Roteiro em Portugal: todas as dicas para você

16 nov 2021

ROTEIRO EM PORTUGAL – Portugal é um dos destinos mais visitados por brasileiros. Não tem jeito, é um país apaixonante! Bons vinhos, ótimas comidas, atrações incríveis, a língua comum e o preço (comparativamente a outros países da Europa). Mas os atrativos não param por aí. Vamos compartilhar as melhores dicas para você montar o seu roteiro em Portugal com 7, 10, 15 ou 18 dias!

Portugal tem um espaço muito especial no nosso coração. O pai do Luciano era português e, para quem não lembra, moramos lá entre 2016 e 2017 por conta do mestrado do Lu. Como bons viajantes que somos, aproveitamos bastante para viajar pelo país. De norte a sul, passamos pelo máximo de lugares possíveis e podemos afirmar que fazer um roteiro em Portugal não é fácil. São muitas cidades interessantes juntas.

Principais cidades

Quando falamos de Portugal, as duas principais cidades são Lisboa (a capital) e Porto, os cartões postais do país. As principais atrações se encontram nestas duas metrópoles. Lisboa é a maior delas, com mais movimentação e pontos turísticos. Já o Porto é menor, mas também tem muita movimentação (principalmente na beira do Douro, em alta temporada) e atrações menos conhecidas por nós brasileiros, mas nem por isso menos interessante. Poucas pessoas visitam, por exemplo, o Palácio da Bolsa, que, para nós, é uma das atrações mais bonitas do Porto! Essas duas cidades sozinhas já dariam um roteiro de uns 7 dias (pelo menos para quem está indo pela primeira vez).

Cidades menos conhecidas

Você já ouviu falar da cidade de Batalha? E de Alcobaça? Existem várias cidades menores que valem uma parada ou um bate e volta. Entre as nossas favoritas e mais conhecidas estão Aveiro, Évora, Coimbra, Óbidos, Braga, Guimarães e Sintra. Ainda tem a região do Algarve que, no verão, é uma excelente pedida, assim como a região da praia da Comporta (que fica ali na região do Litoral do Alentejo). Já deu para perceber que o roteiro em Portugal não é tão simples, né?

Separamos 5 opções de roteiros em Portugal para quem procura conhecer as principais cidades e pontos turísticos.

Roteiro de 7 dias – um roteiro base

Dia 1: Lisboa
Região de Belém
Mercado da Ribeira (Time Out Market)
Mosteiro dos Jerónimos
Torre de Belém

Dia 2: Lisboa
Praça do Comércio
Rua Augusta
Elevador de Santa Justa
Castelo de São Jorge
Rossio

Dia 3: Lisboa
Bairro Alfama
Fundação Saramago
Sé de Lisboa
Museu do Fado

Dia 4: Lisboa
Parque das Nações
Oceanário
Museu do Azulejo
Casa de Fado

Dia 5: Lisboa x Porto – com parada em Coimbra.
A nossa sugestão aqui é você parar em Coimbra. O trecho Lisboa x Porto dura cerca de três horas, 312km segundo o Google Maps. Coimbra fica um pouco depois do meio de caminho, cerca de 2:10h de Lisboa e 1h do Porto. Temos um roteiro completinho pela cidade nesse post “Porque Coimbra merece mais do que um bate e volta“. Outras opções de parada são Aveiro e Fátima.

Dia 6: Porto
Livraria Lello
Torre dos Clérigos
Estação São Bento
Sé do Porto
Palácio da Bolsa
Avenida dos Aliados
Mercado do Bolhão
Rua de Santa Catarina

Dia 7: Porto
Praça da Batalha
Igreja de Santo Idelfonso
Ponte de D. Luís
Vila Nova de Gaia (caves do Vinho do Porto)

Fado em Lisboa

Terminando a noite ouvindo um fado em Lisboa

Roteiro de 10 dias

Em um roteiro de 10 dias, recomendamos que você separe um dia para visitar Braga e Guimarães, fazendo um bate e volta a partir do Porto. Adiantamos que dá para fazer as duas no mesmo dia, mas é corrido, principalmente se você for no inverno, quando as atrações fecham mais cedo. Em janeiro, começamos por Braga, que era nossa prioridade, mas conseguimos ir a Guimarães também. Já a partir de Lisboa, Sintra é um dos nossos queridinhos. E ela faz uma ótima dobradinha com Cascais. Acrescentaríamos Óbidos no décimo dia. São cidades cheias de história, que valem muito a visita! Mas se você for muito religioso, troque um desses três dias por Fátima, que também pode ser um bate e volta a partir de Lisboa.

Dia 1: Lisboa
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa
Dia 4: Lisboa
Dia 5: Lisboa (Bate e volta para Sintra e Caiscais)
Dia 6: Lisboa (bate e volta para Óbidos)
Dia 7: Lisboa x Porto (com parada em Coimbra)
Dia 8: Porto
Dia 9:  Porto (bate e volta para Braga e Guimarães)
Dia 10: Porto


Portugal

Roteiro de 15 dias

Com 15 dias recomendamos, principalmente se não for verão ou se você não ligar para praia, um tempo para conhecer o Alto Douro. Então você pode sair do Porto e ficar pelo menos 2 dias em Lamego ou outra cidade da região. Nós fomos agora com calma e gostamos bastante. A cidade em si é bem pequena e não tem muita coisa, mas é uma ótima base para você conhecer as vinícolas, como a Quinta do Seixo (que é lindíssima), Quinta da Pacheca e qualquer outra da sua preferência, porque opções não faltam. Nós paramos na ida para Lamego na Quinta da Aveleda (muito conhecida porque o vinho Casal Garcia é feito aqui) e, sem dúvidas, é uma das visitas mais legais para se fazer em quintas!

Uma dica é contatar por e-mail mesmo todas as quintas que você deseja visitar e deixar agendado, especialmente em alta temporada, quando as quintas ficam cheias e não costuma haver horários disponíveis para visitar sem reserva.

Os demais dias, iríamos a Évora (tem um post completo de uma das nossas passagens pela cidade)… NAZARÉ? BATALHA? FÁTIMA?

Dia 1: Lisboa
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa
Dia 4: Lisboa
Dia 5: Lisboa (Bate e volta para Sintra e Caiscais)
Dia 6: Lisboa (bate e volta para Óbidos)
Dia 7: Lisboa (Bate e volta para Évora)
Dia 8: Lisboa (Bate e volta a Fátima)
Dia 9: Lisboa x Porto (com parada em Coimbra)
Dia 10: Porto
Dia 11:  Porto
Dia 12: Porto (bate e volta para Braga e Guimarães)
Dia 13: Lamego (visita na Quinta da Aveleda na parte da manhã, almoço em Lamego com uma outra visita a uma quinta a sua escolha)
Dia 14: Lamego (visita a outras quintas e se quiser, no centro de Lamego tem umas atrações)
Dia 15: Nazaré

Roteiro de 18 dias

Já com 18 dias a nossa sugestão é você descer até ao Algarve. Nós fomos já no fim de temporada, no início de setembro. Usamos Portimão como base, mas de lá aproveitamos para explorar toda a região. Lagos, Albuferia e Faro são bons pontos de base também. Recomendamos pelo menos uns 3 dias para você aproveitar e conseguir visitar as principais atrações como a Praia de Dona Ana, Ponta da Piedade, Praia da Rocha, Praia do Camilo etc. Neste caso, comece a viagem pelo Porto e vá descendo para o Sul.

Dia 1: Porto
Dia 2:  Porto
Dia 3 – Porto (bate e volta para Braga e Guimarães)
Dia 4: Lamego (visita na Quinta da Aveleda na parte da manhã, almoço em Lamego com uma outra visita a uma quinta a sua escolha)
Dia 5: Lamego (visita a outras quintas e se quiser, no centro de Lamego tem umas atrações)
Dia 6: Lamego x Nazaré (com parada em Coimbra)
Dia 7: Nazaré
Dia 8: Lisboa
Dia 9: Lisboa
Dia 10: Lisboa
Dia 11: Lisboa
Dia 12: Lisboa (Bate e volta para Sintra e Caiscais)
Dia 13: Lisboa (bate e volta para Óbidos)
Dia 14: Lisboa (Bate e volta para Évora)
Dia 15: Lisboa (Bate e volta a Fátima)
Dia 16: Algarve
Dia 17: Algarve
Dia 18: Algarve

Aveiro

Roteiro com menos de 7 dias

Para viagens de primeira vez com menos de 7 dias, recomendamos que você fique em Lisboa (4/5 dias) e Porto (2/3 dias) e faça o roteiro sugerido acima. Dá para tempo de conhecer outras cidades com esse tempo? Com certeza. Você só precisa definir se prefere conhecer muitas cidades de forma mais superficial, ou menos cidades com mais calma. Nós preferimos a segunda opção, por isso sugerimos só ficar nas principais cidades. Mas caso você seja do primeiro perfil, um bom bate e volta a partir de Lisboa é Sintra e/ou Cascais. Uma segunda alternativa de parada seria alguma cidade entre Lisboa e Porto, como Coimbra, Fátima ou Aveiro, como colocamos nesse roteiro de 7 dias. Acaba ficando um pouco mais fácil se você estiver de carro, principalmente por conta das malas.

Mas o mais importante é saber que aqui são apenas sugestões. Você pode e deve mudar o que achar melhor. Faça o seu roteiro, de acordo com o que for melhor para você. Esse post serve mais como um esboço, para quem ainda não tem muita ideia do seu roteiro em Portugal, um norte.

Dicas gerais

Na maioria das vezes, fizemos esses roteiros de carro. Achamos mais prático por conta da bagagem e pelo pouco tempo em cada cidade. Mas também é possível fazer esses roteiros de trem. No post Como andar de trem em Portugal, colocamos todas as nossas dicas. E no post Vale a pena alugar carro em Portugal? damos nossas dicas para viajar de carro. Quando estamos com as malas no carro damos preferência a estacionamentos pagos e fechados e tentamos deixar as malas bem discretas no porta-malas.

Caso você já conheça algumas das cidades sugeridas, uma boa ideia é fazer uma dobradinha de Portugal e Espanha. Nós também já fizemos essa viagem e é um dos posts mais lidos do blog: viagem de carro entre Portugal e Espanha.

E aí? Ficou alguma dúvida de como montar seu roteiro em Portugal? Se sim, deixa nos comentários que te ajudamos!

Publicado por Rachel e Luciano Guedes

Somos um casal apaixonado por viagens e que compartilha relatos e dicas voltados, não exclusivamente, para programas românticos. Todas as nossas dicas são baseadas em nossas experiências.

Siga
Snapchat
viagemadois
Tags:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.