Um dia no centro de Santiago
O Centro de Santiago concentra os principais pontos turísticos da cidade. Suas ruas misturam história e modernidade: edifícios imponentes e um amplo comércio de rua.
Nossa sugestão é que você comece seu dia pelo Palácio La Moneda, sede da Presidência do Chile. Neste prédio o então presidente Salvador Allende morreu durante o golpe militar de 1973. Para chegar lá, desça na Estação La Moneda da Linha 1 do Metrô.
A atração mais famosa do Palácio é a troca de guarda, que acontece dia sim dia não e cujo calendário pode ser acessado no site: clique aqui.
Sugerimos que você fique mais à esquerda do palácio, pois é por este lado que a guarda sai quando finalizada a apresentação e será possível ver os soldados e cavalos mais de perto.
Finda a troca da guarda, sugerimos que suba pela Rua Morandé até chegar à Rua Compañia de Jesús, onde você encontrará, de um lado, o Palacio de Los Tribunales de Justicia, onde funciona a Suprema Corte de Justiça do Chile e, do outro, a antiga sede do Congresso Nacional do Chile (dissolvido pela ditadura militar e reaberto em Valparaíso após a abertura democrática).
Mais à frente, você encontrará o Museo de Arte Precolombino, atualmente fechado para reformas. Não pudemos conhecer o museu, mas tivemos diversas recomendações positivas.
Prosseguindo pela Rua Compañia de Jesús, você verá, à esquerda, a Plaza de Armas. Passe por ela e, à direita, você verá a Casa Colorada, onde funciona o Museo de Santiago. O edifício é um dos últimos prédios construídos no século XVIII que ainda resistem na cidade.
A esta altura você já deve estar faminto. Sugerimos que você suba então o Paseo Fuente até o famoso Mercado Central de Santiago. Aí você terá várias opções de restaurantes onde poderá provar pratos típicos da culinária chilena, cuja base são os frutos do mar. Caso queria economizar, escolha algum pescado a lo pobre, que acompanha cebola e ovo frito. Os pratos, em regra, são fartos e podem ser compartilhados por duas pessoas. Em uma outra oportunidade falaremos melhor do Mercado.
Volte para a Plaza de Armas. Aqui você encontrará a Catedral Metropolitana, construída em 1775, a Municipalidad de Santiago, erguida em 1548, o Correo Central, edificado em 1882, e o Palacio de la Real de La Audiencia, construído em 1810 e que já foi sede da Suprema Corte. Hoje no lugar funciona o Museo Histórico Nacional.
Para finalizar seu passeio pelo centro, caminhe pelos Paseos Ahumada e Huérfanos. São ruas de pedestres que contam com diversas lojas e restaurantes. Aproveite para tomar um café num dos famosos “cafés con piernas”, cafeterias cujos balcões são vazados e as garçonetes usam saias minúsculas.
Hora de voltar pro hotel e recarregar as forças para os passeios noturnos.
Nesse post sugerimos um roteiro de um dia, mas o Mochilão Barato fez um post completo com um roteiro de 5 dias em Santigo do Chile.
Tem alguma sugestão de passeio, deixe aqui nos comentários! 🙂
Olá Casal,
Estamos nós programando para Santiago em Setembro, qual hotel vcs ficaram hospedados, pois já vi tantos que estou perdida..rs
Obrigada
Gaby
Oi Gaby, nos ficamos no Apart Hotel Rent A Suite, o endereço é Nueva De Lyon 0170, Providencia. O hotel é excelente, com cozinha completa nos aptos e internet própria, sem contar a localização. Recomendamos! 🙂
Oiee
Obrigada pela grande ajuda !!!! 🙂
Abraços
De nada, imagina! =)
Não conheço quem tenha ido a Santiago e não tenha se apaixonado. Parabéns pelo post, suas dicas são muito valiosas. Abraços.
Realmente Santiago é apaixonante! Obrigada pela visita! Bjs
Olá casal! Vou a Santiago em março com uma amiga e queria ir a Vina del Mar e Valparaiso, mas não sei se vou no começo ou no fim da viagem. Planejo ficar 8 dias no Chile e tirar dois para conhecer esses lugares. O que me indicam? E acham melhor alugarmos um carro ao menos para essa ida a Valparaíso ou de ônibus é tranquilo?
Oi Nathalia! Nós fomos de ônibus e foi bem tranquilo. Não tivemos nenhum problema ou perrengue. Os ônibus eram confortáveis e foi um ótimo custo x beneficio. Acho que no seu lugar eu preferiria ir de ônibus porque com carro você precisa ficar mais atenda e qualquer erro pode levar horas para reverter. Mas isso é uma questão de gosto. Na própria rodoviária tem bastante agências vendendo passeios, então dá para conseguir preços muito bons! Acho que vale a tentativa! Nesse post temos todas nossas dicas para esse bate e volta: http://www.viagemadois.com/2013/07/daytrip-valparaiso-e-vina-del-mar.html 😉