municipal. Eu não aderi à greve em respeito aos meus alunos e sofri muita pressão por isso, mas o meu marido tem um olhar especial e sabia que eu precisava de algo para me animar. Então, em outubro, na semana do feriado do dia dos professores o Dudu me presenteou com uma inesquecível viagem ao Pantanal. Para uma professora de biologia qualquer possibilidade de contato com a natureza é algo restaurador!

Chegamos à Cuiabá (Mato Grosso) sexta-feira à noite. Depois de um dia de trabalho, fomos direto para o hotel descansar um pouco e, em seguida, fomos jantar. O hotel DeVille é maravilhoso em atendimento, infraestrutura, serviços e localização. Fica a 15 minutos do aeroporto!Fica bem pertinho de vários restaurantes e fast foods, além de ficar bem perto dos principais receptivos de turismo.

Fechamos os passeios com a empresa Confiança. Foi excelente!

No sábado, fomos conhecer o Pantanal, que é a maior planície alagável do mundo, composto por muitas espécies endêmicas, ou seja, que são exclusivas desse bioma. O pacote incluía diversas paradas para observação e fotografia das espécies, almoço, passeio de barco, pesca para alimentar jacarés e focagem noturna de animais.  O passeio dura o dia inteiro e nos deixa sem fôlego com tanta beleza ao redor! Vimos muitos animais como, por exemplo, inúmeras aves (tuiuiú, gavião, arara-azul), jacarés (filhotes e adultos), peixes (cascudos, paulistinha, dourado, pacu), jabuti, lagartos, cobra, lobinhos, quati, cervo.

Nesse dia, é importante levar uma boa máquina fotográfica para registrar cenas incríveis e usar roupas leves, protetor solar e se hidratar o tempo todo. A empresa disponibilizava água a vontade! Outra dica é verificar o período da seca e o período das cheias porque isso torna a dinâmica dos passeios e a as experiências diferentes.

 

Entrada: Transpantaneira

Entrada: Transpantaneira

 

Casal de jaburu ou tuiuiú (ave símbolo do Pantanal)

Casal de jaburu ou tuiuiú (ave símbolo do Pantanal)

Contato com gaviões

Contato com gaviões

 

Lobinho se alimentando

Lobinho se alimentando

 

Passeio de barco

Passeio de barco

 

Pescaria

Pescaria

 

O famoso jacaré pantaneiro

O famoso jacaré pantaneiro

 

O sol se pondo no Pantanal Mato grossense

O sol se pondo no Pantanal Mato grossense

 

Contato direto com a natureza

Contato direto com a natureza

focagem noturna da fauna

focagem noturna da fauna

 

À noite, após um banho revigorante, fomos a uma lanchonete bem legal  e conhecida chamada Cachorrão. Juramos que foi o melhor cachorro-quente que já comemos!

No domingo, fizemos um passeio inesquecível à Nobres.  Essa região é famosa por seus rios de águas cristalinas e perfeitas para um bom mergulho. Parece com Bonito, mas ainda é pouco explorada, o que torna a região muito mais preservada e bonita. Para chegarmos lá, passamos por um bom trecho do Cerrado, dá até para apreciar a Chapada dos Guimarães. Há pausa para fotos!

Chapada dos Guimarães ao fundo

Chapada dos Guimarães ao fundo

Nunca havíamos praticado mergulho em rio e ficamos surpresos com a tranquilidade e a beleza submersas. O nome do local já diz tudo: Reino Encantado.  Fizemos uma trilha bem leve e a flutuação foi no Rio Salobra. São mais de 35 espécies de peixes e mais de 600 nascentes.  Dá para ver a água nascendo embaixo da areia. Justamente por isso não podemos colocar os pés na areia durante o mergulho. Antes de fazermos o caminho subaquático, o guia nos deu um período de ambientação e treinamento. Depois, a sensação que temos é de vivenciar um mergulho dentro de um aquário!!!

Trilha até a nascente do Rio Salobra

Trilha até a nascente do Rio Salobra

Ponto inicial do mergulho

Ponto inicial do mergulho

A empresa Confiança ofereceu todos os equipamentos para um mergulho seguro e um guia acompanhou o grupo durante todo o trajeto. Além disso, no pacote estava incluso o almoço, o mergulho no Aquário Encantado e a visitação à Lagoa das Araras. Ao entardecer, as inúmeras araras voam sem parar e dão um verdadeiro show. Essa viagem é para quem ama fugir da cidade grande, busca um lugar de contemplação, repouso e renovação em contato com uma bela fauna e flora brasileira!

Mergulho no Aquário Encantado

Mergulho no Aquário Encantado

A linda Lagoa das Araras

A linda Lagoa das Araras

As araras-azuis

As araras-azuis

 

No programa Mais Você do dia 8 de janeiro de 2014, passou uma matéria especial sobre Nobres e seus encantos. Clique aqui e assista a matéria.

Beijos e até a próxima viagem!

 

Priscila é professora de Ciências, Biologia e Ensino Religioso. Faz doutorado na área de Educação e ama ecoturismo! Dudu é analista de mercado e um apaixonado por viagens, principalmente as que envolvem praias e mergulhos!

 

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois

E assine nossa newsletter aqui.

 

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.