Colômbia: como montar seu roteiro
Nessa última quinta feira fomos pegos de surpresa por uma promoção para a Colômbia. Eram incríveis 90 reais, ida e volta, por passageiro. Como vocês sabem, já fomos a esse país e nos encantamos. E como resistir a uma promoção dessas? Pois é, não resistimos! Com passagens emitidas para 30 de maio de 2015, começa novamente aquela pesquisa para montar roteiro. Acabamos não embarcando nessa viagem, infelizmente. Muita gente nos pergunta sobre dicas de roteiro para lá, então resolvemos concentrá-las aqui nesse post de como montar seu roteiro para Colômbia.
Visto e vacina
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. Também não é necessário passaporte, sendo possível entrar no país com uma carteira de identidade recente. Mas atenção: só vale a identidade (RG), não sendo aceitos documentos como carteiras profissionais ou de motorista.
Para entrar na Colômbia é necessário ser vacinado contra febre amarela. Não esqueça de que além da vacina é preciso emitir no aeroporto o certificado internacional de vacinação. Para mais informações veja esse post Vacinas.
Orçamento e dinheiro
Para qualquer viagem um dos primeiros passos é decidir quanto você pode e/ou está disposto a gastar. Para escolher um hotel é bom ter algo definido pois você achará diárias de 80 a 500 reais. Em Bogotá, bons hotéis não são caros, então se você não se planejar pode acabar se enrolando com alguma oferta.
Na nossa experiência em 2013, levamos reais, dólares, cartão de crédito e de débito. O cartão de crédito foi a melhor e mais econômica forma de gastar por toda a Colômbia. Mas caso não goste ou não queira utilizar o cartão, leve dólar e troque lá mesmo. Essa foi nossa segunda opção mais em conta. O real não valeu a pena. Se quiser saber mais sobre assunto, fizemos um post na Colômbia mesmo, contando nossa experiência. Acesse aqui Bogotá: transporte, câmbio e altitude. 😉
Transporte entra as cidades
A Colômbia tem várias cidades que são ótimas para nós, turistas. Em uma mesma viagem, por exemplo, podemos encaixar Bogotá, Cartagena, San Andres e Providência. Mas aí surge a necessidade de fazer todos esses deslocamentos. O ideal, mesmo, é ir de avião. O trecho entre Bogotá e Cartagena é operado, por exemplo, pelas conhecidas Lan e Avianca. O voo é bem curto, cerca de 1:25h. Como a Avianca é uma empresa colombiana, ela serve boa parte do país.
O ideal para economizar nesses trechos é se programar. No site do Kayak você consegue programar um alerta de passagens. Por exemplo: se você já sabe que vai fazer o trecho Bogotá x Cartagena entre os dias 15/01/15 e 19/01/15, é só configurar esse alerta e assim que as tarifas estiverem boas eles mandarão um e-mail. Nos prints aqui embaixo você consegue ver onde fica o botão para configurar o alerta e como fazer.
Quantos dias
– Bogotá
Nós recomendamos pelo menos quatro dias. Destes quatro, tire um dia, ao menos, para visitar a Catedral de Sal, em Zipaquirá, e mais um dia para conhecer o Centro Histórico. Aproveite o comércio e os bons restaurantes da capital colombiana. Veja mais aqui: Catedral de Sal – Zipaquirá, Museus em Bogotá e Bogotá: Cerro de Monserrate. Tem review do nosso hotel “Hotel Pestana Bogotá 100 – Review – Bogotá“.
– Cartagena
O número de dias em Cartagena dependerá do rumo da sua viagem. Caso seu único destino praiano seja Cartagena, aproveita para conhecer as ilhas do Rosário. Fique então uns quatro dias. Caso você não queira conhecer as ilhas, uns dois ou três dias serão suficientes.
– San Andres
Uns cinco dias aqui já está de bom tamanho. Mas caso você goste muito de praia, daquele que tem prazer mesmo, uma semana também é um bom tempo. Veja nosso post “San Andres – o mar de 7 cores“.
– Medellín
Nós não fomos e então fica difícil dar dica, mas o pouco que lemos sobre a cidade recomendam ficar pelo menos 2/3 dias.
– Providência
Como em Medellín nos baseamos em pesquisas. E na nossa pesquisa 3 dias são o suficiente para você ver tudo.
Atrações
O roteiro em si é a mais parte que exige mais trabalho. O ideal é você listar todas as atrações que deseja visitar, por cidades. Em seguida abra o Google Maps ou um mapa mesmo e tente se concentrar por regiões. Por exemplo: em Bogotá você consegue visitar o Museu Botero e, ao lado, está a Casa de la Moneda. Caminhando mais dois quarteirões você já chega na Plaza Bolívar onde está a Catedral de Bogotá, e por aí vai. 😉
Leituras
Um ponto bastante difícil para nós foi achar um guia da Colômbia. Os guias mais conhecidos, como o ilustrado da PubliFolha, não possuem uma edição sobre o país. O máximo que conseguimos foi um guia super simples da Editora Abril. O jeito foi pesquisar bastante em outros blogs. Alguns que foram bem úteis para nós foram: RêVivendo Viagens, Mochilando por aí e Wazari.
Só não esqueça dos golpes comuns e boa viagem! Garantimos que você vai amar!
Você consegue ver todos os nossos posts da Colômbia e se quiser ver mais fotos, procure no Instagram por #viagemadoisnacolombia 😉
Faça seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem.
Reserve seu hotel no Booking ou Hoteis.com.
Alugue seu carro na RentCars.
Nos siga no Twitter: @blogviagemadois
Instagram: @blogviagemadois
Snapchat: viagemadois
Facebook: https://www.
Olá boa tarde!!
Onde vocês acharam a promoção de R$ 90,00?
Estou super interessada! rs
Oi, Juliana! Nós achamos essas passagens em uma promoção semana passada da Avianca. Fica de olho no site Melhores Destinos pois eles sempre postam lá as dicas! 😉 Bjs
Queridos, boa noite!
Adorei o blog de voces!! Parabens
Estou indo a Colombia estudar o espanhol em Medellin, em uma universidade por 30 dias e quero se tuder der certo ficar mais tempo no pais e visitar os outros paises ao redor.
Gostaria de saber se voces tem alguma ideia de gastos diarios em COP. Hoje o dolar turismo ta na casa dos 2.80. Ainda sim eh vantajoso ja levar o dolar do Brasil e trocar por Pesos ? Ou se pode trocar dolares na colombia e depois trocar novamente por pesos? Pretendo usar no Pais os servicos do couchsurfing e posteriormente Hostel. Qual seria o meu gasto diario com alimentacao, transporte e lazer?
Outro assunto é com relacao a seguranca. Como o Pais esta hoje. O turista se sente seguro? E com relacao a golpes a estrangeiros? Voces tem alguma experiencia para contar? Ou que ja ouviram falar?
Enfim, tenho tantas duvidas ainda..rs Mas em marco estarei la!
Obrigado e abracos!!
Olá, Elton.
Bem, nossa viagem foi quase dois anos atrás, então não tenho muita ideia de como anda o custo de vida por lá. Acredito que, com o IOF para compras no cartão de crédito e de débito em 6,38%, a melhor opção é fazer o câmbio lá mesmo. Eu levaria dólares. Assim como o real, o peso colombiano também enfrenta desvalorização diante do dólar, então acho que o dólar alto não vai fazer muita diferença.
Em Bogotá e Cartagena nós usávamos táxi. As corridas eram bem baratas. Sei que em Medellin tem metrô, então deve ser mais barato se locomover por lá.
Com relação à segurança, não tive nenhum grande problema. Um taxista nos deu o velho golpe de trocar notas grandes por notas menores, mas nada que comprometesse nossa viagem (leia mais aqui: http://www.viagemadois.com/2013/02/bogota-transporte-cambio-e-altitude.html). Bogotá e Cartagena são cidades extremamente policiadas. Acredito que os cuidados não são muito diferentes do que os que devemos tomar em qualquer grande cidade brasileira.
No mais, aproveite sua viagem e compartilhe conosco sua experiência.
Feliz Ano Novo!
Muito obrigado, Luciano.
Boas entradas!!
Abracos!
Oi, boa tarde. Surgiu uma outra duvida, eu queria usar meu cartão de debito do bradesco (nao tenho cartao de credito) para pagamentos e saques. É tao vantajoso quanto levar dolares do Brasil?
Abs!
Elton, nesse link fizemos uma comparação dê uma olhada. Mas como o IOF mudou ano passado, acreditamos que o melhor jeito é levar dólar. Abs
http://www.viagemadois.com/2013/02/bogota-transporte-cambio-e-altitude.html
Adorei as dicas! Tudo anotado! Devemos ir agora em janeiro! Obrigada
Que bom que gostou do post! Se tiver alguma dúvida, nos avise! Boa viagem!
OLá, boa tarde.
Estou decidida a conhecer a Colômbia em maio deste ano, enfim entramos em um acordo aqui em casa..rsrs.
Não gosto horrores de praia, porém estamos falando de água quente do caribe, ai a coisa muda um pouco, porém estou em dúvida se valeria a pena esticar nosso trajeto até San Andreas(meu marido sabe nadar, porém eu não..rsrs) ou se seria melhor, investir em uns 03 dias em um hotel na Ilha do Rosário, em Cartagena mesmo e ter minha experiência de caribe ali mesmo. POderia me ajudar, será que vamos perder muito?
Oi! Olha nós não fomos a San Andres, ainda. O post que tem aqui no blog é de uma parceira. Mas, nós hoje não deixaríamos de fora do roteiro. Também não somos muito fãs de praia, mas praia como a de lá é diferente. Acho sim, que vale a pena! A água é deliciosa, um azul incrível… 🙂 Aproveite!
Olá! Estou indo agora 28 de Maio e com medo da previsão do tempo. Vocês pegaram chuvas lá? Obg.
Oi, Fernanda. Tudo bem?
Nós não pegamos chuvas não mas viajamos em janeiro. Bjs
Boa tarde. Caso tenham interesse de vender esse guia da editora abril, peço que me contactem pelo email. Observo que ele não está mais a venda. Abs.
Oi, Erik. Esse guia é difícil mesmo de achar. Já tentou ver pela internet?
Procurei bastante, rsrs… fiquem à vontade, pois sei que às vezes a gente se apega aos guias (tenho vários aqui, rs).
Ah, de repente podemos trocar, ao invés da venda.
Abs
Oi
Gostaria de saber se de SAn Adres para Cartagena e vice versa e necessario pegar voo?
E quando passamos por essas cidades descritas por vocês é fácil de andar ? tem passeio programada tipo como nordeste.
Gostei muito e me apaixonei por colombia quero muito conhecer.
O que vocês indicam em questão de dinheiro ir com dolar, ou trocar o real por peso no brasil ou levar os dois?