Itália – alguns restaurantes

15 out 2012

Estive na Itália em julho de 2012 e fiquei impressionada com a culinária. Tá certo que isso já era previsível! Presuntos crus, as famosas massas, o saboroso tomate italiano, o indescritível gelato… Huuuummmm! Uma delícia! Na Itália, numa refeição culturalmente são servidos cinco pratos, sequencialmente: antipasto (bruschetta, prosciuto com melone, etc.), primo piatto (uma massa ou um risoto), secondo piatto (geralmente uma carne), contorno (acompanhamento: uma salada, uma batata, etc.) e dessert (a deliciosa sobremesa). Para nossos hábitos é muita comida! Se você não encarar os cinco pratos, sugiro que peça uma entrada e um primeiro ou segundo prato. E apesar de ler bastante que os italianos se ofendem se você dividir comida, não vi nenhuma cara feia quando compartilhei a refeição. Para beber, a sugestão é o vinho da casa. Me apaixonei pelo Lacrima Cristhi, vinho típico produzido nas proximidades do Vesúvio e facilmente encontrado na Costa Amalfitana. Estive em muitos restaurantes, mas alguns merecem destaque:

Il Fornillo, em Positano – Via Pasitea, 266,- Talvez a melhor fior di latte com prosciutto crudo que comi na Itália. O restaurante é agradável e tem uma vista encantadora.

Lo Sfizio, em Capri – Via Tiberio 7/e,- ele fica a uns 10 minutos a pé da piazzeta, mas vale a caminhada. É um ambiente agradável, com preços razoáveis (especialmente se considerarmos que os restaurantes de Capri são um pouco caros), espaço para crianças e uma saborosa culinária.

Il Gelato di San Crispino, em Roma (http://www.ilgelatodisancrispino.it/)– Via della Panetteria, 42, próximo à Fontana di Trevi (e outros endereços no site, inclusive no terminal A do aeroporto di Fiumicino) – Também apareceu no filme Comer, rezar e amar, mas pudera! Considerada a melhor sorveteria de Roma, faz fila numa portinhola próxima à Fontana de Trevi. Dentre os sabores que experimentei, o mais surpreendente é o de canela com gengibre.

0000

Gelateria Venchi, em Roma (http://www.venchi.it/) -A Gelateria Venchi tem diversos pontos em Roma e em outras cidades italianas, inclusive dentro do complexo Eataly (na parte dedicada aos chocolates, separado da sorveteria convencional), onde, além do sorvete, você pode comprar diversos tipos do tradicional chocolate italiano fabricado em Torino. Adorei o chocolate amargo.

Eataly (http://www.roma.eataly.it/)– conhecei o complexo Eataly quando estive em Nova Iorque, mas a filial de Roma é a maior do mundo. Localizado na Piazzale XII Ottobre 1492, vale a visita. Lá você encontra, além de restaurantes super saborosos, quarto andares dos deliciosos produtos da culinária italiana. Tem também espaço para aulas de culinária. Difícil sair de lá sem comprar nada!

541789_264515016987079_740997793_n

602307_264817323623515_1906733816_n

Renato e Luisa, em Roma (http://www.renatoeluisa.it/) – localizado na Via dei Barbieri, 25, próximo ao Campo di Fiori, o restaurante funciona no jantar, de 20h30 a 00h30, de terça a domingo. A rua é escura e você tem a impressão de que não encontrará nenhum restaurante por ali. Mas justamente por ser um lugarzinho escondido, longe do foco dos turistas, em ambiente familiar é que ele se destaca. O antipasto misto é simplesmente M – A – R – A – V- I – L – H – O – S- O. Vale também perguntar pelos pratos do dia e pedir uma indicação de vinho.

L’Antica Pizzeria da Michele, em Napoli (http://damichele.net/)– localizada na via Cesare Sersale, 1, no centro histórico, a pizzaria que Julia Roberts eternizou em Comer, Rezar e Amar já era referência em Napoli, indicadíssima por Sophia Loren. O movimento é gigantesco e o espaço é pequeno, então chegue cedo! A pizza é servida em dois sabores, Margherita e Marinara, com ingredientes especiais. Mas, cuidado! A pizza tamanho “normal” já é bem grande para uma pessoa. Eu quase não terminei a minha!

Caffe Positano – Na Via Pasitea, Positano – Este restaurante, no caminho para a praia em Positano, tem uma vista de tirar o fôlego!

Por Cristiane Pouey

 

 

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois

E assine nossa newsletter aqui.

Publicado por Cristiane Pouey

Cristiane Cantarelli Pouey tem 32 anos e é advogada pública federal. Começou suas viagens internacionais por Cuba, seguida de República Tcheca, Croácia e Hungria, para só depois conhecer clássicos como Estados Unidos e Itália. Gosta de destinos alternativos e de viajar por conta própria. Já conhece 17 países e está se esforçando para aumentar este número.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

comentários

  1. Anonymous
    15 out 2012

    Parabéns pelo Blog! Está maravilhoso!!! Abraços, Marcos Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.