Isla del Rosário

21 maio 2013

Cartagena, embora vendida como destino caribenho, não possui praias dignas de nota. Sinceramente não vale a pena perder tempo nas areias da cidade. Mas quem a visita, ainda que não seja fã de praias, não pode deixar de separar um dia para visitar o arquipélago das Islas del Rosario.

Isla del Encanto

Isla del Encanto

Isla del Sol

Isla del Sol

Quase em frente à entrada da Cidade Murada existe uma espécie de porto de onde partem dezenas de barcos para as praias. As embacações partem cedo, por volta das 8:30h. Os pacotes podem ser comprados (e negociados) no próprio píer ou em agências de viagem espalhadas pela cidade. Se você comprar o passeio na agência é provável que esteja incluído o transporte “hotel x porto” (mas não o “porto x hotel”).

Existem duas maneiras de ir para as ilhas: barco ou lancha. Preferimos ir de lancha para aproveitar mais o dia. Os barcos levam cerca de uma hora e meia para chegar ao arquipélago, enquanto as lanchas gastam metade desse tempo. A ida é bastante tranquila, sendo possível fotografar e observar calmamente a beleza do Mar do Caribe.

Na lancha

Na lancha

E qual passeio escolher? São diversas opções e o preço varia essencialmente em razão da infraestrutura e da privacidade que o lugar oferece.

Existe uma opção de praia pública (Playa Blanca) que rejeitamos por termos lido em diversos blogs e sites especializados que os ambulantes não dão sossego aos turistas. Preferimos, assim, ir para uma praia privada (na verdade uma praia pública concedida a uma empresa para exploração econômica).

Fizemos dois passeios de um dia. O primeiro para Isla del Sol e o segundo para a Isla del Encanto. Ambos os passeios foram excelentes. O almoço é simples, comida local (arroz com coco, plátano, peixe) e refrigerante. As ilhas que visitamos possuíam estrutura simples e o programa principal era passar o dia ao sol e tomando banho nas águas cristalinas. Pagamos algo em torno de 100 reais em cada ilha e por pessoa. Os preços em agências costumam ser tabelados. Uma boa opção é chegar bem cedo no porto e comprar na hora, negociando. Mas caso faça isso, chegar cedo é importante para garantir um belo dia em uma das ilhas, porque quanto mais tarde, menor a disponibilidade e você não terá opção de escolha.

O buffet de almoço

O buffet de almoço

Comida isla del rosario

O prato montado

Para quem não quiser passar o dia em repouso existem alguns opcionais que devem ser adquiridos na própria ilha: mergulho, snorkel, visita ao aquário etc. Como não somos muito dados a aventuras optamos pelo passeio mais família e fomos ao aquário.

Logo na chegada à ilha onde fica o aquário ficam ambulantes vendendo alimentos e artesanato. Fomos aconselhados a evitar as comidas vendidas ali por não possuírem garantia de qualidade e procedência. O passeio pelo aquário se inicia com uma apresentação de golfinhos, com saltos e piruetas. A seguir somos conduzidos pelos tanques enquanto são indicadas as espécies ali existentes e seus hábitos, em espanhol totalmente compreensível. Destaque para os tubarões e para os pássaros aquáticos que roubam os peixinhos de dentro dos baldes dos tratadores. O passeio dura cerca de hora e meia e, ao final, retornamos para a ilha para o almoço.

O aquário

DSC_0389

Os tubarões

 

Por volta das 16h iniciamos nosso retorno para Cartagena. A volta é bem mais emocionante que a ida (pode até assustar um pouco), já que é preciso enfrentar as ondas e o vento. A lancha bate forte na água e, dependendo da posição que você tenha tomado na lancha, chegará a Cartagena ensopados. Os barcos atracam no píer por volta das 17h.

Nós

Nós

 

 

______

Nos siga no Twitter: @blogviagemadois

Instagram: @blogviagemadois

Facebook: https://www.facebook.com/ViagemADois

E assine nossa newsletter aqui.

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois

Veja também:

comentários

  1. Celso Alves Júnior
    03 nov 2013

    Boa noite!
    Gostei muito da sua publicação, eu e minha esposa pretendemos ir para lá no ano que vem e estamos com uma dúvida que talvez vc possa sanar: é possível visitar o Oceanário e fazer o mergulho no mesmo dia? Queremos fazer ambos.
    Muito obrigado pela ajuda!
    Celso.

    • Rachel e Luciano
      04 nov 2013

      Oi Celso. Então, achamos que não dá tempo de fazer os dois juntos pois o horário na ilha é curto e esses passeios demandam bastante tempo. O que você pode tentar fazer é negociar com a empresa no dia, pedir pra um dos dois sair mais cedo.. não custa nada, né? Pode ser que eles consigam um esquema! 😉

  2. Olá, casal! Tudo bem?
    Adoro o blog de vocês e sempre venho dar uma olhada. Mas hoje resolvi deixar um recado! 🙂
    Vou em junho para Cartagena, em lua-de-mel. Por causa da Copa do Mundo, nossas opções ficaram reduzidas, principalmente devido a impossibilidade de vôos internos no Brasil. Então achei que 1 semana em Cartagena seria uma boa.
    Queria passar a metade desse tempo numa das ilhas. Você sabe se alguma delas possui estrutura hoteleira?
    Abraço, Cris.

    • Oi Cristiane, ficamos felizes com o seu recadinho! Nós sabemos que San Andres tem uma boa estrutura. Conhecemos algumas pessoas que já foram e todas elas amaram! Dê uma olhadinha lá.. Mas todas essas ilhas que visitamos tinham hotéis também. Não tinham mega estrutura não, eram mais básicos. Abraços!

      • Obrigada, Rachel. Pesquisei e achei o Punta Faro na Isla Mucura, no arquipélago San Bernardo. E também outros na Isla de Mar e San Pedro de Majagua. Estou estudando-os, mas bem inclinada para o 1º.
        Abraços, Cris.

        • Rachel e Luciano
          11 mar 2014

          Ah que ótimo! Depois nos conta da sua escolha e experiência! Alias, boa lua de mel! <3

        • Rafael Domingues
          03 abr 2014

          Bom dia Cristiane!
          Vou à Cartagena em Setembro e, assim como você, gostaria de ficar umas 2 noites em alguma ilha Caribenha. Você decidiu para onde irá? Chegou a pesquisar a forma de chegar ao local escolhido a partir de Cartagena? Meu voo chega em Cartagena às 12:30h. Sabe me dizer os horários de saída dos barcos de Cartagena para o local escolhido? Obrigado!

          • Rafael, quanto ao hotel não podemos ajudar porque não nos hospedamos mas para chegar há barcos vários horários, inclusive a tarde. Assim que escolher o hotel, entre em contato e veja o que eles sugerem!! Boa viagem! Abraços

        • debora
          13 maio 2014

          Olá Cristiane
          Eu e meu marido estamos indo para Cartagena no final de Julho.
          Estava lendo que vc esta vendo Hotel em uma das ilhas reservei, o Hotel Decameron Isla de Palma.
          Me parece que é perto do Punta Faro. Se tiver alguma informação me avise por favor.
          Obrigada e Otima Viagem.. Ah passe as dicas da Cidade

          • Obrigada por compartilhar a dica, Debora!

  3. Rafael Domingues
    03 abr 2014

    Bom dia Casal!
    Vou à Cartagena em Setembro e gostaria de ficar umas 2 noites em alguma ilha Caribenha. Meu voo chega em Cartagena às 12:30h. Sabem me dizer os horários de saída dos barcos de Cartagena para a Ilha do Rosário? Obrigado!

    • Oi Rafael, então eu lembro que de manhã havia muitas opções. Acredito que também haja alguma alternativa durante a tarde, mas não posso dar a certeza. Caso já tenha reservado o hotel, entra em contato com eles que eles devem saber explicar melhor! 😉

  4. Diego Velasco
    04 abr 2014

    Oi Raquel, Conheci seu blog hoje e achei tudo muito legal. Obrigados pelas dicas de Islas del Rosario, vou para Cartagena em outubro e devo fazer um passeio de um dia la.
    Só gostaria de acrescentar que encontrei um cruzeiro saindo de cartagena que faz um roteiro muito legal e um preço bem acessivel. Fica a dica para quem ainda não foi e gostaria de além de Cartagena fazer um passeio nos países próximos.
    Abraços,

    • Nossa.. que delícia! É uma ótima opção mesmo. Muito obrigada por compartilhar!

    • Mara
      06 maio 2014

      Olá eu estou procurando um cruzeiro assim, vc poderia me falar o nome ou onde vc achou?
      Obrigada.

      • Rachel Guedes
        06 maio 2014

        Oi Mara, nós não fizemos cruzeiro. Nós pegamos um barco/lancha no porto de Cartagena. Abraços

    • Oi Diego, que legal! Obrigada por compartilhar a dica! Vou dar uma procura nesse cruzeiro depois! Abraços!

  5. Priscila
    26 set 2014

    Olá Rachel! Acabo de conhecer seu blog e adorei as dicas =) Você sabe me dizer se em Cartagena é possível mergulhar/nadar com golfinhos? E em qual ilha teria essa atração? Pelo que entendi no aquário que vocês visitaram era apenas para ver os golfinhos, certo? Muito obrigada!!

    • Oi Priscila! Dá para nadar sim, não me lembro o preço mas não era algo muito caro não, impagável. Nós não nadamos com eles porque já tínhamos feito isso em Orlando! 😉

  6. Alice Cristina
    14 mar 2016

    oi boa noite.

    Estamos programando ficar dois dias em uma das ilhas. Você sabe de alguém que fez isso? Indicaria algum dos hoteis?

    Desde já obrigada.

    • Rachel e Luciano Guedes
      15 mar 2016

      Oi, Alice. Nós não temos como te ajudar, infelizmente. Não ficamos em nenhum hotel e não sabemos como indicar nenhum deles. Mas se você ficar, na volta nos fale sobre sua experiência, vamos amar!

  7. Reinaldo
    06 maio 2017

    Olá boa tarde, eu e minha esposa vamos para Cartagena em setembro, já reservamos o hotel. Em relação aos passeios, é melhor comprar antes ou quando chegar lá, vcs tem alguma agência para indicar?

    • Rachel e Luciano Guedes
      14 maio 2017

      Reinaldo, compramos tudo lá na hora, no porto mesmo. Chegamos um pouco mais cedo e negociamos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.